sexta-feira, abril 21, 2006

Entrevista - Israel Alves

Hoje o Futebol de Ataque, continuando com as grandes entrevistas em exclusivo, apresenta-vos uma entrevista a um dos melhores jogadores do futsal Português da actualidade, estou a falar de Israel Alves, internacional Português e actualmente a jogar no Freixieiro.
A seguir podem ficar a conhecer toda a carreira do nosso craque, assim como algumas curiosidades em exclusivo no Futebol de Ataque...

Futebol de Ataque: Olá Israel, para começar a nossa conversa, como e onde começaste a jogar futsal?

Israel Alves: Comecei a jogar futsal com 17 anos no Carvalhosa, acompanhado de um amigo que me convenceu a ir as captações e de entre 15 jogadores eu fui o 14.º e ultimo a ser escolhido para lá ficar!

F.A.: Fala-nos um pouco sobre o teu percurso no futsal, que clubes representaste, que treinadores te marcaram?

I.A.: Comecei com 17 anos nos juniores do Carvalhosa onde fiz apenas 1 jogo porque o treinador dos seniores chamou-me logo para jogar por eles. Fiz essa época toda por eles e no final da época assinei pelo Miramar (onde todos os jogadores queriam estar)! No ano do Miramar sagrei-me campeão nacional de juniores e também campeão nacional da 1º divisão nacional sénior graças ao treinador da altura (Beto Aranha) que me chamava para representar a equipa sénior do miramar. No ano seguinte transferi-me para o Boavista onde aprendi bastante e evolui como jogador com o treinador que mais me marcou até hoje (José Vasconcelos)! Depois passei 3 anos na extinta JOARTE onde passei muitos bons momentos individuais, mas não colectivos... Regressei ao Miramar mais um ano para me transferir de novo para o Boavista, onde joguei mais um ano e meio antes de dar o maior salto da minha carreira! Esse salto chama-se Sporting Clube de Portugal... Depois de ter quase tudo certo com o Benfica para me transferir para lá, aparece o Sporting que para mim sempre foi uma referencia da modalidade e sempre tive como sonho representa-lo.
Passo 2 anos maravilhosos no melhor clube de futsal português, onde sou muito bem tratado e ganho títulos importantes para o meu curriculum! Depois de 2 anos aparece o Freixieiro (que era um namoro antigo) e me convida para regressar à minha cidade, aliado a isto tudo o facto de vir a ser pai e de ter a minha namorada longe tornou-se complicado recusar o convite do Freixieiro!


F.A.: Algum golo, jogo, título, ou momento que tenha ficado na memória para mais tarde contar aos netos?

I.A.: Felizmente há muitos... golos recordo-me particularmente dos 2 últimos contra a Espanha que nos deram a 1 vitoria da historia contra eles e os meus primeiros 2 golos ao serviço da selecção contra a Moldavia porque no dia anterior o seleccionador (Orlando Duarte) apanhou-nos (Israel, Formiga e Arnaldo) ás 2h da manha a jogar cartas e acreditem que não foi nada agradável para nós...quanto ao jogo...contra a Itália no Mundial na China simplesmente porque até esse jogo praticamente não tinha jogado e esse jogo não nos estava a correr muito bem e depois da minha entrada em campo tudo se alterou felizmente para a selecção tendo no fim ouvido os maiores elogios por parte de toda a imprensa nacional e internacional! Quanto a títulos, o que conquistei ao serviço do Sporting vai ficar para sempre gravado na minha memória!

F.A.: Como foi a tua estreia na selecção nacional?

I.A.: Aconteceu aos 19 anos contra a Austrália, mas não correu muito bem porque joguei pouco tempo e não deu para mostrar muita coisa! Mas foi óptimo ter-me estreado novo e na minha cidade!

F.A.: Quais as tuas expectativas pessoais em relação à selecção nacional?

I.A.: São sempre as mais positivas, embora reconhecendo que estamos num nivel abaixo das 3 melhores selecções do mundo (Brasil, Espanha e Itália). Agora com o europeu no nosso país não existe oportunidade melhor para finalmente ganhar-mos um titulo internacional!

F.A.: O que falta a Portugal para ganhar um grande título internacional?

I.A.: Acima de tudo alguma experiência internacional e também alguma sorte nos momentos certos. Mas acho que estamos no caminho certo para lá chegar!

F.A.: Como vês o estado actual do futsal Português? O que consideras que está bem e o que mudarias?

I.A.: Acho que o estado actual do futsal Português está em termos desportivos bastante elevado mas em termos económicos ainda muito atrasado! Mudaria alguns dirigentes que infelizmente querem viver ás custas da modalidade e também criava uma liga profissional!

F.A.: Profissionalismo é o próximo passo para o futsal Português?

I.A.: Como referi na resposta anterior acho que uma liga profissional só beneficiava a modalidade, mas também sei que se algum dia essa liga vier a existir terá que haver um suporte muito grande para as pequenas equipas poderem sobreviver porque senão será o fim dos clubes pequenos!

F.A.: Consideras essencial a presença dos 3 grandes no futsal?

I.A.: Considero muito importante e quem conhece a modalidade sabe bem disso porque com a entrada do Benfica felizmente para o futsal a modalidade desenvolveu-se muito! Agora é preciso também não esquecer os históricos do futsal, foi graças a eles que o futsal ganhou nome, porque os 3 grandes vivem à custa do nome que têm enquanto os pequenos lutam diariamente para sobreviver!

F.A.: Não achas que o desporto Português está demasiadamente dependente dos 3 grandes?

I.A.: Acho que sim, embora reconheça que é impossível existir desporto sem esses 3 grandes, mas se repararmos nas modalidades ditas amadoras até ai os grandes predominam, logicamente entre um clube grande e um menor, qualquer pessoa irá sempre escolher o grande! Até porque acho que não é só o desporto que esta dependente, mas sim o próprio país!

F.A.: Estás de acordo com os play offs?

I.A.: Sempre fui de acordo porque dá sempre mais emotividade á competição embora reconheça que isso pode ser um pouco injusto para quem acaba em primeiro, mas acho que para os clubes mais pequenos as hipóteses de serem campeões aumentam significativamente, logo a competitividade é maior!

F.A.: Temos futsal suficiente na TV, ou achas que era possível mais jogos na TV?

I.A.: Eu pessoalmente acho que devia haver mais jogos na TV (mas também sou suspeito para falar nisso...) mas posso vos dar um caso em que tive a felicidade de jogar, Sporting-Benfica no pavilhão Atlântico com 6 000 pessoas e que na TV atingiu o share de 14% que se traduziu em dois milhões de pessoas...dá que pensar!

F.A.: Melhor jogador do Mundo?

I.A.: Falcão

F.A.: Melhor jogador Português?

I.A.: Pedro Costa

F.A.: O que achas de os jogadores de futsal experimentarem o futebol 11, será possível a adaptação? Falcão não conseguiu...

I.A.: Acho que são modalidades diferentes e que a adaptação não é tão fácil como as pessoas podem pensar! Joguei durante 1 ano futebol de 11 e pude constatar que é muito mais difícil jogar futsal do que futebol de 11! Falcão não conseguiu mas dou 3 exemplos de jogadores que conseguiram...RONALDINHO GAUCHO/ROBINHO/DECO acho que os nomes dizem tudo!

F.A.: Para terminar, acompanhas com regularidade este fenómeno da Blogosesfera? Que opinião tens do fenómeno e em especial do www.futeboldeataque.blogspot.com ?

I.A.: Acompanho bastante porque é um espaço onde toda a gente pode exprimir as suas ideias e fazer novos conhecimentos, independentemente das cores clubistas. Quanto ao vosso blog comecei acompanhar assiduamente desde o momento que tomei conhecimento através de um amigo que frequenta bastante este blog, e aproveito para vos dar os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.

F.A.: Em nome do Futebol de Ataque agradeço-te a disponibilidade para esta entrevista, e desejamos-te a maior das felicidades na tua vida profissional e pessoal!

Obrigado!

Sem comentários: