sexta-feira, junho 23, 2006

Grupo F: Brasil vs Japão




Local: Westfalenstadium, Dortumund
Árbitro: Eric Poulat (FRA)
Publico: 64.000

Entrando com cinco reservas o Brasil encara o Japão a quem só a vitória interessa e quanto para o Brasil, o jogo define seu adversário nas oitavas.
Sem o quadrado mágico a seleção finalmente apresentou um bom futebol, o ataque formado por Robinho e Ronaldo mostrou-se bem mais eficiente que o de outras partidas. No meio de campo a mudança foi a entrada de Gilberto Silva e Juninho Pernambucano. As outras alterações foram as entradas de Cicinho e Gilberto nas laterais.
Com uma movimentação bem melhor que nas outras partidas o Brasil faz 4 x 1 no Japão e passa para a segunda fase como líder do grupo.
Sendo alvo de inúmeras criticas Ronaldo se mostrou muito bem em campo e marcou por duas vezes na vitória Brasileira, Gilberto marcou seu gol e Juninho Pernambucano, como sempre, deixou sua marca. O gol japonês foi marcado por Tamada.
Com estes gols Ronaldo se torna junto a Gerd Muller o maior artilheiro em copas do mundo da historia com 14 gols.

Como eu sempre defendi, a entrada de Robinho e Juninho Pernambucano deu maior mobilidade ao sistema ofensivo brasileiro e descentralizou as jogadas, permitindo uma participação ativa dos laterais, tanto no ataque quanto na defesa.
Parreira agora tem uma grande duvida, desfazer o quadrado com a entrada de Robinho e saída de Adriano, e com a grande atuação de Juninho Pernambucano, fica imperativo a entrada dele como titular, mas a questão é, no lugar de quem?
Agora o Brasil enfrenta a seleção de Gana pelas oitavas de final no dia 27/06 no mesmo estadio em Dortmund.



Mesmo correndo o risco de ser injusto com Juninho Pernambucano, que fez uma partida absolutamente excelente, elejo o melhor da partida, não só pela atuação em campo, mas pelo exemplo de superação em relação as duras criticas que ele veio recebendo de todas as partes do mundo, até mesmo do presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, que mesmo conduzindo a política nacional como um cego numa charrete achou tempo para perguntar a Parreira se Ronaldo estava gordo.
Com isso tudo aliado a grande partida que ele fez apresentando um futebol como a muito não se via. Elejo Ronaldo como o melhor da partida. Correu, se apresentou bem no jogo, tocou a bola com precisão (embora alguns erros de passe) e foi feliz em suas finalizações marcando 2 gols e só não marcou mais por que o goleiro Kawaguchi defendeu alguns chutes fantásticos.


Acho o Francês Eric Poulat deixou de marcar algumas faltas que pareciam claras, mas foi imparcial com ambas equipes, ele que tem um critério meio de “deixar o jogo correr” que em um jogo mais duro pode ser extremamente perigoso.


O futebol apresentado pelo Brasil foi de primeira qualidade, isto se deve a nova formação tática, mas também ao fato que o Japão, diferente das outras seleções tinha que vencer e tinha a obrigação de jogar, e não apenas de segurar o jogo.

A apresentação de Ronaldo, Juninho Pernambucano, Robinho e Cicinho, que Poe uma verdadeira duvida na cabeça de Parreira sobre que deve ser o Brasil da segunda fase.

Ronaldo se torna, ao lado de Gerd Muller o maior artilheiro em copas do mundo com 14 gols.

Com esta vitória o Brasil quebra o recorde e agora são 10 vitórias consecutivas em copas do mundo.


A eliminação do Japão que para mim podia ser uma das surpresas da copa, mas mostrou-se com um futebol fraco, com alguma arrumação tática, mas com poucos jogadores que “sabem jogar bola”. O Zico falou (após o jogo contra a Croácia) “posso ensiná-los como se movimentar em campo, mas ensinar a fazer gol eu não posso.”

Sem comentários: