domingo, junho 18, 2006

Grupo D: Portugal Vs Irão



Quarenta anos depois Portugal consegue repetir o feito de se apurar no seu grupo, desta vez para os oitavos de final. Há quarenta anos fomos directamente para os quartos de final, mas com o aumento do número de equipas na fase final do Campeonato do Mundo, os quartos ainda têm de esperar.
Foi atingido o objectivo mínimo que a nossa selecção teria de atingir, e com algum brilhantismo, uma vez que até podemos nos dar ao luxo de descansar no terceiro jogo.

Portugal apareceu diferente em relação ao jogo com Angola, no seu sector intermediário, muito por força da recuperação de Deco, e das melhorias físicas de Maniche e Costinha. Aliás o ex-jogador do Dínamo de Moscovo deu ontem uma resposta aos cépticos, aguentando os noventa minutos em bom nível. Entrámos no jogo tal como contra Angola, fortes, pressionantes, com Maniche muito activo na recuperação de bolas, e com Figo como bem sabe a dar um ar da sua graça nos flancos. Ronaldo ia-se perdendo em habilidades, fazendo temer uma exibição parecida com a do primeiro jogo.
No entanto Portugal acabaria por ter inúmeras oportunidades de golo durante esta primeira parte, a melhor de todas por Deco, a passe de Figo, para uma estupenda defesa do guardião iraniano. Também a partir da meia hora Cristiano Ronaldo lembra-se de começar a mostrar porque é um dos melhores jogadores jovens do mundo, e começa a enervar a defensiva dos iranianos.O intervalo chegava com umas 5 ou 6 oportunidades flagrantes de golo, e só por infelicidades não estávamos a ganhar logo nesse período. Defensivamente a equipa manteve-se sempre consistente, e apenas um susto num remate ao poste do avançado iraniano, embora num lance em fora de jogo. De resto, só deu Portugal.

Na segunda parte, os primeiros dez minutos pareceram a preparação para a estocada final. Não por estarmos a ser brilhantes, mas antes por parecer que estávamos a descansar. Foi o período menos conseguido da selecção. Após acordarmos novamente para o jogo, e passados apenas 5 minutos, após arrancada na esquerda de Luís Figo, este entrega a bola a Deco, que mesmo a escorregar marca um golo ESTUPENDO!...

Era finalmente o GOLO!... Aquele golo que nos poderia garantir a qualificação. Brilhante! O golo do mágico Deco.

Após o golo sentiu-se uma pequena reacção iraniana, e num falhanço de Meira por pouco os iranianos não empatavam a partida. Destaque também para uma bela defesa de Ricardo a cabeceamento de um avançado do Irão. Entretanto já Scolari tinha retirado Maniche de campo e colocar Petit para dar maior consistência defensiva ao meio campo português.

E então Luís Figo lembra-se novamente de tirar um coelho da cartola arranca para a área, e é derrubado em falta. Penalty assinalado e consequente marcação por parte de Cristiano Ronaldo, o golo do descanso o golo que nos garantiu a presença nos oitavos de final.

Destaque ainda até final da partida para uma perdida inacreditável por parte de Pauleta (o pior jogador da equipa ontem), completamente isolado face ao guarda redes contrário.

Foi uma vitória justissima, da melhor equipa em campo, a equipa com mais ambição, consistente, e a provar que estamos aí para as curvas. Analisando as equipas que já fizeram dois jogos, a meu ver Portugal está no grupo das mais consistentes, a par de Argentina, Alemanha e Holanda. Não quer dizer nada, é uma verdade, mas dá-nos alguma esperança de que possamos ter um brilhante Campeonato do Mundo. A rever alguns aspectos defensivos, principalmente a articulação entre Fernando Meira e Ricardo Carvalho, uma dupla de centrais que algumas vezes acabou por tremer.

Complicada a escolha. Para mim poderia ser Figo, Cristiano Ronaldo, Costinha e Deco. Foram todos óptimos. Só se evidencia Deco porque marcou aquele que foi o golo decisivo da partida. O mágico fez um excelente jogo, dando a criatividade que a selecção portuguesa precisa no seu meio campo. É Deco que eu elejo melhor em campo.Péssima, principalmente na primeira parte. Este francês prejudicou sempre que pôde a selecção portuguesa. Não sei que mal nós fazemos aos franceses, mas a verdade é que não temos sorte nenhuma com estes srs. Como é que é possível num lance precisamente igual dar amarelo ao Deco (justamente) e não dar a um iraniano numa entrada assassina sobre a face de Figo?...


- Figo, Cristiano Ronaldo e Costinha. Estiveram os três muito bem. Figo a desequilibrar, Ronaldo a ser o jogador que nos habituou e Costinha a dar a consistência defensiva necessária.

- Scolari. Podemos enaltecer os jogadores e deveremos fazê-lo, mas não nos podemos esquecer que o brasileiro também tem mérito no apuramento. Apesar das críticas que lhe podemos fazer, do homem ser bem ou mal educado, o que é verdade é que Portugal está neste momento nos oitavos de final do Mundial e é Scolari o timoneiro da equipa. Parabéns Sargentão.

- O árbitro. Foi das piores arbitragens que vi neste mundial, com uma gritante dualidade de critérios, principalmente na primeira metade.

- Pauleta. O açoriano esteve mais uma vez muito mal. Não segurou praticamente uma bola, na única oportunidade de golo que tem faz um disparate. Será que o homem não consegue fazer boas exibições em grandes competições?... Para mim deveria sair no próximo jogo para podermos testar a forma de Nuno Gomes.

Sem comentários: