Esta semana joga-se mais uma jornada do nosso campeonato. Entramos na recta final da época, pois faltam apenas disputar dez jogos e há equipas que ainda não têm a sua situação definida, em termos posicionais.
Assim, o Benfica vai-se deslocar ao terreno do Estrela da Amadora, que desde o inicio da segunda volta, apenas conseguiu uma vitória em sete jogos, frente ao FC Porto, e depois não mais conseguiu vencer, tendo registado quatro derrotas e dois empates. Esta equipa amadorense, que ate costuma criar problemas aos três grandes (venceu o FC Porto na Reboleira e o Sporting em Alvalade), esta quase que proibida de perder mais pontos, se não quer entrar em zona de descida.
Convém recordar que o Estrela é uma das nove equipas que ainda esta em risco de descida de divisão e embora ocupe o 11º lugar, esta a apenas um ponto do Rio Ave que ocupa o 15º e primeiro posto de descida. Os Amadorenses irão estar desfalcados de Coutinho, principal elemento do meio campo e autor de um bom golo frente aos azuis e brancos.
Por seu lado, o Benfica, desloca-se ao Estádio José Gomes, novamente envolvido na luta pelo titulo e não quererá perder mais pontos, por forma a não se atrasar na corrida. A equipa está certamente moralizada, depois da vitória alcançada na passada semana perante os arqui-rivais, FC Porto, e pela reentrada nas contas do titulo. Mas tambem irá jogar desfalcado, pois Simão viu o 5º amarelo no jogo de domingo e portanto não joga esta jornada.
O FC Porto vai receber o sempre difícil Nacional da Madeira. Claramente a perder gás, os madeirenses vão visitar os dragões, de onde até sairam vitoriosos o ano passado e logo por expressivos 0-4, já com o Boavista a frente e sabendo que caso percam pontos, podem afastar-se mais do objectivo da época, que era um lugar europeu. Depois do empate caseiro da jornada passada, os nacionalistas quererão regressar às vitórias, e nada melhor que um bom resultado no terreno do líder, para conseguirem injectar alguma moral, para o que resta de campeonato.
Por seu turno a equipa portista, que vem de uma derrota na Luz e já tem o Sporting a dois pontos de distância, vai entrar no Dragão com vontade de demonstrar que tem estofo suficiente para ser campeão. Ate porque caso não vença, arrisca-se a ver-se igualado ou até ultrapassado pelo Sporting.
Helton é a única baixa confirmada e chegou-se a pensar que Baía não jogaria, devido a uma gastroenterite, que o afectou durante a semana. Espera-se que Adriaanse mantenha o sistema de jogo mesmo depois da derrota da semana passada. Quaresma deve vir com moral extra depois de se ter estreado pela selecção esta semana frente a Arabia Saudita e esperam os adeptos que regresse as boas exibições.
Quando o Sporting entrar em campo para defrontar o Gil Vicente, já saberá o resultado do Dragão. Poderá funcionar como elemento catalizador para uma boa exibição, pois caso os portistas não vençam, os leões podem chegar a liderança da liga.
O Gil Vicente, é uma das equipas envolvidas na luta pela manutenção e não quererá desperdiçar pontos, mesmo que o rival se chame Sporting, até porque na primeira volta estiveram a escassos mínutos de conseguiur uma vitória, não fosse Liedson já nos descontos a apontar o golo da igualdade. Os leões, embora tenham ganho nas últimas jornadas por números elevados, 3-0 ao Paços de Ferreira e Académica, não têm feito exibições de encher o olho, tendo apenas jogado o suficiente para aproveitar os erros do adversário.
Quanto ao resto da jornada, esta tem o seu início marcado para amanha por volta das 21:30, com um jogo entre Vitórias. O aflito Guimarães recebe o Setúbal, que procura garantir a manutenção neste jogo. Caso vençam, os sadinos, poderão ter garantido esse objectivo, depois de uma época difícil, marcada por salários em atraso e saídas de jogadores influentes.
O Vitória de Guimarães, que até já nem perde a quatro jogos, tendo alcançado duas vitórias e dois empates, precisa destes três pontos incondicionalmente, por forma a não ver os adversários directos afastare-se mais, no que resta de campeonato.
Espera-se grande afluência dos adeptos vimaranenses, que têm sido deveras incansáveis no apoio a equipa nestes momentos dificeis.
No Sábado, ao início da noite, vai-se disputar talvêz o jogo mais importante desta jornada. O Boavista-Sp. Braga, vai opôr a melhor equipa da segunda volta, o Boavista, que conta por vitórias todos os jogos efectuados, querendo tambem estabelecer um novo recorde esta época, a oitava vitória consecutiva.
Do outro lado estará a equipa do Sp. Braga, que vem de uma goleada caseira, inflingida ao Rio Ave e que motivou a saida de António Sousa. A equipa bracarense esta motivada por voltar tambem, aos lugares cimeiros da tabela depois de alguns jogos menos conseguidos, e por estar a apenas quatro pontos do FC Porto. Este jogo vai ser escaldante pois em caso de vitória axedrezada, além de estabelecer novo recorde de vitórias, apanham o Sp. de Braga na classificação.
A Naval tambem tem um teste dificil, perante um Marítimo que tambem não esta a viver os melhores dias. Os figueirenses vêm de uma boa vitória frente ao Belenenses na passada ronda, que deu alguma moral aos agora comandados por Rogério Gonçalves, que volta assim à I Liga.
O Marítimo, que até sofreu alguma contestação na passada ronda, vai tentar não se atrasar mais, pois embora ocupem o nono lugar na tabela, estão a apenas 6pts dos figueirenses.
Rio Ave e Belenenses, vão defrontar-se sob o signo da contestação e da mudança. Os azuis do restelo foram muito criticados na passada ronda, pela derrota caseira sofrida frente à Naval e qualquer resultádo que não seja a vitória, pode por em causa tanto a permanência do clube na I Liga, como a permanência de José Couceiro a frente do clube.
Os vilacondenses, que mudaram de treinador depois da copiosa derrota sofrida frente ao Braga, quererão sair dos lugares de despromoção. As consecuencias da derrota de segunda feira não se resumiram apenas à mudança de treinador, mas tambem foi rescindido o vínculo com o extremo Cleiton, por causa da fraca atitude em campo nos últimos jogos. Vamos vêr se João Eusebio, novo treinador do Rio Ave, consegue levar o barco vilacondense a bom porto, no que falta de campeonato.
A União de Leiria vai defrontar a aflita Académica, que depois da derrota da semana passada, frente ao Sporting, acaba por estar tambem em maus lençois. Os leirienses estão mais descançados na tabéla, ocupando o 8º posto.
Por último o tambem aflito Paços de Ferreira vai defrontar o já condenado Penafiel. Esta é uma oportunidade de ouro para os pacenses subirem alguns lugares na classificação, sem menosprezar, claro, o trabalho dos penafidelenses.
Os jogos Vit. Guimarães-Vit. Setúbal, Boavista-Sp. Braga, Estrela da Amadora-Benfica e Sporting-Gil Vicente, terão transmissão em directo na Sport Tv, enquanto que a TVI, transmitirá o FC Porto-Nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário