domingo, junho 04, 2006

Grupo E - Itália


Republica Italiana
Coordenadas: 42 50 N, 12 50 E
Habitantes: 57679825
Densidade Demografica: 68hab./km2
Àrea: 301230 km2
Capital:Roma

A Federação Italiana de Futebol (FIGC- Federazion Italiana Giuoco Cálcio) detém actualmente 3 títulos de campeã Mundial e um título de campeã Europeia. As cores oficiais da equipa é o azul céu e derivado a isso são apelidados de Azurri.

A equipa é orientada por Marcello Lippi, o melhor marcador de todos os tempos desta selecção, é GIGI RIVA, que apontou 35 tentos sendo que Maldini é o eterno capitão azzuri, isto porque ostentou a braçadeira por 126 jogos ao serviço desta brilhante selecção.

Em Itália o futebol é uma paixão do tamanho do universo, os Italianos são apaixonados pelo futebol. No dia 15 de Maio de 1910 a selecção Italiana teve a sua estreia oficial, num jogo que venceu facilmente a França por 6-2, o jogo foi em Milão que os ITALIANOS se apresentaram ao mundo do futebol.

O primeiro mundial, o do Uruguai em 1930, não contou com a presença Italiana, mas em 1934 e 1938 a Itália arrecadou dois títulos mundiais de futebol, o primeiro no Campeonato do Mundo em Itália e o segundo em França. Os anos 50 e 60 foram negros para os azurri, um acidente de avião matou a selecção Italiana e uma grande geração de futebolistas de grande craveira, consequentemente a Itália não teve uma boa e saudável prestação nos mundiais dessas duas décadas.

O renascimento desta Phoenix Azul deu-se em 1968, e novamente em Paris, quando a Itália derrotou a Jugoslávia na final do campeonato da Europa arrecadando assim esse título, o primeiro e único a nível Europeu.

Em 1982, a Itália arrecadou o seu terceiro título mundial, ao derrotar a RDA por 3-1 nessa final em Espanha.

Em 1986 foram ao México mas regressaram à Europa nos quartos de final.

Depois desse ultimo titulo em 1982, a prestação Italiana nos mundiais que se seguiram, foi um terceiro lugar, curiosamente no mundial em que jogaram em casa, o famoso ITALIA 90, que deu o título de campeão mundial à Argentina, e um vice-campeão no mundial dos EUA, numa final frente ao Brasil, Roberto Baggio falhou o penalti dando assim a taça aos Verdes e Amarelos e em 1998 não passaram dos quartos de final em França.

O panorama mais dramático para os Italianos, deu-se em 2002, quando nos oitavos de final, defrontaram a selecção da casa, a Coreia, um jogo que ia provocando uma rebelião em Itália. Os Azurri foram roubados escandalosamente, viram 3 golos serem mal anulados e 2 penaltis que só o árbitro não viu.

Os Italianos somam ainda, em termos futebolísticos, uma medalha de ouro nos jogos Olímpicos de 1936 na Alemanha, e duas medalhas de bronze em 1926 Amesterdão, e 2004 em Atenas.

A maior vitória de sempre da Itália foi de 9-0, contra os EUA e maior derrota foi contra a Hungria num jogo que foram goleados por 7-1.

Em resumo, a Itália tem 15 presenças em Mundiais de futebol com 3 títulos e 6 presenças em Campeonatos Europeus de futebol, com 1 título de campeão Europeu.

Esta selecção, parte para este mundial com algum favoritismo, integrada no grupo E terá como adversários o GANA, EUA e R.Checa. Todos os jogadores que foram convocados pelo Seleccionador, jogam em Itália e quase todos eles têm uma estrela associada ao seu desempenho. Jogadores de Elite como lhes chamam alguns entendidos do futebol.

Os recentes escândalos de corrupção que abalam a Itália do futebol têm provocado um certo desconforto nos adeptos e algum nervosismo na Squadra Azzurri.Marcelo Lippi está indiciado como um dos eventuais intervenientes nas irregularidades que têm vindo a publico na península Itálica quase todos os dias, diz-se inclusive que eventualmente o seleccionador pode mesmo vir a ser preso preventivamente, mas até ver, o mesmo encontra-se de pedra e cal na orientação da selecção.

















Uma das coisas mais difíceis de determinar na elaboração deste post foi a ESTRELA da equipa, num leque de jogadores como estes escolher um como a estrela é uma missão ingrata, mas o que tem de ser tem muita força e como tal, vou escolher aquele, que na minha humilde opinião é um dos melhores jogadores do mundo, FRANCESCO TOTTI, jogador do ROMA de 29 anos que alinha na Squadra AZURRI com o numero 10/20(ainda não se sabe qual vai escolher) nas costas.
Eu não tenho por habito criar ídolos, mas no futebol isso é quase impossível de se cumprir, e depois de ver jogar jogadores como Maradona, Van Basten, Maldini, Paulo Sousa, Figo, Zidane, Rud Gullit, Matthias Sammer, Papin, Cantona entre outros, não podia deixar de colocar aqui aquele que considero a Estrela Italiana.Que me desculpem jogadores como Nesta, Buffon, Luca Toni, Gilardino, Eh pá desculpem lá todos os outros mas vou destacar este.

Jogador com um remate fatal, um passe teleguiado transforma-o no PLAYMAKER perfeito, feitio de cão danado, garra e luta, compleição física, faz de Totti uma verdadeira máquina do futebol, talvez a falta de velocidade seja o único handicap deste homem, porque de resto não lhe consigo apontar mais nenhum defeito. Ainda hoje dia 1 de Junho de 2006, Totti deu uma entrevista onde disse, que apesar do empate frente à Suiça por 1-1, o jogo foi bom, afirmou ainda que apesar de estar a 60% das suas capacidades, dia 12 estará pronto para defrontar o GANA e ai sim estará a 100%.

Em Itália, toda a gente gosta de TOTTI, ou pelo futebol ou pela sua segunda característica caricata, ele é conhecido por não ser muito brilhante na forma de falar, tanto assim é que já existem dois livros publicados em Itália com as bacoradas do jogador, coisas estilo Gabriel Alves. Mas isto do futebol não interessa a conversa fiada ou afiada, interessa sim é o que se pode fazer com a bola, ele é jogador e não político.




Lippi e a sua Squadra Azuurri tornaram publico para os sedentos adeptos Italianos, que o seu objectivo para este Mundial da Alemanha é alcançar o título de campeão, querem ainda limpar a cara depois da desastrosa prestação do Euro 2004 em Portugal e acima de tudo mostrar ao mundo as suas qualidades técnicas e dotes futebolísticos na arte de bem jogar.Simples, directo e sem grandes rodeios.

A Itália é um mal amado do futebol mundial, quase todas as pessoas acham que tem um futebol feio, muito duro extremamente defensivo e pouco dado a grandes “shows de bola” e isso é bem verdade, dai ser extremamente eficaz, jogam com sangue frio e com táctica baseada no jogo colectivo, afinal é disso que se trata, um desporto colectivo.

Eu, dou a Itália como favorita para ser campeã este mundial que se avizinha, vamos la ver o que nos reservam estes ROMANOS.

Curiosidade: Uma revista cor-de-rosa Italiana, submeteu a votação quem seria a fã numero 1 da selecção Italiana e a escolha foi a mais apropriada, entre várias candidatas como a miss Itália, a vencedora foi a magnifica Mónica Belucci.


FORZAAA ITALIA…..:) ehehehehehehehehehehheheheh.

Sem comentários: