segunda-feira, abril 24, 2006

1ª Divisão Distrital de Viseu - 25ª Jornada


Santar 8 Molelos 2
Santar: João Paulo, Marcelo, Carlos, Aguinaldo, Neves, Sérgio Peixoto, Márcio, Bruno(C), Dani, Pedro, Marinho
Substituições: Marinho por Semedo(30’), Dani por Gerson(45’), Bruno por Pires(73’)
Suplentes não utilizados: Sérgio, Zé Manel, Novo, Xarila
Treinador: João Pereira
Molelos: Nuno, Porteiro, Marco Hélder(C), Maurício, Emanuel, Zé Luís, Nuno Soares, Telmo, Paulo Matos, Júlio, Marcelo
Substituições: Marcelo por Santinha(20’), Maurício por Renato(42’), Telmo por Ricardo(62’)
Suplentes não utilizados: João Filipe, Tavares
Treinador:?
Estádio: Francisco Vital
Assistência: 228 pessoas
Árbitro: António Augusto Cardoso
Assistentes: Carlos Oliveira e Manuel Pessoa
Resultado ao Intervalo: 5-1
Acção Disciplinar: Amarelo: Sérgio Peixoto(10’ e 90’), Marco Hélder(16’), Gerson(70’), Aguinaldo(75 e 79’), Semedo(78’), Neves(82’)
Vermelho: Aguinaldo(79’), José Luís(delegado do Santar ao 80’), Sérgio Peixoto(90’)

As 228 pessoas que se deslocaram ao Francisco Vital assistiram a um festim de golos, a muito futebol de ataque e viram ainda o árbitro ser estranhamente protagonista quando resultado já era de 7-2. As equipas partiam separadas por apenas dois pontos, pelo que o jogo era crucial para ambas. A vitória do Santar garantiu uma vantagem de cinco pontos sobre o Molelos.
O Santar entrou logo em busca do golo e criou logo várias situações de golo que foram desperdiçadas. A entrada do Santar surpreendeu o Molelos que nem conseguia sair do seu meio campo. Este ascendente teve o prémio aos 6’. Dani isolado fintou Nuno e fez o 1-0. O Santar continuou a jogar no meio campo do adversário e dispôs de muitas situações para ampliar a vantagem. O 2-0 surgiu aos 17’. Pedro de livre contou com colaboração do guarda-redes Nuno para ampliar a vantagem. O Molelos conseguiu finalmente aproximar-se da baliza de João Paulo e no primeiro remate que fez, reduziu para 2-1. A bola rematada por Júlio bateu antes do guarda-redes e traiu João Paulo. Este golo motivou o Molelos, que durante cinco minutos esteve mais perto da baliza de João Paulo, ainda que sem criar perigo. O Santar reagiu, mas continuou a desperdiçar oportunidades de golo. Aos 30’ Marinho lesionou-se e o Santar ficou reduzido, temporariamente, a dez jogadores. Apesar da inferioridade o Santar fez o 3-1. João Paulo depois de fazer uma defesa colocou a bola na frente, onde Dani de ângulo muito difícil bateu Nuno. Foi um golo fantástico. O Molelos continuava a não conseguir reagir e aos 39’ Semedo fez o 4-1. O jogador tinha entrado nove minutos antes para substituir o lesionado Marinho e no primeiro remate fez golo. Aos 45’ Dani fez o seu hat-trick e o 5-1.
Na segunda parte o Santar entrou bem, a circular a bola, pensando já no jogo da próxima terça frente ao Santacombadense, mas aos pouco o Molelos reagiu e chegou ao golo aos 55’ por Paulo Matos. Estranhamente a equipa da casa intranquilizou-se e permitiu ao Molelos aproximar-se por várias vezes da baliza de João Paulo. Contudo a equipa verde e branca voltou a equilibrar-se aos 70’ aumentou a vantagem para 6-2. Marcelo com uma excelente jogada pelo corredor direito assistiu Gerson e este não desperdiçou. No minuto seguinte foi Márcio a fazer o 7-2. Só dava Santar, mas depois do jogo surge um novo protagonista, o árbitro da partida. Aos 75’ amarelou Aguinaldo por uma falta a meio campo, para quatro minutos depois o expulsar. Num lance em que um jogador do Molelos “ceifou” Márcio, foi Aguinaldo a ver o cartão. Estranho. O árbitro que já tinha dito a um dos nosso jogadores que se tivesse sido ele o árbitro do A.Viseu – Santar o Aguinaldo tinha vindo para a rua, acabou mesmo por o expulsar. Mas na sua inacreditável arrogância dirigiu-se ao banco do Santar, onde nada de especial se passava, ameaçando de expulsão os elementos que lá se encontravam. Assim o disse, assim o fez, expulsando o delegado Santarense. Mesmo em desvantagem só deu Santar e Márcio ainda acertou no poste. O mesmo jogador fez o 8-2 aos 89’ após assistência de Pedro. Aos 90’ Sérgio Peixoto foi rasteirado dentro da área. O árbitro apitou, pensava-se que para marcar grande penalidade, mas não, marcou falta contra o Santar e expulsou o nº 6 do Santar. Porque será que um jogador que está a ganhar por 8-2 e que já tinha visto um amarelo ia simular uma falta? O jogador não esboçou qualquer protesto, mas ainda assim o árbitro achou por bem expulsá-lo. Mesmo com nove jogadores o Santar, já no período de compensação, quase ampliou a vantagem, desperdiçando duas boas ocasiões.
A equipa de arbitragem esteve muito bem até aos 71’ e daí para a frente mudou completamente. Qual terá sido o objectivo? O jogo já estava 7-2. Algo se passa na 1ª distrital. Caberia a quem de direito investigar isto, mas isso não acontece pois existem muitos interesses. Parece que os lugares estão atribuídos.

A restante jornada:
Esta jornada foi só surpresas, com o primeiros a perderem todos. Em Lamelas o Académico de Viseu perdeu por 2-0. A equipa Viseense queixa-se muito do árbitro no seu site, nomeadamente das grande penalidades. Estranho foi terem dito que arbitragem de Fernando Ananias no A. Viseu - Santar foi muito boa. Para eles foi com certeza boa, pois a vitória poderia ter fugido. Foi o quarto jogo que o árbitro apitou o A. Viseu e na joranada seguinte foi logo apitar o Mortágua-Sampedrense(rival do A.Viseu pelo 2º lugar). Em Mortágua os locais surpreenderam ao vencer o Sampedrense por 3-0. Fernando Ananias esteve novamente em destaque. Outra surpresa aconteceu em Moimenta da Beira, com os locais a serem derrotados por 0-2 pelo Oliveira de Frades. Em jogo de aflitos o Vouzelenses venceu o Paivense por 2-1. O golo da vitória apareceu já nos minutos finais. Ambas as equipas continuam em zona aflitiva. Em Lamego a equipa local venceu o Oliveira do Douro, último classificado por 4-0. O Mangualde foi a Campia perder por 1-0. Pontos preciosos para o Campia, que ainda assim não os tira da zona aflitiva. O líder Santacombadense deslocou-se a Vildemoinhos e esteve a ganhar por 0-1, mas nos minutos finais o Lusitano deu a volta ao jogo em três minutos.

Sem comentários: