sexta-feira, junho 09, 2006

Grupo A: Polónia Vs Equador




O jogo que se realizou esta noite em Genselkirchen e opôs a Polónia e o Equador, era aguardado com alguma expectativa, primeiro para se confirmar ou não o favoritismo da Polónia, e por outro lado para aferir da verdadeira qualidade de jogo da selecção equatoriana.
O que se assistiu foi a um jogo enfadonho, com a Polónia a entrar melhor no jogo, e em que parecia ter tudo controlado até cerca dos 15 minutos da primeira parte. A partir daí o jogo entrou numa toada morna, com a selecção equatoriana a começar a subir no terreno, tentando aproveitar desatenções da selecção polaca. Foi então que as 24 minutos, numa desatenção de um defesa polaco, depois de um lançamento de linha lateral do Equador, Carlos Tenório abriu o activo para o Equador, pondo a nu as debilidades defensivas da Polónia. Ainda durante a primeira parte, em mais duas ocasiões, o Equador poderia ter aumentado a vantagem. O mais confrangedor por parte dos polacos foi a clara falta de ambição da equipa e da capacidade de reacção ao golo sofrido.Na 2ª parte, o jogo manteve-se precisamente igual... Enfadonho, triste, um daqueles jogos que nós tanto criticamos quando se realizam na nossa Superliga. Os polacos tentavam mas não com pressa a mais, os equatorianos, bastante satisfeitos com a vantagem, não arriscavam nada.
Aos 80 minutos, Agustin Delgado, numa rápida jogada de contra ataque acabaria por fixar o resultado final após entrega em bandeja de ouro de Ivan Kaviedes.
Até final do jogo, os polacos parece que acordaram, enviando duas bolas aos ferros, mas foram mesmo só os últimos 5 minutos, pelo que o resultado é inteiramente justo.
Deu para ver que ambas as equipas têm defesas facilmente permeáveis e que se passar uma delas aos oitavos de final também não devem almejar muito mais do que essa fase...



O melhor jogador da partida foi Espinoza, defesa central da selecção equatoriana, que fez uma excelente partida, cortando sempre lances decisivos e comandando a defesa quase na perfeição, apesar dos dois sustos finais. Um jogador a seguir com alguma atenção nos próximos dois jogos.

A arbitragem do encontro foi provavelmente o melhor da partida. Num jogo realmente mal jogado, o Sr. Toru Kamikawa do Japão controlou sempre os acontecimentos, esteve quase perfeito a nível técnico e ao nível disciplinar talvez tenha ficado apenas por mostrar um cartão amarelo quase no final da partida a um jogador do Equador. Foi um árbitro por quem não se deu em campo, e como se costuma dizer, quando assim é a arbitragem só pode ter sido boa.


- A arbitragem: pelas razões já atrás apontadas.

- O ambiente: Um belo ambiente no estádio com o equatorianos a fazer a festa. Um ambiente digno de um mundial.


- O espectáculo: Foi muito pobre, e apesar de eu à partida não dar muito por nenhuma das equipas, pensava que nos poderiam proporcionar uns 90 minutos de melhor qualidade.

- Zurawski: O ponta de lança da Polónia, aparentemente vedeta da selecção, foi uma verdadeira nódoa, sempre a insistir em lances individuais, praticamente nunca jogando para a equipa. A equipa ganhou imenso quando ele saiu, o problema é que saiu quase no final do jogo...

Bem, termino o post colocando uma foto da desilusão polaca, embora também possa significar uma desilusão como adepto de futebol face ao péssimo futebol visionado.

Sem comentários: