segunda-feira, abril 17, 2006

Enfadonho e sonolento


Estes dois adjectivos foram os únicos que encontrei para poder caracterizar o jogo a que tive oportunidade de assistir ao vivo no passado sábado, no Estádio do Bessa.

Causou-me alguma estranheza o facto de Ricardo Rocha nem no banco se ter sentado, mas já verifiquei via comunicação social de que o jogador encarnado se encontrava tocado. Por momentos, no estádio, pensei que seria um castigo para algumas das suas afirmações após o jogo em Nou Camp. De qualquer forma a equipa apareceu com o seu esquema habitual, com a presença de Manduca no lugar do jogador mais bem pago do Benfica (Laurent Robert, como é possível???) e com Karagounis a fazer de número 10. Nos minutos iniciais pensava poder assistir a um bom espectáculo, uma vez que os primeiros 10 minutos proporcionaram alguma velocidade, e uma jogada de perigo para cada lado. Puro engano!... A não ser um atraso disparatado de Anderson, a colocar em perigo a baliza de Moretto, uma boa defesa do guardião do Benfica e por fim o susto com a grave lesão de Léo, e mais valia estar a comer a minha francesinha num qualquer restaurante típico da cidade. Em relação ao lance de Léo, foi mesmo à minha frente, e posso-vos dizer que algo do género assusta qualquer adepto. O lateral esquerdo ficou sem sentidos e por momentos passou-me pela cabeça o momento trágico de Guimarães há duas épocas. Felizmente o brasileiro recuperou os sentidos, e Koeman, sem defesas no banco, mete Beto no lado direito da defesa e passa Nelson para defesa esquerdo. Resumindo, esta primeira parte foi verdadeiramente confrangedora para o emblema campeão nacional.

Após o intervalo o Benfica entra melhor no jogo, a querer mandar e finalmente matar o borrego de não vencer há 10 anos no Bessa. Logo no reatamento Koeman mexe na equipa e tira o grego Karagounis (mau demais para ser verdade) e coloca Geovanni. O aparente maior atrevimento encarnado rende frutos com um auto-golo de Tiago após livre apontado por Simão. Após o golo, o Boavista tenta reagir, no entanto o Benfica nunca se remeteu a apenas defender e com Miccoli e Simão muitos activos na frente de ataque criou algumas oportunidades em contra-ataque para resolver o jogo. Seria porém Pedro Mantorras, que entretanto havia substituído Miccoli, a apontar o golo da confirmação da vitória do Benfica. O angolano continua a ser um talismã fantástico, e apesar de não compreender, como muitos, as razões para tal, a verdade é que o homem sem joelho, sem rótula, ou ao pé coxinho, é neste momento o ponta de lança mais eficaz da equipa... Dá para pensar, não é?...

Concluindo, um resultado justo pelo que o Benfica jogou na segunda parte e pelo pouco que o Boavista jogou em todo o jogo.

Em relação à arbitragem, Bruno Paixão esteve ao nível do habitual nele, ou seja, mal. Condescendente em alguns lances (arrepiante a entrada de Tiago sobre Petit...), rigoroso em demasia noutros e ainda falhou num lance de grande penalidade a favor do Boavista, por infantilidade de Nelson. Sinceramente no estádio não me pareceu, mas depois das imagens televisivas, é nítido que o jogador do Benfica carrega o avançado do Boavista, sem jogar a bola, dentro da área.

Pontos Positivos:

Bilhete - o facto de não ter pago bilhete para o jogo é das poucas coisas positivas no jogo... Aproveito para agradecer ao habitual comentador do Futebol de Ataque, Luís Sousa.

Beto - Muito boa a adaptação a lateral direito, uma agradável surpresa.

Pontos Negativos:

O jogo - péssimo jogo de futebol, a fazer-me questionar porque é que me desloquei ao estádio mesmo com convite...

Karagounis - será que Ronald Koeman entendeu finalmente que NUNCA pode colocar o grego a titular?... E o que mais me irrita num jogador não é propriamente o facto dele estar desinspirado ou as coisas estarem a correr-lhe mal mas sim o notar que o jogador nem sequer se está a esforçar. Karagounis esteve 45 minutos a passear-se em campo, não a jogar.

Nota Curiosa: A claque Panteras Negras no final do jogo a insultar o presidente do clube, o mesmo presidente que provavelmente lhes paga as deslocações e que lhes permite ver os jogos a preços convidativos...

Sem comentários: