quinta-feira, junho 15, 2006

Grupo B - Suécia - Paraguai




O jogo do tudo ou nada para ambas as equipas foi favorável à Suécia e diga-se que justamente. Após o empate com Trinidad e Tobago os Escandinavos eram obrigados a vencer e Lars Lagerback retirou da equipa Svensson e colocou Kim Kallstrom. A Suécia iniciou o jogo ao ataque, procurando cedo o golo. O Paraguai apostava mais no contra-ataque, nomeadamente na velocidade e capacidade técnica de Nelson Valdez. Logo aos 9' minutos Kim Kallstrom obrigou Bobadilla a uma excelente defesa. Pouco depois em nova jogada iniciada pelo jogador do Rennes(já assinou pelo Lyon), Wilhelmsson rematou ao lado da baliza Paraguaia. O Paraguai somente próximo do final da primeira parte criou perigo, mas o remate de Valdez bateu nas malhas laterais da baliza de Isaksson. A Suécia reagiu de imediato, mas o remate de Larsson saiu à figura. O futebol praticado pelos Suecos era um futebol ofensivo, alegre, mas que continuava sem eficácia. Quase a acabar a primeira parte Zlatan Ibrahimovic isolado fez um passe ao guarda-redes Bobadilla. A estrela da companhia Sueca voltou a demonstrar que não está em forma, algo que se estende desde os últimos jogos no campeonato Italiano. Foi uma primeira parte muito boa, com uma excelente atitude da equipa que equipava de amarelo.



A segunda parte começou sem Ibrahimovic que foi substituído por Allback. A substituição pareceu dever-se a uma lesão na virilha do avançado da Juventus. Depois de 90' sem marcar contra Trinidad e Tobago e mais 45' contra o Paraguai, Lars Lagerback voltou a apostar no jogador do Copenhaga, que no jogo anterior se mostrou muito perdulário. No banco ainda estavam Elmander e Rosenberg, mas a segunda escolha acabou por ser Mattias Jonson. Os sul americanos começaram mais atrevidos e por duas vezes Valdez levou perigo à baliza de Isaksson, mas foi Nunez quem obrigou Isaksson a fazer uma boa defesa. A Suécia também continuava a dispor de situações de perigo, nomeadamente num livre de Larsson. A maior oportunidade foi de Allback que isolado tentou fazer um chapéu a Bobadilla sem sucesso, pois Caniza cortou sobre a linha de golo. A partir dos 70' a Suécia dominou por completo a posse de bola e os Paraguaios limitavam-se a remates do meio da rua. Apesar deste domínio parecia que o resultado já não se ia alterar, tal era a falta de eficácia dos atacantes Suecos. Allback dispôs de mais uma excelente situação, mas claro voltou a falhar. Foi então que se acendeu uma luzinha na cabeça de Lagerback e o seleccionador fez entrar Elmander. Nos 8' que o avançado do Brondby esteve em campo esteve em destaque. Mal entrou rematou à baliza após jogada individual. O jogo da Suécia passava agora todo pelo flanco direito e isso acabaria por dar frutos. Aos 88' Elmander cruzou para o segundo poste, onde Allback de cabeça assiste Ljungberg para o 1-0. Foi a explosão de alegria nos jogadores e adeptos Suecos. O jogador do Arsenal pouco depois quase fez o 2-0, mas o remate foi defendido por Bobadilla.
O golo de Ljungberg conferiu justiça ao marcador e quase garantiu o apuramento da Suécia. Com esta derrota o Paraguai diz adeus ao Mundial.


Se é verdade que Tobias Linderoth foi a garantia da estabilidade defensiva Sueca, não é menos verdade que a figura do jogo foi o seu colega do meio campo, Kim Kallstrom. O jovem de 23 anos que recentemente assinou pelo Lyon é um jogador fantástico. Possui um remate muito forte e usou-o várias vezes durante o jogo, mas o que impressiona mais é a sua capacidade de organizar o jogo. Foi sempre ele o elemento fundamental na transição defesa/ataque, conduzindo o jogo e servindo de elo de ligação entre o sector defensivo e o atacante. A sua cultura táctica permite-lhe também ser fundamental na transição ataque/defesa, nomeadamente na excelente ocupação de espaços. Neste jogo, tal como em todos, podemos ver um jogador lento com capacidade para estar sempre no local certo e que corre o suficiente para assumir o jogo da equipa. Depois com a bola no fabuloso pé esquerdo a visão de jogo faz o resto. Encheu o campo.


A equipa de arbitragem não teve um trabalho complicado, visto os jogadores terem sido correctíssimos. O problema foi o habitual na arbitragem, ou seja os foras de jogo. Neste aspecto a Suécia tem razões de queixa, pois viu serem assinalados erradamente dois foras de jogo a Ibrahimovic e Allback quando estes ficavam completamente isolados.


- Primeiro que tudo o sensacional ambiente no estádio. Os adeptos de ambas as selecções não se fartaram de apoiar. Neste capítulo os Suecos estiveram simplesmente fantásticos, talvez apenas superados neste Mundial pelos Croatas;
- O futebol positivo nomeadamente da Suécia;
- A atitude a força de vontade dos Suecos que lutaram até ao apito do árbitro.


- Beckenbauer e Klinsmann são figuras do futebol, mas nem o facto de o Mundial ser na Alemanha justifica tanto tempo de antena na transmissão televisiva;
- Infelizmente o Paraguai não muda e mantém a postura defensiva(ainda que hoje não tenha sido tão defensivo);
- A falta de eficácia dos avançados Suecos;
- O péssimo estado de forma de Zlatan Ibrahimovic. Faz falta um jogador deste calibre ao Mundial.

Sem comentários: