domingo, junho 11, 2006

Grupo B: Trinidad & Tobago Vs Suécia





No Westfalenstadion de Dortmund aconteceu aquela que é até ao momento a maior surpresa do Mundial. A Suécia teve um dos melhores ataques da fase de qualificação, mas foi incapaz de marcar um golo à frágil selecção Caribenha. OS Escandinavos foram sempre a equipa que mais procurou o golo, foram superiores na posse de bola(40% - 60%), fizeram mais remates, mas pura e simplesmente Ibrahimovic e companhia não conseguiram bater Shaka Hislop. Na primeira parte o guarda-redes do West Ham levou sempre a melhor sobre os avançados contrários. Larsson logo a abrir, Zlatan Ibrahimovic várias vezes ao longo da primeira parte tiveram boas oportunidades para marcar, mas ontem simplesmente não era o dia dos Suecos.
Na segunda parte as coisas complicaram-se para os Caribenhos com a expulsão de Avery John após entrada duríssima sobre Wilhelmsson. A Suécia continuou a dispor de várias situações para marcar, mas Hislop continuou em grande nível. Aos 61' no lance do jogo Cornell Glen desferiu um potente remate a 124 Km/hora que embateu na trave de Shaaban. Por pouco a surpresa não foi maior. Até ao final do jogo a Suécia continuou a tentar, mas aos poucos foi perdendo clarividência, facilitando assim a vida ao surpreendente Trinidad e Tobago.



O prémio de melhor jogador só poderia ser atribuído ao veterano guarda-redes do West Ham. Shaka Hislop foi uma muralha intransponível para os avançados Suecos, defendendo tudo o que houve para defender e levando ao desespero os milhares de adeptos Suecos presentes em Dortmund.
Do lado Sueco o destaque vai para Wilhelmsson. O extremo do Anderlecht foi sempre o jogador mais esclarecido. A sua velocidade criou dificuldades e conseguiu a expulsão de Avery John.


A equipa liderada pelo senhor Shamsul Maidin de Singapura fez um trabalho aceitável, embora permitindo algumas entradas mais duras aos jogadores de Trinidad e Tobago. Na primeira parte Wilhelmsson foi vítima de uma entrada brutal, mas o árbitro esqueceu-se de mostrar o respectivo cartão vermelho.


- Shaka Hislop;
- O pontinho de Trinidad e Tobago era de todo inesperado. Esta selecção já fez mais do que todos(ou quase todos) esperavam dela;
- A beleza feminina presente nas bancadas do Westfalenstadion.


- A equipa Sueca no geral e os seus avançados em particular. Apesar das muitas oportunidades foram incapazes de marcar um golo;
- Qualidade do jogo. O futebol particado deixou muito a desejar.

E agora Suécia?
Este inesperado empate obriga a Suécia a vencer o Paraguai para se qualificar. Se isso acontecer o Paraguai fica eliminado e como dificilmente Trinidad e Tobago volta a pontuar, os Suecos apuram-se juntamente com Inglaterra. Assim sendo o próximo jogo é fundamental.

Sem comentários: