terça-feira, junho 27, 2006

Oitavos de Final - Suíça vs Ucrânia


*0-3 em grandes penalidades


Mundial: Alemanha 2006
Oitavos de Final
Equipas: Suíça e Ucrânia
Cidade: Cologne
Estádio: FIFA World Cup Stadium
Árbitro: Archundia Benito (México)
Auxiliares: Jose Ramirez (México) e Hector Vergara (Canadá)
Espectadores: 45000

Calhou-me a mim a fava dos oitavos de final, sou eu o responsável pela crónica ao jogo menos interessante desta fase do Campeonato do Mundo.

A Suíça vinha daquele que se não foi o pior, foi um dos mais fracos grupos da primeira fase do Mundial, mas mesmo assim não sofreu um único golo, e conquistou o primeiro lugar de forma justíssima relegando a França para o segundo lugar.

A Ucrânia tinha os melhores valores individuais neste jogo, com Shevchenko a encabeçar a lista!
Na primeira fase a Ucrânia praticou um futebol triste, recebeu assobios das bancadas dos próprios adeptos, e nem 4 golos à frágil Arábia Saudita coloriram as enfadonhas exibições dos homens do leste.

A Suíça entrou melhor no jogo, timidamente assumiu o controlo do jogo nos primeiros minutos. Até que Shevchenko responde a um cruzamento Kalinichenko da direita, e após ganhar a posição ao jovem Djourou, atirou de cabeça à barra da baliza de Zuberbuehler, esteve perto o primeiro golo dos Ucranianos. 3 minutos depois Frei responde na conversão de um livre directo atirando a bola também à barra da baliza da Ucrânia, Shovkovskvi nada podia fazer se a bola vem 2 centímetros mais abaixo.
Daqui para a frente a Ucrânia criou as melhores oportunidades, teve algumas oportunidades de rematar à entrada da área Suíça, Sheva quase marcou num lance que parecia simples, mas que deixou o guarda redes Suíço pregado ao relvado com a bola a passar muito perto da baliza.


Terminava desta forma a primeira parte, sem grandes motivos de interesse para o comum adepto de futebol, e não fosse um café, duvido que tivesse aguentado o tempo de intervalo sem fechar os olhos e adormecer de vez...

Na segunda parte manteve-se o jogo triste, ninguém arriscava, os lances de perigo eram uma miragem, mas notou-se claramente que a única selecção que procurava resolver o jogo era a Ucrânia.
Incompreensível como os Suíços se podem satisfazer com o adiamento do jogo para as grandes penalidades, quando as selecções do leste são por tradição muito mais frias e mortíferas neste tipo de decisões em que existe uma enorme carga emocional.

Mas quando eu já estava resignado ao azar que tive em comentar este jogo, o seleccionador Ucraniano decide oferecer uma prenda a qualquer fan de futebol, e entrou um rapaz chamado Milevskiy, que em apenas 10 minutos mais uma grande penalidade, conseguiu mostrar futebol que nenhum outro jogador neste jogo demonstrou em 110 minutos...
Se vier para o futebol Português será muito bem vindo, pena não ser para o clube certo...
Depois de um empate a 0 golos, chegou a hora da lotaria das grandes penalidades, e sem grande surpresa os homens do leste confirmaram a tradição, 3 penaltys em 4, falando apenas a estrela da companhia, talvez por confiança a mais, contra 0, viram bem, ZERO golos da Suíça!
Desta forma a Ucrânia chegou com justiça aos quartos de final na sua primeira participação num Mundial, e depois de estar bem perto de participar numa grande competição internacional por várias vezes, o povo Ucraniano merece bem esta alegria!


Sheva e Milevskiy, as 2 figuras da selecção da Ucrânia

Jogou apenas 10 minutos do prolongamento, bem sei que é uma tremenda injustiça considerá-lo o melhor jogador do jogo nestas condições, mas pela alegria que tive em ver alguém jogar futebol, nem que sejam apenas 10 minutos em 120, elegi este prodígio do futebol Ucraniano como o melhor do jogo, Sheva e Milevskiy formaram uma dupla temível nos próximos anos.
Se vier para Portugal como se tem falado, será muito bem vindo.


Após as tristes declarações do Presidente da FIFA, naturalmente qualquer arbitro terá de pedir licença ao dito senhor para tirar um cartão do bolso...
E neste jogo ficaram inúmeros cartões por mostrar, apenas 1 amarelo em 120 minutos, num jogo com 48 faltas...


A entrada de Milevskiy, foi um rebuçado para quem via o jogo


Uma destas equipas teria de passar aos quartos de final, do mal o menos, passou a que tem os melhores jogadores!

Sem comentários: