segunda-feira, abril 17, 2006

VIII Torneio Internacional de Futebol Iniciado em VN Gaia

No fim de semana pascal, tive o prazer de marcar presença no já referido VIII Torneio Internacional de Futebol Jovem, em VN Gaia, cidade onde resido.
À partida, toda a envolvência deste tipo de torneios seria já um factor muito favorável, no entanto, deparei-me com uma boa organização e com um fair-play entre equipas e adeptos muito, muito agradável. Quando assim é, fica a ganhar o Futebol e o Desporto em geral.
Posto isto, deixo uma palavra de elogio á Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e á Gaianima por este evento de belo nível.


O Torneio

Falando agora do futebol propriamente dito, á partida tinhamos equipas de grande nível, tais como o Sporting, Porto, Boavista ou os convidados espanhóis, Valladolid e Corunha.
É certo que as grandes equipas Portuguesas não apresentaram alguns dos melhores jogadores, no entanto, os atletas presentes dignificaram e prestigiaram o evento com exibições de bom nível.



O 12º jogador, ou seja os adeptos, marcaram presença em massa e foi muito agradável constatar que os clubes de longe foram os mais incentivados pelas centenas de adeptos que se deslocaram a VN Gaia. Em especial destaco aqui o massiço apoio espanhol ao Depor e ao Valladollid que acabaram por dar um colorido bastante engraçado ás bancadas do Complexo de Mergunhos e ao Parque Silva Matos.


Grupo A

O grupo A denotou grande competitividade e uma luta acesa pelos pontos.
Se é verdade que o Valladolid mereceu a qualificação para a final, não é menos verdade que FC Porto e Boavista demonstraram qualidade e bom nível. Em relação ao Escuela de Santander, uma palavra de apreço pelo fair-play e pela alegria em campo.

Como destaques individuais cito:
Aliou Djaló médio ofensivo do Boavista, jogador de muita potência no arranque e portador de uma técnica elevadíssima. Enorme talento.
Óscar Santiago, guarda redes do Santander demonstrou qualidades e um futuro promissor.
Tesorero, trinco do Valladolid denotou excelente sentido posicional, qualidade defensiva e ainda uma boa capacidade de liderança.
Alberto, guarda redes do Valladolid. Um guarda redes bem constituído fisicamente, com muita segurança e velocidade de reacção entre os postes.

Classificação
1º Valladolid
2º FC Porto
3º Boavista
4º Escuelas Santander


Grupo B

O grupo B foi de grande emoção, pois no jogo final ainda 3 equipas se poderiam apurar para a final.
Destaca-se sobretudo o equilíbrio entre as equipas e a grande incerteza nos resultados.

Como destaques individuais cito:
Luís Silva. central da selecção de Gaia. Um central de classe, pois alia á sua boa envergadura física, muita tranquilidade e alguma qualidade técnica, que lhe permite resolver os lances de maior aperto com uma percentagem de sucesso muito elevada, e permite-lhe ainda, sair a jogar com a bola bem coladinha aos pés e com a cabeça bem levantada para posteriormente distribuir jogo.
Diogo, médio do Sporting. Um típico numero 8, que joga com a cabeça levantada e sabe distribuir o jogo como ninguém. Excelente “Sentido” táctico e excelente visão de jogo.
Mauro, médio do Sporting. Um número 10 de muito futuro. Um grande líder, capaz de transportar a bola e de a fazer chegar com precisão aos avançados. Demonstrou ser possuidor de um excelente pontapé.

Classificação
Deportivo Corunha
Sporting
Selecção de Gaia
Académica de Coimbra
2ª fase (fase final)

Jogo de apuramento do 7º e 8º classificados:
Académica 2-2 Escuela Santander * 4-5 após grandes penalidades

Jogo de apuramento do 5º e 6º classificados:
Sel. Gaia 1-1 Boavista * 3-5 após grandes penalidades

Jogo de apuramento do 3º e 4º classificados:
Sporting 0-0 FC Porto * 5-4 após grandes penalidades



FINAL



A final foi sem dúvida muito emotiva, com um “pragmático” Valladolid jogando muito coeso e bem fechado, explorando os contra-ataques rápidos.
Por outro lado, o Corunha bateu-se extremamente bem, com um futebol dominador e de ataque, mas sem grandes “argumentos” para criar muitas situações de perigo.
O vencedor ajusta-se ao que se passou em campo, e Espanha deixou uma boa imagem do seu futebol, em terras lusas.

Valladolid 1-0 Deportivo Corunha

Vencedores: Valladolid



Prémios Individuais:

Melhor Jogador: Aliou Djaló do Boavista
Melhor Marcador: Roberto Silva do Boavista
Guardião menos batido: Rafael Albuquerque do Futebol Clube do Porto

Sem comentários: