quinta-feira, junho 29, 2006

Oitavos de final: Espanha Vs França



A França qualificou-se esta terça-feira para os quartos de final do Mundial 2006 ao vencer a Espanha por 3-1.


Num confronto latino que representava um dos mais aguardados jogos do início desta segunda fase, a selecção gaulesa venceu com dois golos nos últimos dez minutos e mandou para casa uma selecção espanhola que tinha percorrido a primeira fase da prova só com vitórias.



A Espanha era considerada favorita e o golo de Villa, de grande penalidade, com falta deThuram sobre Pablo,aos 28 minutos, confirmava a previsão de todos. No entanto, a França, desde o início do encontro, comprovava que era outra, que tinha ressurgido depois de uma má imagem deixada na primeira fase enquanto os espanhóis não estiveram ao nível que nos mostraram nos desafios anteriores. E depois de Thierry Henry ter sido apanhado algumas vezes, em situação de fora de jogo, a França, pouco antes do intervalo conseguiu empatar num grande passe de Patrick Vieira a isolar Ribéry, que contorna o guarda-redes Casillas e empata a partida em Hannover.A 2º parte perdeu alguma qualidade, mas não ritmo, com faltas sucessivas a meio-campo, e quando todos esperavam que houvesse prolongamento, a França deu a reviravolta no resultado nos dez minutos finais, primeiro por Patrick Vieira e depois por Zidane, que arrancou de trás para um golo simples que deve ter calado todos os espanhóis que lhe sentenciavam já o fim da participação em campeonatos do Mundo.

E assim, a Espanha, mais uma vez não conseguiu atingir os seus objectivos (no mínimo as meias-finais).

Patrick VIEIRA
Deu o passe que levou ao golo de empate da França, na primeira parte, e marcou o segundo golo decisivo, sete minutos antes do final, na vitória de 3 a 1 sobre a Espanha, em Hanover; Contribuiu tanto para o ataque quanto para a defesa e também foi um constante incómodo no habilidoso meio-campo espanhol.


Penso que o italiano Roberto Rosetti esteve bem durante todo o jogo, controlando da melhor forma todas as situações e ao mesmo tempo permitindo a ambas as selecções jogarem.

França: Postura bem diferente neste jogo, depois de uma má fase inicial;
O Público: Tem sido do melhor em todos os desafios.


Espanha: Depois de uma primeira fase só com vitórias e de te nos ter mostrado um futebol vistoso e agradável, mesmo tendo tido mais posse de bola, foi quase sempre inferior à França.

Sem comentários: