quinta-feira, abril 27, 2006

Memória Atacante XXVI

A saudosa SpicedBlond concluía o magnifico trabalho sobre o Futebol Americano com uma entrevista a uma das grandes estrelas da modalidade, Nick Greisen, jogador dos New York Giants da NFL foi entrevistado em 3 partes pela “nossa” SpicedBlond.
Eram os frutos da sua estadia por terras do Tio Sam, sempre presente no Blog...

Obrigado SpicedBlond!

Entrevista a Nick Greisen 1ª Parte

Bem depois de uma pequena introdução deixada durante esta semana e a passada sobre o Futebol Americano, nada melhor que entrar realmente nesta modalidade com uma entrevista a Nick Greisen jogador de uma das melhores equipas Americanas os “NEW YORK GIANTS”.
Nick revelou-se muito acessível e simpático para nos elucidar sobre a realidade desportiva desta modalidade, como é vivida e as reais diferenças entre Rugby e Futebol Americano. Além de me ter dado a entrevista, também ajudou a elaborar posteriormente por escrito, procurando assim melhorar algumas questões para que todos possamos desfrutar de um desporto que a aqui na América é vivido como uma autêntica febre

Boa noite Nick. Como sabes muita gente confunde Rugby com Futebol Americano, pois á primeira vista são jogos muito idênticos, assim sendo nada melhor como começar a entrevista, elucidando quem lê de quais as reais diferenças de ambos?
Boa noite Daniela. Bem, é verdade que ainda existe muita gente que confunde estes dois desportos, principalmente em países em que esta modalidade não é muito vivida.
Sem dúvida á primeira vista são modalidades muito parecidas, mas em termos de jogo são muito diferentes. Começando no equipamento,no Futebol Americano usam-se protecções em todo o corpo e capacete, devido ao contacto físico, enquanto que no Rugby não é necessário.
Depois outra das grandes diferenças é que no Rugby apenas o jogador que têm a bola pode ser derrubado e os passes com as mãos só podem ser feitos para trás enquanto que no Futebol Americano o contacto físico já é permitido quer tenhas a bola ou não e os passes são essencialmente feitos para a frente, no Rugby isso é proibido.
A nível de Jogadores em campo,as equipas de Rugby dispõem de 15 jogadores, enquanto que o Futebol Americano é praticado por 11.Entre outras coisas como regras estes dois desportos são muito diferentes.


Á primeira vista este desporto transmite para quem assiste que é bastante violento devido ao contacto físico. O que pensas disso, enquanto jogador?
Sem duvida para quem não conhece e assiste raramente o Futebol Americano pode transmitir uma certa violência, onde vale tudo para ganhar, mas a realidade é bem diferente, pois este desporto é muito disciplinado a nível de regras, não podes usar qualquer tipo de golpe de luta como socos ou pontapés ou mesmo rasteirar o adversário.
O que leva também muita gente a pensar isso, é o físico dos jogadores, somos fortes, e o choque físico entre jogadores transmite essa ideia.

Sem dúvida eu mesmo confesso que tinha um pouco essa ideia, mas depois de uma pesquisa que fiz e tu mesmo também ajudas-te, sobre as regras do Futebol Americano fiquei muito surpreendida com a disciplina que este desporto têm. Não achas um bocado contraditório, o que se vê e o que realmente é?
Para quem assiste talvez seja. Mas em todos os desporto tens regras, até no boxe, ou luta livre, desportos bastante violentos existem regras muito rígidas. Nós não somos excepção, provavelmente para quem não conhece,aquilo que passa ca para fora é um desporto onde todos andam á pancada, e lá dentro é bem diferente, para fazeres qualquer coisa tens de ter consciência que ou a fazes bem ou então toda a equipa é punida, pois neste desporto tudo funciona em equipa até as sanções.

Como disses-te e muito bem, em todos os desportos existem regras, mas o que assistimos regularmente é que elas são quebradas bastantes vezes, até mesmo no boxe
como disses-te já houveram casos(lembro-me agora da famosa mordidela na orelha de Mike Tyson a Evander Holyfield). O que quero saber é que nestes desportos ditos violentos, por mais disciplina que haja, pode sempre acontecer algo que leve alguém a cometer “loucuras” em campo, não achas perigoso para quem joga poder ser vitima de um momento menos bom de alguém da outra equipa? Estão vocês jogadores em Segurança?
É claro que Segurança a 100% nunca tens, mas isso acontece em todos os desportos, mesmo os menos violentos. Sabes sempre que podes ser vitima de um outro jogador mais descontrolado, mas por isso mesmo é que as regras são mais apertadas.
Neste desporto tudo é feito para tentar contornar essas hipóteses de descontrolo, assim sendo enquanto que num desporto dito menos violento, apenas o jogador que quebra as regras é punido, no nosso caso toda a equipa é sancionada, ou com perda de pontos, ou com perda automática do jogo ou em caso mais extremos a equipa pode mesmo ser retirada da competição, ou seja quem é jogador de Futebol Americano sabe que o controle em campo é vital pois todos os seus actos podem reflectir-se na equipa da pior maneira, além disso a cultura deste desporto aqui é muito grande, e nenhum jogador gosta de ser apontado como o que levou a equipa a perder por má conduta em campo, e nesse aspecto os adeptos têm muita importância.

Então essa mentalidade é vos incutida desde que começam a praticar Futebol Americano, mas pelo que sei também os vossos treinos são muito rígidos fisicamente, não é complicado conciliar e interiorizar a rigidez que vos é imposta com a disciplina que têm de existir em campo?
Não te vou dizer que não seja, claro que por vezes é complicado, conciliar as regras com a capacidade de te conteres em certas situações, mas para isso mesmo é que existem 7 árbitros em campo, que logo á partida condicionam muitas das tuas acções, pois temos sempre presente que qualquer acção que seja efectuada em campo está a ser super vigiada, mesmo com vídeo.

Quanto tempo custuma durar uma partida?
(risos) Custuma ser muito longa, o normal é ser de uma hora dividida por 4 períodos de 15 minutos, mas como geralmente em cada jogada feita o relógio é parado, muitas vezes as partidas chegam a durar 3 horas, é muito duro(risos).


Para finalizar esta primeira parte e como já é habito nas minhas entrevistas.....uma provocaçãozinha.
Vais-me dizer que nunca te aconteceu, naqueles momentos em que por vezes já fala mais alto o coração que a razão, atacares alguém de forma menos proporia?

(risos) lá estás tu a enterrar-me (risos). Claro que já, sou um ser humano como todos os outros, e claro que por vezes me exalto. Além disso a posição que ocupo, é automaticamente uma posição em que o contacto físico é extremamente forte com os elementos da outra equipa, mas por isso mesmo também já fui sancionado, e punido pelo meu treinador, por isso com o tempo que vais tendo de profissionalização, vais acabando por te conter mais, mas por vezes é complicado.

Aguardem pela 2ª parte

Sem comentários: