sábado, abril 15, 2006

1ª Divisão Distrital de Viseu - 22ª Jornada(jogo em atraso)


A. Viseu 2 Santar 0

A. Viseu: André, Serafim, Semedo, Albuquerque(C), Gouveia, Esteves, Baixote, Nelsito, Filipe, Jusko, Rui Pedro
Substituições: Rui Pedro por Zé Filipe(25’), Baixote por Man(85’), Nelsito por Caliço(89’)
Suplentes não utilizados: Zé Carlos, Simões, Santiago, Agostinho
Treinador: Jorge Nunes
Santar: João Paulo, Marcelo, Carlos, Aguinaldo, Neves, Bruno(C), Márcio, Xarila, Dani, Pedro, Marinho
Substituições: Neves por Sérgio Peixoto(68’), Dani por Gerson(78’), Aguinaldo por Novo(85’)
Suplentes não utilizados: Sérgio, Pires, Zé Manel
Treinador: João Pereira
Estádio: Fontelo
Árbitro: Fernando Ananias
Resultado ao Intervalo: 1-0
Acção Disciplinar: Amarelo: Aguinaldo(65’), João Paulo(76’), Gouveia(80’), Marcelo(90’)

Em noite chuvosa o Santar deslocou-se ao Fontelo e perdeu por 2-0 com o Académico de Viseu, num jogo com uma arbitragem que não deixa saudades aos Santarenses.
A equipa da Vila de Santar entrou melhor no jogo, fazendo circulação de bola e aproximando-se mais da baliza de André. Aos poucos o Académico equilibrou o jogo, muito por culpa de foras de jogo escandalosos que ficaram por assinalar. Foram três as situações claras de fora de jogo que o árbitro auxiliar não assinalou. Sem o merecer o Académico chega ao 1-0. Filipe marca um canto e a bola acaba por entrar na baliza de João Paulo, após um mau corte de Márcio, com a bola a embater ainda em Carlos. Os visitados colocavam-se em vantagem com um auto-golo. A melhor, aliás, a única oportunidade do Académico aconteceu por Rui Pedro, que isolado, tentou o chapéu a João Paulo, mas falhando o alvo. O Santar era a equipa que praticava melhor futebol, mas falhava na concretização. O Santar reclamou grande penalidade por duas vezes, mas o árbitro nada marcou. A equipa de arbitragem que assinalava falta ao mínimo contacto e curiosamente sempre para o mesmo lado, ou seja contra o Santar. O Académico continuava o pontapé para frente que caracterizou todo o jogo dos Viseenses. A primeira parte chegou ao fim com uma grande injustiça no resultado.
Na segunda parte o Santar dominou por completo o jogo, mas continuou a rematar pouco. A equipa Santarense apesar de se encontrar nos lugares aflitivos teve mais posse de bole, jogou um futebol mais apoiado e mais bonito, mas havia quem quisesse que o resultado não se alterasse. A equipa de arbitragem continuava a marcar tudo contra o Santar. O árbitro assistente marcava a favor do Santar e o árbitro marcava ao contrário, mas quando se marcava a favor do Académico a situação já não era a mesma. Aos 70’ o Santar esteve perto de empatar na jogada mais bonita do encontro, em que a bola circulou entre os jogadores do Santar desde o Guarda-redes até aos avançados e que culminou num cruzamento de Pedro, a que Xarila e Sérgio Peixoto chegaram ligeiramente atrasados. Com o Santar em busca do empate a equipa de arbitragem deu a estocada final, ao inventar uma grande penalidade ridícula. João Paulo cortou a bola e Jusko atirou-se para a piscina, o árbitro assistente que estava perto do lance nada assinala, mas o Sr. Árbitro Fernando Ananias com a sua visão especial consegue ver algo que mais ninguém viu. Na conversão da grande penalidade Jusko fez o 2-0 e acabou com o jogo. A partir daqui o Santar ainda tentou, mas a equipa sentiu claramente o 2-0. Derrota injusta da equipa que praticou melhor futebol.
A equipa de arbitragem está de parabéns, pois exibições destas serão certamente valorizadas por certas pessoas, com determinados objectivos. Num fim-de-semana em que só existiu este jogo na 1ª Divisão onde estiveram os melhores árbitros da Distrital de Viseu?


Parece que a possibilidade, ainda que remota, de o 2º classificado da A.F. Viseu subir aos Nacionais, parece estar a mobilizar muita gente. Estando o Académico entre as equipas que lutam pelo segundo lugar parece que as ajudas não vão terminar. É impressionante que existindo apenas este jogo tenha sido nomeado um dos piores árbitros da primeira categoria. Os melhores árbitros estão a ser guardados para que jogos? Se calhar alguns dos melhores não andam a mando das homens de fato que mandam em tudo por aqui e que são donos da razão, que vêem os árbitros como Deuses que jamais erram. Assim é difícil aos Santar ou qualquer equipa que jogue contra 14 obter pontos.

Sem comentários: