quarta-feira, junho 14, 2006

Jogador Atacante da Semana: Aleksandr Hleb

Nome: Aleksandr Hleb
Data de Nascimento: 01/05/1981 (25 anos)
Clube: Arsenal
Nº da Camisola: 13
Posição: Médio Ofensivo
Altura: 1,82 metros
Peso: 72 kg
Naturalidade: Minsk - Bielorússia
Palmarés:

• 1 Campeonato Bielorusso

Antes de tudo peço imensa desculpa a todos os leitores do Futebol de Ataque por não ter colocado a rúbrica na semana passada. O problema do sucedido não é do nosso blog nem de nenhum dos seus intervenientes. O que é facto é que o Blogger andou com alguns problemas e não houve hipótese de colocar o post. Mais uma vez perdão.
Numa altura em que o Mundial é o mais importante, decidi tentar fazer um texto um pouquinho mais pequeno de forma a não vos aborrecer muito e a continuarem com as atenções voltadas para o grande torneio e sobre um jogador que não esteja nessa mesma competição.

Hleb é um jogador interessante. Com apenas 25 já assumiu uma grande importância no plantel do Arsenal. As suas principais características são a apurada técnica e a velocidade. Hleb tem boa visão de jogo, controla bem o esférico e é uma ameaça constante para as defesas contrárias graças à sua qualidade de passe e de remate. É um número 10 moderno, que também apoia as tarefas defensivas e pode jogar ligeiramente descaído na extrema esquerda, a sua posição original. Graças ao seu talentom, que apurou com o seu ídolo compatriota Balakov nos treinos do Estugarda, e ao facto de estar num clube com relativa estabilidade e com um grande treinador, acredito que num futuro próximo Hleb poderá vir a ser ainda mais jogador do que é actualmente

Aleksandr Hleb nasceu há 25 anos na capital bielorussa, Minsk. A carreira de Hleb é curta e não tem grande história. Iniciou o seu percurso num dos maiores clubes do seu país natal, o BATE, na época 1999/2000. Uma temporada foi suficiente para ter alguns bons clubes da Europa de olho no jovem de leste, mas acabou por ser o Estugarda a contratá-lo. O clube alemão manteve o médio na equipa de reservas durante um ano para ele se adaptar ao clube, à vida e costumes da Alemanha. Em 2001/2002, foi finalmente integrado na equipa principal e foi logo um dos mais importantes jogadores da equipa, efectuando 32 jogos. Numa altura em que era considerado na Bielorússia o melhor jogador com a sua nacionalidade, começou a ser convocado para a selecção nacional, onde é agora a maior figura. Em 2002/2003 continuou com o estatuto de estrela no importante clube germânico tendo sido o único totalista da formação comandada por Félix Magath. Esteve no Europeu de sub-21 em 2004 e foi um futebolista fundamental na fase de apuramento para o Mundial 2006, onde não vai marcar presença (a Bielorrusia não foi apurada para a fase final). Foi totalista também na campanha do Estugarda na Liga dos Campeões em 2003. Naquele que viria a ser o seu último ano ao serviço da sua equipa voltou a jogar em todos os jogos da Bundesliga e da Taça UEFA que o Estugarda disputou. Tanta preponderância numa equipa de bom nível como é o Estugarda suscitou interesse de vários grandes clubes, tendo o Arsenal adquirido o passe do jovem médio ofensivo. Começou no clube londrino com uma lesão no joelho mas recuperou a tempo de se tornar um jogador muito útil à equipa e somou 17 partidas pelo campeonato mais 10 na Liga dos Campeões. Hleb jogou na final desta grande competição, perdida de forma inglória pelos ingleses e onde o bielorusso foi substituído. Grande jogador, grande futuro e mostras de que se pode vir a tornar um ídolo de Highbury Park.

Sem comentários: