domingo, abril 09, 2006

Sporting - FC Porto

Visão Sportinguista



Chegou ao fim a caminhada vitoriosa do Sporting. O jogo de ontem revelou duas equipas receosas e a disciplina táctica prevaleceu face ao espectáculo. Mesmo assim o Porto entrou melhor e com uma vantagem de dois pontos nunca acusou em demasia a pressão.
A tensão era latente, os jogadores leoninos “jogaram sobre brasas” e nunca conseguiram soltar-se para praticar um futebol agradável.

O Porto fez o seu papel, esperou, esperou, não arriscou e... foi premiado.
Mas vamos ao filme do jogo. Na primeira parte o nervosismo dos intervenientes reflectiu-se na excessiva dureza! As 3 equipas não estiveram bem nesta fase e o jogo reflectiu-se disso. Um lance do Porto a ser (Bem) anulado por fora-de-jogo de McCarthy. O Sporting tentou responder e João Moutinho isolado face a Helton atirou fraco e à figura, embora estivesse apertado.
Destaque ainda para um remate de 40 metros de Carlos Martins que Helton sacudiu para canto.
Na segunda parte o Sporting praticamente não existiu! Uma pobreza, desiludindo aquela enorme massa humana.
O jogo continuava duro e Duarte Gomes continuava a exibir cartões. Adivinhavam-se expulsões…
Pensei que seria um inexperiente leão a cometer uma infantilidade. Estava enganado, foi o veterano Sá Pinto que manchou o seu último clássico com uma entrada idiota!
O Porto aparece mais confiante e Jorginho atira para golo mas Ricardo faz uma defesa fantástica.
Adivinhava-se agora uma expulsão para o Porto. Mais uma vez o “esclarecido” Bosingwa foi o escolhido!
O Porto tentava segurar o empate e o Sporting não tinha condições para chegar à vitória. O tempo escasseava e Paulo Bento arrisca... tira Abel e lança Koke. O Sporting passa a jogar com 3 defesas e dá-se mal. Jorginho (marca sempre ao Sporting!) faz um golo e decide o campeonato.
Chega ao fim um jogo fraco, com muita emoção e com um resultado que tenho que aceitar.
Continuo no entanto a achar que o empate seria mais justo, pois Co Adrianse esperava isso mesmo, mas o Porto soube esperar um erro e foi eficaz.
Quanto à arbitragem, devo dizer desde já que o Sporting não perdeu por causa do árbitro, mas ainda assim há erros graves.
Quaresma devia ter sido expulso! Uma entrada duríssima sobre Tonel e o árbitro nem amarelo (que seria o segundo) mostrou. Vou mais longe, nesse lance o vermelho directo impunha-se!
Bosingwa tem uma entrada por trás sobre Liedson que não é sancionada.
Carlos Martins deveria ser expulso logo nos primeiros minutos da primeira parte! Um profissional não pode ser tão precipitado e apesar de ser o início de jogo, a entrada sobre Raul Meireles devia resultar na sua expulsão.
Também Raul Meireles tem uma entrada IGUAL à que dá o primeiro cartão a Sá Pinto mas incrivelmente não lhe é mostrado o segundo cartão.
Lucho tem também uma entrada violenta, assim como Pepe, ambas a passar incólumes aos olhos do juiz lisboeta.
No final da partida parece ficar por marcar uma grande penalidade por braço na bola de Jorginho. Erro grave que a ser assinalado poderia alterar o resultado.
Por tudo isto e muito mais o trabalho do árbitro foi mau, mas volto a dizer, o Sporting só se pode queixar de si.

Notas Positivas:
O Público! Casa cheia, uma equipa que move aquela massa humana está destinada a grandes feitos!
Jorginho. Fez um grande jogo e se alguém merecia marcar só podia ser ele.
Paulo Bento. Arriscou e perdeu, mas pelo menos não teve medo de perder! Também ele pode ser um grande treinador.
A organização do Fcp. Muito esclarecidos tacticamente.

Notas Negativas:
O fim da linha para o sonho leonino. Resta mostrar que somos, não haja dúvidas, uma grande equipa e um grande clube.
Quaresma. Uma nulidade todo o jogo culminada com uma agressão inqualificável.
Deivid. Sem poder de reação, amorfo, sem classe. O Brasil espera por ele!

Por cada leão que cai outro se levantará! Seremos sempre grandes, os melhores de Portugal, incondicionáveis adeptos e sofredores por este grande clube.
FORÇA SPORTING





[ACOSTA]


Visão Portista

Inolvidável esta vitória! Obviamente que sabemos admitir que esta Euforia acumulada dentro de nós, ajuda a que pensemos desta forma! Contudo, depois de tudo o que se vinha dizendo do FCP, do Sporting, dos Treinadores e, porque não, dos próprios Adeptos, este Triunfo assemelha-se a uma Enorme Conquista na Defesa da nossa Honra e do nosso Espírito de União! Nunca nos passou pela cabeça querermos ser os Maiores, simplesmente lutamos para ser sempre os MELHORES...
Ontem foi mais um dia das nossas vidas dedicado, única e exclusivamente, ao FC PORTO.



Saímos de manhã, a fim de almoçar em Lisboa e, adivinhem lá onde decidimos fazer isso... Pois, nem nós acreditamos na nossa decisão. Almoçamos em pleno Estádio... da Luz! Foi agradável e mais agradável se tornou, quando à saída nos deparamos com a nova designação do clube que habitualmente ali joga - Sport Saudade e Benfica!! Porque será?!


Após isto, fomos dar uma volta pela Superfície Comercial localizada ali ao lado do Estádio e, já eram aí uma 18h00 quando nos cruzamos com um dos nossos craques, Bruno Moraes! Sentimos um Orgulho enorme pela simpatia com que ele nos tratou, mas mais satisfeitos ficaríamos quando ele nos adiantou a constituição da equipa para o jogo, ou não fora Co Adriaanse fazer-nos duas vontades, colocando Jorginho no lugar do «deslocado» Adriano e, finalmente dando novamente o lugar numa das alas a Lisandro Lopez!


Seguimos moralizados para o Estádio de Alvalade XXI! Chegados ao dito local deparamo-nos com uma triste realidade, a casa do Sporting não é mesmo nada bonita e ainda para mais muito pouco funcional. Um clube com a dimensão do Sporting merecia um Estádio melhor. Contudo, gostos não se discutem, portanto...

Chega então o momento mágico, o ínicio do jogo!

Enquanto as Equipas entravam para o campo, os Adeptos leoninos apresentaram uma boa coreografia que espelhava toda a sua ansiedade na conquista de mais uma vitória, contudo os Guardiões da Invicta já naquela altura se faziam ouvir, criando algum desconforto nas crenças Sportinguistas e tal veio mesmo a confirmar-se...
Curioso mesmo, foi a Sintonia entre os apoiantes das duas equipas ao som de uma música imortalizada na voz de Freddie Mercury e Monserrat Caballé - BARCELONA!

O JOGO


O jogo foi, na nossa opinião, muito disputado, sem grandes momentos de futebol, onde as duas equipas (como se previa) encaixaram perfeitamente uma na outra e, como tal só um momento de inspiração de algum jogador poderia levar perigo à baliza contrária. Na 1ª parte, o Sporting criou a sua única situação de perigo durante todo o jogo, por João Moutinho, contudo o jovem médio dominou mal a bola e dessa forma não conseguiu rematar tão bem como desejaria, permitindo a defesa segura de Helton.


O FCP raramente criou embaraços nesse período, contudo apenas nos recordamos de um remate, salvo erro, de Lucho Gonzalez que um defesa leonino, bem, conseguiu parar. O nulo ao intervalo, reflectia bem aquilo que se passou no relvado.

Na 2ª metade, o jogo continuou muito disputado a meio-campo, contudo o FCP já conseguia uma coisa que até ali ainda não tinha conseguido - a conquista das segundas bolas, dando-lhe dessa forma maior domínio sobre o jogo. A defesa leonina começou a ser mais pressionada e, várias vezes, os jogadores do FCP já conseguiam efectuar cruzamentos da linha de fundo, contudo McCarthy (muito apagado) teimava em não aparecer... Entretanto, em apenas 5 minutos, as duas equipas ficaram reduzidas a 10 elementos, após as expulsões de Sá Pinto e Bosingwa. O jogo ficou mais partido, até porque Paulo Bento teve a ousadia de alargar a sua frente de ataque, tentando de tudo para vencer a partida e, por seu lado, Co Adriaanse esteve igualmente feliz, pois Alan entrou muitíssimo bem, criando muitas dificuldades a Abel e, mais tarde acertou em cheio na substituição de McCarthy por Adriano.



O ponta-de-lança ex-Nacional veio dar ainda mais trabalho a Polga e Tonel, ganhando vários lances e servindo bem os companheiros. Jorginho, que entretanto já havia desperdiçado 2 oportunidades de alvejar a baliza de Ricardo (numa isolou-se e foi lento a rematar permitindo a antecipação de um defesa e na outra obrigou o GR leonino a uma boa defesa, após um não menos bom cabeceamento do brasileiro) acabou por ser o Homem do Jogo! 84 minutos e, após passe de Adriano, o ex-setubalense conseguia dar a vantagem à nossa equipa!
Até final o FCP controlou as investidas dos Leões e, caso tivesse mais serenidade poderia tirar partido do adiantamento das linhas mais recuadas do seu aversário para desferir mais um "golpe", o que até esteve para acontecer, não fosse o Juiz da partida teminar o jogo, quando Alan se preparava para correr com a bola para a baliza... deserta!
Na nossa modesta opinião, o resultado mais justo seria o empate, pois em nenhuma altura do jogo uma equipa teve clara superioridade sobre a outra. No entanto, a haver um vencedor, aí ele teria forçosamente de ser o FC Porto, dado ter demonstrado uma melhor organização defensiva e no controlo do jogo que os seus rivais. Aliás, creio que até foi mais ou menos isto que o treinador leonino referiu no final do jogo...

A ARBITRAGEM

Má, muito má mesmo! Tiram-nos do sério árbitros que constantemente se socorrem do «apito» e dos «cartões» para tentarem controlar os jogos, não permitindo dessa forma que os jogadores (de ambas as equipas) produzam um bom espectáculo. Mostrou alguns cartões de forma muito precipitada, outros a pedido e ainda outros a tentar as "leis de compensação", enfim, muito mal.
Duas expulsões perdoadas, uma a cada equipa, pois Sá Pinto (1ª parte) e Quaresma (2ª parte) mereciam ir tomar banho mais cedo.
Quanto aos restantes lances, ainda não vi imagens na TV, portanto o melhor mesmo é esperar para as ver e, porque não, ouvir os vossos ataques!

POSITIVO DO JOGO



- Raul Meireles e Paulo Assunção voltaram a ser determinantes na organização defensiva do FCP e Jorginho foi o herói!
- A entrada em jogo de Alan, uma agradável surpresa.
- Abel e Caneira foram os melhores do Sporting, contudo o ex-bracarense sentiu grandes dificuldades após a entrada de Alan...
- Os 3.000 Dragões vingaram o que os adeptos leoninos fizeram há dias no Dragão! Desta vez, o 12º jogador foram mesmo os Guardiões da Invicta!
- No final tive o privilégio de conversar com vários adeptos leoninos e gostava de destacar o seu Fair-Play! Tomaramos nós que fosse sempre assim!
- Co Adriaanse finalmente escalonou o «onze» que sempre defendemos! Acertou ele e, pelos vistos, nós também estamos de parabéns!

NEGATIVO DO JOGO
-
A arbitragem, apesar de não ter tido influência directa no resultado, Duarte Gomes provou que não tem estofo para estes jogos!
- Face à falta de apoio que o Sporting teve comparativamente ao FCP, não foram raras as vezes que se socorreram das colunas do Estádio para colocarem sons de apoio ao Sporting gravados! Mas, em vão...!!!
- O Alvalade XXI! Não conhecia o Estádio e, os meus amigos sportinguistas que me perdoem, mas quem me conhece sabe o quanto eu aprecio esses locais, contudo este desiludiu-me.
- Ah, é verdade! Já tinhamos saudades das palhaçadas do Liedson...

Fim do Jogo

Terminado o jogo, por questões de segurança, ficámos cerca de 1 hora à espera de autorização para sair do interior do estádio. Durante esse tempo, ainda perguntei a alguns elementos das Forças de Segurança se por acaso nos iriam ali servir um Caldinho Verde ou coisa parecida, pois já estávamos «esganados» de tanta fome! Foi uma continuação da festa, durante esse tempo, muitos risos e felicidade, enquanto todo o nosso apoio era bem visível no Suor que ambos derramávamos! É isto mesmo ser Adepto do FCP!



"Tripeiro eu sou e tenho o Porto no meu coração, serás sempre a minha Paixão e dou a vida para seres campeão! A mim não me interessa onde vais jogar, seja onde fôr sabes que eu vou lá estar, nem a morte nos vai separar e até no Céu por ti eu vou cantar...!!!"
Entretanto, encaminhamo-nos para o Metro, a fim de regressarmos ao carro e, qual não foi o nosso espanto, quando reparamos que a Linha que nos ía levar era a... AZUL! Ainda por cima o nosso carro estva estacionado em frente ao Estádio...da Luz!

[RIBAS e JOÃO]

Sem comentários: