terça-feira, junho 13, 2006

Grupo E: EUA Vs Republica Checa



Mundial: Alemanha 2006
Cidade: Gelsenkirchen
Equipas: USA/EUA vs Republica Checa
Hora: 17h:00 lx
Dia: 12 de Junho de 2006

A Republica Checa teve a sua estreia neste mundial de uma forma soberba, nada que já não estivéssemos à espera, é uma equipa que tem um futebol de grande nível e com grandes valores não só individuais mas no colectivo. O meu comentário é todo ele baseado no resumo alargado que assisti, portanto se falhar alguma coisa não se acanhem em apontar. Da parte americana, tínhamos uma equipa tipicamente “hollywoodesca” entraram para o estádio com um batalhão de seguranças, policias e sabe-se lá mais o que, a selecção já leva 6 ou 7 meses de estágio e traz também um perito em ciências desportivas, que tem como função estudar os comportamentos dos equipamentos no desempenho dos jogadores, a forma como está disposta a relva e essas americanices que já nos habituamos.

Quanto ao jogo, ainda estávamos nos primeiros 5m de jogo e era claro para todos, os Checos dominavam e iam dominar o jogo todo, os americanos estavam apáticos e não tinham soluções para a entrada terrível dos Checos. Foi na passagem dos 5m que, Koller, responde de cabeça a um cruzamento de Zdenek e faz o golo inaugural da partida. Kasey Keller, guardião americano, ainda não sabe bem o que se passou.
Quase à passagem do quarto de hora da primeira parte, Pope, de cabeça ainda assustou os Checos da bancada e aos 28m os americanos ainda meteram uma bola ao poste esquerdo, num remate da zona de grande penalidade por intermédio de Reyna.
Logo de seguida, um corte de cabeça de um defesa americano deixou uma sobra para ROSICKY, que não perdoou e voltou a fazer moça na baliza de Keller, estava feito o dois zero.
Antes de ir para intervalo, Koller lesionou-se, não sei bem como porque não vi, sei que parece grave e o gigante Checo teve mesmo de ser substituído.

Durante a segunda parte, os americanos fizeram sair Mastroeni e Cherundolo, para a entrada de O´Brien e Eddie Johnson, mas não foi suficiente, a primeira salva de perigo voltou a ser da R. Checa, que por intermédio de Tomas Ujfalusi's, que com mais um excelente cabeceamento falhou o golo ao segundo poste.

E claro que, passados alguns minutos, o grande Poborsky mostrou que está vivo com um brilhante remate de primeira não acertou na baliza por mm.

Os Americanos estavam rendidos ao futebol Checo e adivinhava-se uma goleada. O destino dos americanos seria selado aos 76m em mais um golo de ROSICKY que aparece sozinho no meio dos defesas e desferiu o golpe de misericórdia no jogo, estava feito o 3-0.

Ao cair do pano, Johnson, ainda obrigou Petr Cech a uma defesa de grande qualidade.

Foi assim o jogo.

A FIFA elegeu ROSICKY, e a mim só me resta fazer o mesmo, de facto o jogador revelou que é um elemento indispensável nesta selecção, tem um excelente posicionamento, um bom faro de golo e acima de tudo um equilíbrio mental que lhe permite ler o jogo e fazer aquilo que fez durante todo o jogo.Temos estrela.

Quanto aos americanos, destaco a prestação de Johson, foi o único jogador que, vindo do banco, conseguiu dar algum ânimo aos americanos durante a demolidora segunda parte Checa.

Eu não vi o jogo todo, portanto não vou comentar a arbitragem.

.A ambição aliada à finalização da equipa Checa.

.A forma como os jogadores estiveram no colectivo, muito bem disciplinar e tecnicamente.

.O segundo Golo Checo, gostei a valer da execução

.O futebol seguro, directo e rápido dos Checos.

.Algumas movimentações do meio campo americano, gostei dessa parte.
.A lesão de Koller, acho que vai ser um baixa de vulto desta selecção

.A apatia dos Americanos e a falta de ambição, são uma equipa que revela muitas fragilidades.

Concluindo:

Apesar da movimentação meio campista americana, acho que lhes falta ambição e técnica para conseguirem traduzir aquele ímpeto técnico numa finalização mais convincente.Quanto aos Checos, revelaram ser uma equipa integra e mortífera, não tiveram muitas possibilidades de golo flagrante, mas as que tiveram não perdoaram.Acho que vamos ter a Republica Checa num lugar de destaque este mundial.Agora é esperar para ver aquele que na minha opinião pode ser o grande jogo da fase de grupos, R.Checa Vs Itália.

Sem comentários: