quarta-feira, junho 07, 2006

Grupo H - Ucrânia


A Ucrânia estreia-se no campeonato do mundo.
Este país, em conjunto com a Rússia eram os dois maiores municiadores de valores e talentos da antiga União Soviética e após o seu desmembramento, continua a ser das melhores selecções de Leste.
É uma equipa compacta, forte no centro do terreno e conta com a mecanização de muitos dos seus jogadores que jogam juntos nas principais equipas ucranianas, equipas que são sempre "ossos duros de roer" nas competições europeias de clubes. Conta ainda com uma estrela mundial, num posto em que a qualidade individual faz a diferença. Por outro lado é uma equipa muito jovem - conta apenas com 7 elementos acima dos 28 anos - e inexperiente em competições do género.
Treinada por uma antiga estrela mundial de futebol - Oleg Blokhin foi um avançado temível, vencedor da Bola de Ouro em 1975 -, a Ucrânia foi a primeira equipa a qualificar-se para o Campeonato do mundo, deixando de fora a actual campeã europeia, a Grécia e o 3º classificado do Mundial de 2002, a Turquia.



Guarda-Redes

1 Oleksandr Shovkovskiy (Dynamo Kyiv) 31 anos
12 Andriy Pyatov (FC Vorskla Poltava) 21 anos
23 Bogdan Shust (Shakhtar Donetsk) 20 anos

Defesas

2 Andriy Nesmachniy (Dynamo Kyiv) 27 anos
3 Oleksandr Iatsenko (FC Kharkyiv) 21 anos
5 Vladimir Yezerskiy (Dnipro) 29 anos
6 Andriy Rusol (Dnipro) 23 anos
13 Dmytro Chigrynskiy (Shakhtar Donetsk) 19 anos
17 Vladislav Vashchuk (Dynamo Kyiv) 31 anos
22 Vyacheslav Sviderskiy (Arsenal Kyiv) 27 anos

Médios

4 Anatoliy Tymoschuk (Shakhtar Donetsk) 27 anos
8 Oleg Shelayev (Dnipro) 29 anos
9 Oleg Gusev (Dynamo Kyiv) 23 anos
11 Serhiy Rebrov (Dynamo Kyiv) 32 anos
14 Andriy Gusin (Kryliya Sovetov/ Russ) 33 anos
18 Serhiy Nazarenko (Dnipro) 26 anos
19 Maksim Kalinichenko (Spartak Moscow/ Russ) 27 anos
21 Ruslan Rotan (Dynamo Kyiv) 24 anos

Avançados

7 Andriy Shevchenko (Chelsea FC/ Ing) 29 anos
10 Andriy Voronin (Bayer Leverkusen/ ALE) 26 anos
15 Artem Milevskiy (Dynamo Kyiv) 21 anos
16 Andriy Vorobey (Shakhtar Donetsk) 27 anos
20 Oleksiy Byelik (Shakhtar Donetsk) 25 anos



Andriy Shevchenko, é a estrela mais cintilante de um conjunto que tem no ataque as suas principais referências. É um exímio finalizador, pelo ar, pelo chão, de cabeça, com qualquer um dos seus pés e ainda é um jogador dotado de uma técnica individual acima da média.
Elemento desequilibrador desde muito jovem no Dínamo de Kiev, "Sheva" como é conhecido, assina em 1999 pelo gigante italiano, AC Milan, onde se torna no primeiro estrangeiro a ser o melhor marcador do campeonato no seu ano de estreia. Em 2004 ajuda o AC Milan a ganhar a Liga dos campeões e torna-se o segundo jogador ucraniano a ganhar a Bola de Ouro, deixando para trás Deco e Ronaldinho Gaúcho.
Após 7 épocas em Itália, Shevchenko acaba de se mudar para o Chelsea FC, numa das primeiras e maiores transferências deste defeso, onde se prevê que continue a trilhar o caminho do sucesso.


Os objectivos desta Ucrânia, em ano de estreia e inseridas no grupo em que estão, têm que passar pela passagem à fase seguinte. Esta tarefa não será fácil tendo em conta a maior experiência dos seus oponentes e dependerá muito da inspiração do seu "abono de família", Andriy Shevchenko.

Sem comentários: