segunda-feira, abril 10, 2006

Benfica 2-2 Maritimo

Normalmente gosto de escrever na 3ª pessoa, mas hoje vou abrir uma excepção, pois quero agradecer ao NSC a sua generosa oferta, que me permitiu assistir ao jogo do Benfica ontem à tarde. E que bela tarde estava! Julguei que o estádio iria apresentar uma moldura humana fraca, mas fiquei surpreendido com a afluência dos benfiquistas, talvez condicionada pela derrota do rival da 2ª circular. 45.000 adeptos é de louvar!

Koeman apresentou várias mexidas no onze, umas por opção técnica, outras por gestão de esforço, pois o jogo de Barcelona deixou mazelas, não só a nível fisíco como a nível anímico. A surpresa foi a titularidade de Marcel, que mais uma vez revelou não aguentar a pressão de um clube da dimensão do Benfica. Do outro lado estava uma dupla atacante temível, como são Kanu e Ze Carlos.

A primeira parte do jogo foi terrível, a fazer lembrar o Benfica - Guimarães para a taça de Portugal. O Benfica entrou apático, desmoralizado, patenteando uma manifesta atitude de "cumprir calendário". Mesmo assim, destaque para os remates de Petit, que sozinho cabeceou por cima da barra, e de Marcel, que proporcionou uma excelente defesa a Marcos. Numa monotoneidade que roçava o ridículo, eis que o Marítimo chega ao golo, sem ter criado até então um remate digno desse nome. Valnei cabeceou para o fundo das redes, sob o olhar estupefacto dos defesas do Benfica. Aos 40m o primeiro caso do jogo: Briguel, ao ver o tamanho de Miccoli, julgou estar perante o filho e deu-lhe uma valente bofetada. Da bancada, ouviu-se perfeitamente o som da palmada na cara do italiano. Respira-se fundo, pois chega o intervalo. Assobios para Koeman, que nada fez para "acordar" os jogadores, e mais assobios para o senhor Augusto Duarte.

Durante o intervalo, tempo para uma interacção com o público. Quatro homens e quatro mulheres participaram num jogo onde o objectivo era pontapear uma bola com a maior força possível contra uma baliza improvisada. Desses 8, só um ou dois acertaram na baliza... De louvar este tipo de iniciativas que resultam em momentos de alegria de descontração.

Na 2ª parte esperava-se um Marítimo a defender no seu meio-campo e um Benfica a dar o tudo-por-tudo para virar o resultado, sabendo que se ganhasse ficaria apenas a dois pontos do rival lisboeta. Sem jogar muito, a pressão encarnada aumentava, com os madeirenses a espreitarem o contra-ataque. Depois de um remate de Marcel e da resposta imediata de Filipe Oliveira, à qual Moretto correspondeu bem, eis que Ronald Koeman decide mexer na equipa. Saem Nelson (que jogou claramente debilitado - será que não teria sido mais inteligente colocar outro jogador naquela posição, mesmo que adaptado??) e Marcel (Goleador eu? Isso era antigamente!!) e entram Karagounis e Mantorras (ovação total...). Logo de seguida Moretto comete um erro infantil, perdendo a bola na grande área, deixando a baliza descoberta para Filipe Oliveira marcar... Contudo a oferta foi tão escandalosa que o petiz falhou a oportunidade. Moretto da Champions vs. Moretto da Liga BetandWin, é um duelo interessante, o qual espero que termine com a venda do guardião para o estrangeiro, onde deve estar bem reputado.

O Benfica, com o apoio dos seus adeptos continuava a tentar chegar ao empate até que chega um grande balde de água fria: uma rápida jogada de contra-ataque conduzida por Evaldo acaba num bom golo de Zé Carlos. O Zé dos Golos volta a marcar e prova que é um excelente jogador! Quando todos estavam desanimados e à espera do apito final, surge o grande Petit com um remate de primeira que só parou no fundo da baliza. Um grande golo que levantou as hostes benfiquistas. Daí para a frente só deu Benfica, com Mantorras em destaque, com dois cabeceamentos que pareciam levar selo de golo. O empate acaba por surgir num lance de grande penalidade, por mão na bola de um jogador maritimista. Simão marca e põe alguma justiça no marcador.

Pode-se tirar várias conclusões deste jogo. Primeiro, os adeptos ja sentiam saudades de assistir a um jogo a tarde, com o sol a brilhar e com a possibilidade de levar a família a palco geralmente só aberto a horas do "vitinho" (ou dos "Patinhos", fazendo um update...). Segundo parece que a Liga dos Campeões subiu demasiado à cabeça dos jogadores do Benfica, que parecem ter atirado a toalha ao chão para o resto da época, quando ainda há muito em jogo. A falta de garra e atitude foi demasiado evidente, tanto da parte os jogadores, como do técnico. A frase feita "Amor à camisola" é coisa que não se sente no seio deste clube há algum tempo. Manuel Fernandes (produto raro de sucesso das escolas do Benfica) e Léo (profissional exemplar, pareceram-me os únicos com aproximações a esse sentimento. Terceiro, o grande exemplo que é a claque maritimista! Não param de apoiar a equipa do princípio ao fim, nos bons e nos maus momentos, têm fair-play e um comportamento exemplar!

Tanto uma como outra equipa ainda não têm os objectivos alcançados. Espero sinceramente que o Maritimo continue a militar no principal escalão e que o Benfica termine na 2ª posição do campeonato, tarefa muito complicada mas não impossível!!

No próximo jogo na Luz lá estarei, e por mais vezes que lá vá, irei sempre arrepiar-me com o voo da águia...

[Pedro Evangelista]


-------------////////////-------------



Ola a todos

Ontem o Marítimo visitou o reduto da águia na capital Portuguesa. A missão do Marítimo era ganhar num campo que é sempre muito difícil com a agravante de os da casa serem os actuais detentores do título nacional de campeões.

O Benfica vinha de uma derrota contra o Barcelona e queria vencer, não só para satisfazer os sedentos adeptos mas também porque quer terminar a liga em segundo lugar e queria beneficiar da derrota do Sporting contra o FC Porto.O jogo lá começou, desta vez Ulisses Morais resolveu, e bem, pôr Zé Carlos a jogar de início. Um jogo lento de parte a parte e com pouco brilho foi o que se assistiu ontem na luz, esse tipo de jogo beneficiou o Marítimo que jogou com calma e sangue frio, pese embora alguns erros defensivos.

Aos 19m de jogo a oportunidade flagrante pertenceu ao Benfica, Marcel ganha a bola toca para a baliza e Marcos brindou o publico com mais uma grande defesa.

O Benfica dominava o jogo em todas as frentes, lances de bola parada, remates e posse de bola, mas era uma equipa pouco eficaz e com muitas lacunas, a destacar pela negativa Laurent Robert e Nelson que simplesmente não estavam ali a fazer nada, Robert inclusive em 4 ou 5 canto rematou directamente para as mãos de Marcos.

Quem não marca sofre e assim foi, jogava o SLB com menos um elemento, Ricardo Rocha, que estava a ser assistido fora das quatro linhas, resultado de um lance faltoso sobre Wenio que o árbitro fez vista grossa.

Marcinho Bate o canto e Valnei, livre de marcação cabeceia para o primeiro golo Madeirense, estavam decorridos 40m de jogo.

Até ao intervalo nada a destacar.

Intervalo na luz SLB 0 Vs C.S.M 1

Vem a segunda parte e o Marítimo entra com Filipe Oliveira em troca por Marcinho.O jogo estava igual e pouco há a dizer dos primeiros 10m.

Aos 60m Robert atrasa para Moretto que alivia mal com os pés. A bola fica em Filipe Oliveira que remata para a baliza deserta, ao lado, um erro que acabaria por sair caro ao Marítimo.

Aos 72m Evaldo sobe pela esquerda e coloca em Zé Carlos que aparece junto à baliza a desviar para o fundo das redes e estava feito o segundo golo do Marítimo.O jogo lá foi decorrendo com o marasmo do costume.Ulisses Morais meteu em campo Fahel e Rincon, no SLB entraram Mantorras e Karagounis.

Depois foi o descalabro, uma jogada confusa do SLB deixa uma bola nos pés de Petit, que com um golaço reduz a vantagem verde rubra, logo de seguida já quase ao cair do pano, Simão cruza para Mantorras este cabeceia mas marcos salva o golo em cima da linha.
Ao ultimo minuto de jogo, uma bola que vem do ar, toca no braço de Valnei, o arbitro não se faz rogado e apita para penalti, Simão bateu foi golo estava feito o empate 2-2 resultado final.Na minha opinião não é penalti mas em Portugal as coisas são assim, eu não vou discutir mais o assunto.

Conclusão:O Marítimo esteve bem, não obstante alguns erros defensivos, conseguiu aproveitar bem os erros do adversário e foi eficaz à excepção do lance de Filipe Oliveira que falhou um golo escandalosamente.Quanto ao SLB, duvido muito que consigam chegar ao 2º lugar, isto se não forem beneficiados obviamente, é uma equipa que parece que só se dedica ao futebol quando lhe apetece.

Melhor jogador do SLB:
Petit, não só pelo golo mas pela dedicação que teve durante todo o jogo.

Pior do SLB:
Robert e Nelson….Nem comento.

Melhor do Marítimo:
Zé Carlos e Marcos, duas peças fundamentais nesta equipa.

Pior do Marítimo:
Briguel, simplesmente um nabo, deixou espaços, jogou nervoso e só acertou um passe o jogo todo.

Momento do jogo:
A possível expulsão de Briguel, sinceramente pareceu-me casual, aliás porque só os comentadores da TVI é que falaram em Penalti, no estádio ninguém o fez, inclusive o próprio Miccoli ficou calado, dai não achar que foi penalti.

Nota:
Isto é uma mensagem para os idiotas dos comentadores, esses gajos deviam ser banidos da televisão, é uma vergonha o que se ouve durante os jogos de futebol vindo da boca daquelas bestas.Ontem os gajos ainda o jogo estava nos 70m já davam a vitoria do Marítimo como certa, diziam mesmo “quem quiser ganhar na luz é pedir a receita ao Ulisses Morais”….lol…Passaram 15m do jogo a chamar Kanu ao Evaldo, reparem bem 15m de jogo com o papel a frente e com a peida sentada no estádio, é vergonhoso, já para não falar na quantidade de informação ridícula que eles passam o jogo todo a dar, coisas como “o estádio foi penteado em circulo” (PORRA NINGUEM É CEGO TODA A GENTE VÊ ISSO ALEM DE QUE NÃO INTERESSA PARA NADA) acrescem aquelas superstições ridículas que agora tão na moda “O SLB QUANDO TA VENTO DE NORTE NUNCA GANHA EM CASA” , “QUANDO A SRª QUE ESTA NO LUGAR 20 B VEM DE AZUL O SLB LEVA GOLEADAS”, “QUANDO O ARBITRO CORTA O CABELO ESTE BENFICA NÃO CONSEGUE JOGAR”
PAREM COM ISSO PALHAÇOS, LIMITEM-SE A COMENTAR A PORRA DO JOGO E MAIS NADA….

FORÇA MARITIMO, FALTAM 3 PONTOS….ALLEZ ALLEZ

[Garras12]

Sem comentários: