sexta-feira, abril 21, 2006

Ressurgido: O ano em que voltamos das cinzas


Mano Menezes completa um ano no comando do Grêmio

No dia 21 de abril de 2005, Mano Menezes assumia o comando do Grêmio. Fora das finais do campeonato estadual, eliminado da Copa do Brasil e às vésperas da estréia na Série B do Campeonato Brasileiro, o clube amargava um dos períodos mais difíceis de sua história, agravado por uma grave crise financeira e pelas dificuldades de contratar reforços de qualidade. Passado um ano, o jovem treinador goza o sucesso alcançado no clube. Protagonista do heróico retorno tricolor à primeira divisão e da conquista do campeonato gaúcho há poucos dias, Mano Menezes montou um Grêmio vencedor, que trouxe de volta a confiança dos torcedores e promete brigar pelo título nacional.
De León, Caxias, Brasília: Mano Menezes assume o comando do Grêmio
A derrota de 3 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, e a conseqüente eliminação da Copa do Brasil motivaram o afastamento de Hugo De Leon. Capitão gremista na Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes de 1983, o treinador uruguaio não conseguiu dar padrão de jogo ao modesto plantel tricolor. De Brasília, onde o Grêmio faria sua estréia na Série B, diante do Gama, o Presidente Paulo Odone deu início às articulações que trariam Mano Menezes ao Estádio Olímpico. O pedido para que assessores negociassem a vinda do treinador, que na época comandava o Caxias, iniciaram imediatamente.
No jantar no restaurante El Fuego, em Caxias do Sul, foi apresentada oficialmente uma proposta. Em menos de duas horas de reunião, na presença de Paulo Pelaipe, Alfredo Oliveira e do coordenador de comunicação Haroldo Santos, Mano Menezes aceitava o convite para assumir o comando do Grêmio. Na manhã seguinte, o homem ao qual cabia a recuperação de um dos times de maior tradição do país viajava para Brasília para comandar o time. Sem tempo para grandes mudanças táticas na equipe – apenas um treino foi realizado – o Grêmio não pôde resistir aos donos da casa. O gol marcado pelo jovem Anderson não foi suficiente para evitar a derrota de 2 a 1 para o Gama. Seria necessário muito trabalho para que um bom futebol fosse apresentado aos torcedores.
Virada de jogo: as vitórias e as conquistas estão de volta
O clima de insegurança não foi afastado imediatamente. Mano Menezes viu na derrota para a Anapolina seu momento mais difícil no clube. Longe das primeiras colocações, o Grêmio não mostrava alternativas de retorno à elite do futebol brasileiro. Somente com treinamentos intensos, com a promoção de jovens talentos do clube e a contratação de alguns reforços importantes que a virada de jogo começou a se estabelecer.
Revigorado, confiante e com o velho espírito aguerrido em campo, o Grêmio passou a vencer seus desafios, obteve a classificação para os quadrangulares finais da competição. Aquilo que podia ser considerado uma vergonha para um clube da envergadura do Grêmio, tornou-se o único desejo de uma equipe vencedora. O título da Série B chegou de forma heróica, numa batalha contra o Náutico, contra a arbitragem, contra os críticos, contra todos que ousassem duvidar da força tricolor. A vitória por 1 a 0 no Recife, com apenas sete jogadores em campo, mostrou ao mundo que a garra e a determinação dos jogadores, aliada à tradição de uma camisa vencedora, é a receita para tornar inesquecível um confronto. O Grêmio imortal era campeão e Mano Menezes pôde comemorar sua primeira conquista.
O título estadual conquistado em abril afirmou a competência do treinador. Diante do maior rival, tido como uma seleção de grandes jogadores, o Grêmio foi invencível. Dois empates trouxeram o troféu para o Estádio Olímpico. A suposta superioridade colorada estava batida. Grêmio mais uma vez campeão. Pela frente o Brasileirão 2006. Na estréia diante dos atuais campeões, vitória incontestável por 2 a 0 e a certeza de que o potencial da equipe é alto. Um esquema tático diferenciado parou o Corinthians e atestou a inteligência do treinador gremista.
O jovem treinador Mano Menezes: tradição e modernidade
Desde 1986 trabalhando com a área esportiva – técnico esportivo no SESI-RS – Luiz Antônio Venker Menezes chegou ao futebol profissional em 1997, quando assumiu o comando do Guarani de Venâncio Aires. Formado em Educação Física no ano de 1999, Mano Menezes exerceu o cargo de treinador em alguns dos grandes clubes do interior gaúcho. Em 2004 ganhou projeção ao levar o XV de Novembro para as semifinais da Copa do Brasil. Hoje é reconhecido nacionalmente como um treinador estrategista. Adotando um esquema de jogo moderno, muito usado pelos grandes clubes europeus, Mano Menezes torna o Grêmio uma equipe paradoxal: a tradição aguerrida de um dos maiores clubes do mundo alia-se às estratégias do futebol moderno. Receita que, por enquanto, parece imbatível.

Sem comentários: