quarta-feira, março 08, 2006

Algarve Cup 2006


A 13ª edição da Algarve Cup(Mundialito de Futebol Feminino) realiza-se entre os dias 9 a 15 de Março. Esta prova tem vindo a crescer de importância no panorama internacional e é actualmente considerada a 4ª mais importante competição de futebol feminino, logo atrás do Campeonato do Mundo, dos Jogos Olímpicos e do Campeonato Europeu. A prova é organizada pela Federação Portuguesa em conjunto com as Federações da Noruega, Suécia e Dinamarca.

Anteriores vencedores:
1994: Noruega
1995: Suécia
1996: Noruega
1997: Noruega
1998: Noruega
1999: China
2000: Estados Unidos
2001: Suécia
2002: China
2003: Estados Unidos
2004: Estados Unidos
2005: Estados Unidos

A competição em 2006:
Grupo A: Alemanha, Finlândia, Noruega e Suécia - O grupo mais forte deste torneio conta com a presença da Alemanha(vencedora do Campeonato do Mundo e do Campeoanto da Europa e actual dominadora do futebol feminino no presente), Da Finlândia(equipa que tem registado uma evolução extraordinária, culminada com a presença no último Europeu, no qual foram a grande surpresa da prova), da Noruega(uma das potências da modalidade e que já venceu esta competição por 4 vezes) e da Suécia(outra das potências do futebol feminino, finalista vencida do último Mundial e com 2 vitória neste Mundialito).


Grupo B: China, Dinamarca, Estados Unidos e França - Este grupo é também muito forte. A China não está tão forte como no passado, mas será sempre uma equipa a ter em conta(vencedora de 2 Mundialitos). A Dinamarca é outra das potências nórdicas, a única que nunca venceu esta competição. É uma equipa muito forte que faz sempre boa figura em todas as competições como comprova a chegada à final do último Europeu. Os Estados Unidos são as campeãs Olímpicas em título e já venceram por 4 vezes o Mundialito, incluindo as últimas 3 edições. Sendo uma das potências mundiais espera-se que este ano voltem a ser candidatas à vitória. A França é a selecção com menos historial, mas que tem estado em ascensão no panorama feminino. Terá dificuldades em seguir em frente.

Grupo C: México, Portugal e República da Irlanda - O grupo mais fraco deste Mundialito, com equipas sem grandes tradições. Apesar de estar no grupo mais acessível, não se esperam facilidades para Portugal. O apuramento não será fácil, mas é ainda assim possível.

As estrelas da competição: Não conheço algumas das equipas, mas daquilo que conheço as principais figuras são claramente Birgit Prinz e Renate Lingor(Alemanha), Anne Makinem e Laura Kalmari(Finlândia), Bente Nordby e Lisa Klaeveness(Noruega), Hanna Ljungberg, Victoria Svensson, Malin Moström e a minha aposta pessoal para Lotta Schelin(Suécia).

A grande ausente: Solveig Guldbrandsen(Noruega)

A prova vai ter acompanhamento na Eurosport.

Sem comentários: