quarta-feira, novembro 08, 2006

Futebol de Praia - Campeonato do Mundo - 5º e 6º dia

5º DIA

Terminou a fase de Grupos e já se sabe quem ficou apurado para os quartos de final e quem foi eliminado. Este campeonato teve algumas surpresas e foi muito competitivo, até ao momento...

A Selecção Nacional de Futebol de Praia alcançou, a sua terceira vitória em três jogos disputados no II Campeonato do Mundo FIFA e garantiu a primeira posição do grupo C e um lugar nos quartos de final do Campeonato do Mundo onde vai defrontar o Bahrain.
Portugal dominou em todos os períodos da partida: No final do primeiro período Portugal já vencia por 4-0 (com golos de Madjer - o primeiro e o terceiro golo -, Marinho e Alan).

Na 2ª parte, voltou a entrar forte e nos minutos iniciais Madjer voltou a marcar mais dois golos. A equipa portuguesa, sempre mais rematadora, chegou ao 7-0, por intermédio de Pedro Jorge. O 8-0 foi da autoria de Alan, que bisou na partida.
A meio do segundo período aconteceu o melhor ciclo das Ilhas Salomão que marcaram dois golos sem resposta, mas a Equipa das Quinas voltou à carga e Gonçalo ampliou a vantagem para 9-2, resultado com que terminou o penúltimo período do encontro.

Hernâni marcou o primeiro golo do terceiro período e Belchior, que fez o 11-2, marcou o seu primeiro golo no Campeonato do Mundo – um golo que tinha vindo a procurar com insistência nos encontros que disputou. O 12-2 foi o segundo da conta pessoal de Belchior e o 13-2 foi também o segundo da conta pessoal de Gustavo neste encontro.
A menos de 30 segundos do final da partida Ricardo Loja, que se estreou a marcar no Campeonato do Mundo, fechou a contagem no marcador. 14-2 foi o resultado final, num jogo em Portugal efectuou 47 remates e esta foi também a maior goleada de todo o Campeonato, para além de que, até ao momento nenhuma Selecção tinha marcado mais que 10 golos num só jogo...

No final do jogo, o abraço entre os jogadores portugueses e das Ilhas Salomão foi engraçado porque era a despedida deles neste Campeonato do Mundo:

O Uruguai perdeu com a Selecção dos Camarões nas grandes penalidades após um empate de 3-3 mas ainda assim garantiu o apuramento aos quartos de final e irá jogar contra o 1ºclassificado do Grupo D.

A notícia surpresa do dia é que o Bahrain está apuradíssimo para a fase seguinte da competição após ter empatado com a Nigéria 5-5 e seguidamente a ter eliminado nas grandes penalidades por 4-3. Assistiu-se a um belo jogo entre duas Selecções “desconhecidas” no futebol de praia mas que exibiram os dotes que possuem nesta escala evolutiva, deram a sua cor e sobretudo aprenderam neste Mundial. Ambas lutaram para vencer este jogo, pois a que vencesse passaria aos quartos de final, venceu o Bahrain mas poderia ter sido a Nigéria…que vai mais cedo embora mas sai dignificada por toda a sua prestação assim como todas as Selecções menos cotadas que igualmente foram eliminadas, como as Ilhas Salomão, os Camarões e até o Irão. Se se apurarem para o próximo Mundial vão surpreender ainda mais…

A Argentina antes do confronto com a Itália em que venceu por 3-1 já estava apurada para a fase seguinte enquanto os italianos já estavam eliminados, como tal assistiu-se a um jogo morno, sem grandes pressões. A desilusão do campeonato foi a Itália que perdeu todos os jogos. Para uma Selecção de topo é algo frustante... Há que renovar com elementos de mais qualidade!

6º DIA

O Brasil que antes deste jogo já estava apurado para os quartos-de-final, encontrou mais dificuldades do que imaginava neste terceiro e último desafio da fase de grupos no II Mundial de Futebol de Praia. A selecção brasileira pareceu ter entrado no jogo demasiado tranquila e ganhou aos norte-americanos por “apenas” 10-6, confirmando-se em primeiro lugar do Grupo A.

O Japão partiu para este jogo com 3 pontos de vantagem em relação à Polónia que não tinha conquistado qualquer ponto até ao momento… os polacos teriam ainda hipóteses de se apurarem caso vencessem os japoneses por 4 golos de diferença, mas tal não aconteceu por muito pouco… A Polónia vencia por 8-4 e não conseguiu assegurar este resultado que permitiria a passagem à fase seguinte porque o Japão marcou o seu 5º golo no desafio a 20 segundos do final do jogo.

Num jogo sem ser de decisões, a França venceu o Irão por 6-3. O resultado não é avassalador porque os iranianos se debateram muito dignamente contra os Campeões do Mundo de Futebol de Praia, tendo atirado várias bolas ao poste que poderiam ter permitido que a diferença de golos fosse ainda menor. Contudo, a França venceu justamente e tenciona revalidar o título… Será que consegue?!...

Mais uma derrota e consequente eliminação inesperadas… desta vez dos Campeões Europeus em titulo
, que tal como a Itália desiludiram nesta competição , na qual só têm um jogador acima da média e muito experiente como o Amarelle. Mas mesmo este não estava nos seus melhores dias no confronto com o Canadá que venceu justamente,
entrou no jogo sem medo e foi sempre superior à Espanha.



FASE FINAL: Quartos de final

O vencedor do jogo entre França e Japão, irá encontrar, na meia-final o vencedor do encontro que opõe Argentina e Uruguai. O vencedor do jogo entre a nossa selecção e a do Bahrein encontrará o Brasil ou o Canadá. Os jogos das meias-finais estão agendados para o próximo sábado (11 de Novembro).

As equipas vencidas nas semi-finais lutarão pelo terceiro posto na prova, no domingo (12 de Novembro) enquanto que os semifinalistas vencedores disputarão posteriormente, também no domingo, pelo segundo título de Campeão do Mundo que estará em disputa na Praia de Copacabana.

Sem comentários: