segunda-feira, junho 05, 2006

Final Euro Sub-21: Holanda 3x0 Ucrânia


Chegou ao fim ontem no Estádio do Bessa mais uma grande organização desportiva no nosso país, um excelente espectáculo de futebol entre duas belas equipas, a laranja mecânica holandesa, e o submarino amarelo de leste.

A equipa holandesa mereceu a vitória embora os números sejam francamente exagerados face ao que se presenciou durante os 90 minutos.

O público que acorreu ao estádio do Bessa (22.000 pessoas) contribuiu para uma festa com grande ambiente, uma verdadeira final de uma competição, em que as equipas também contribuiram para tal. Na primeira parte os holandeses foram francamente melhores, embora a primeira grande oportunidade tenha pertencido aos ucranianos.

Após essa oportunidade, por volta dos 5 minutos de jogo, os holandeses começaram a tomar as rédeas do jogo, e com um envolvimento atacante perfeito foram começando a criar perigo, até marcarem o primeiro golo por Huntelaar (grande ponta de lança) logo aos 10 minutos.

O jogo continuou numa toada de domínio laranja, com algumas oportunidades de golo, sempre com Huntelaar como jogador mais perigoso, bem secundado por um magnífico Hofs e um rapidissimo Castelen. Foi por isso sem surpresa que, numa jogada de algum perigo, surgiu uma grande penalidade indiscutível que Huntelaar aproveitou para aumentar a contenda para 2-0, resultado com que chegámos ao intervalo.

Na segunda parte, deu-se uma mudança na toada do jogo, com a Ucrânia a dominar completamente, com Milevski a carregar a equipa às costas, criando oportunidades atrás de oportunidades, e os ucranianos a pecar sempre no capítulo fundamental de um jogo de futebol: a concretização.
Muito apoiados por alguns milhares de ucranianos, foi de realçar a tentativa destes homens de leste de dar a volta ao encontro, e além do já citado Milevski quero dar destaque também a Aliyev e a Feschuk que com a entrada no jogo revolucionaram todo o meio campo ucraniano.

Depois da expulsão por acumulação de amarelos por volta dos 77 minutos de Romanchuk, o jogo praticamente terminou, uma vez que os holandeses puderam começar a jogar como tão bem sabem, a trocar a bola com um, dois toques, e os desgraçados dos ucranianos só com algumas investidas de Milevski continuavam a importunar o também excelente guarda-redes holandês, Vermeer.

Quase no final da partida um golo fabuloso de Hofs estabeleceu o resultado final, algo injusto pelos números atingidos, mas incontestável relativamente ao vencedor.

Pontos positivos:

Público - Simplesmente fantástico. Além dos ucranianos que eram imensos, não deixou de ser por vezes arrepiante ouvir as pessoas a gritarem "Portugal, Portugal, Portugal". Como se pôde ver ontem, não é só em Guimarães que o nome do nosso país é entoado. É por todo este imenso Portugal. Além da quantidade de público presente, que é por si só uma vitória, todo o ambiente tanto neste jogo como em todo o campeonato é mais uma grande vitória de mais uma organização desportiva portuguesa de grande nível.

Huntelaar, Hofs e Castelen - Estes jogadores holandeses são fantásticos e se não se "estragarem" estamos perante três jogadores com muito futuro. Huntelaar é um ponta de lança que joga bem com os pés, é alto, e tem bom remate. Hofs tem uma técnica invejável, um grande nº 10, era um regalo vê-lo com a bola. Castelen com a sua velocidade na primeira parte desbravou toda a defesa ucraniana. É rapidissimo e tem bastante técnica. Guardem bem estes 3 nomes pois provavelmente vamos ouvir falar deles no futuro não muito longínquo.

Milevski - O grande jogador da selecção ucraniana, parece um atleta desengonçado, mas quando pega na bola e parte em drible é dificilimo de parar. Tem força e técnica e não fosse o desperdício dos colegas de equipa e a história da final poderia ter sido outra.

Pontos negativos:

Arbitragem - É mesmo o único ponto negativo que eu verifiquei nesta final. Fraca, fraquíssima. Imensos erros técnicos, já para não falar no capítulo disciplinar, tendo na minha opinião favorecido um pouco a selecção holandesa.


Depois de mais uma organização bem sucedida, só espero que se comece a pensar em continuar a aproveitar os nossos fantásticos estádios, e já agora, quem sabe um campeonato do mundo daqui a uns anitos...

Sem comentários: