terça-feira, abril 18, 2006

Estrela Amadora Vs Sporting


Visão tricolor

Grão a grão...

Na jornada 31 o Estrela recebia o Sporting que vinha de "entregar" o titulo ao FCPorto e não contava com um dos seus melhores jogadores, Manu, para alem do defesa Amoreirinha e alguns lesionados.

Assim e condicionado numa das alas atacantes, Toni fez uma misturada tal na tactica que só ele percebe como iniciou o jogo, o lado esquerdo só tinha Semedo no ataque e ninguém na defesa, onde por vezes aparecia o central Mauricio para o que desse e viesse, mas por sorte não veio muito daquele lado sportinguista, já que Koke foi uma nulidade.

Do lado direito Tony e Zamorano atrapalhavam-se mutuamente, ora na defesa ora no ataque, e sinceramente não percebi também o porque de desguarnecer o lado esquerdo que habitualmente pode ser feito por Zamorano colocando-o no ataque do lado direito, tendo com isso “chocado” várias vezes com o luso-francês.
No centro 3 centrais, um trinco Jordão ladeado por André Barreto, aqui tudo normal e mais a frente Semedo na esquerda Rui Borges ao centro Zamorano na direita e Bevacqua a ponta de lança.

Começa então a partida onde inexplicavelmente o Sporting “não entrou”, resultado da desilusão evidente pelo jogo da semana passada. Em resultado disso a primeira parte foi de domínio absoluto dos tricolores, que deram o primeiro sinal de perigo ao quarto de hora com remate fraco de Rui Borges para defesa fácil de Ricardo.
Dois minutos depois é Bevacqua, a passe de André Barreto, que cabeceia com a bola a rasar a barra do Sporting, muito perigo.
Aos 25’ novo lance de ataque com Bevacqua a dar a bola para tras, para o remate a entrada da área, de Jordão que rematou duas vezes seguidas contra um defesa contrário.
Pouco depois um perda infantil de Tonel quase isola Rui Borges mas este perde tempo precioso e a jogada não vai mais alem.
Foi um quase massacre estes minutos entre os 15 e os 40, as neste preciso minuto Liedson consegue uma desmarcação que Bruno Vale defende muito bem saindo aos pés do avançado não lhe dando hipótese de rematar. Foi o último lance de perigo eminente da primeira parte.

Na segunda parte e após um esperado “puxão de orelhas” de Paulo Bento o Sporting foi mais acutilante.
Nesta altura o jogo começou a ser mais “tu cá, tu lá” coisa que na primeira parte foi só “tu lá, tu lá” para o Estrela que dominou grandemente.
Pedro Simões desvia “in-extremis” uma bola que ía parar aos pés de Liedson e na resposta é Rui Borges que remata forte ao lado.
O primeiro sinal de perigo leonino, aconteceu aos 60 minutos, quando Liedson, à vontade rematou para defesa segura de Bruno Vale.
Aos 70 minutos um livre directo de Carlos Martins, que levava “lume”, obriga Bruno Vale a defesa da noite, com uma estirada valente ao solo.
O Estrela espevitou um pouco por esta altura e em 5 minutos consegue três remates perigosos à baliza de Ricardo.
Depois de um remate de Abel sem nexo e para a bancada, Rui Borges num ataque rápida remata de longe bastante forte e obriga Ricardo a defender para a frente com Bevacqua, apertado por Abel, rematar um tudo nada ao lado, muito perigo aqui também.
Antes do final destaque para um remate de Douala muito forte ao lado e outro de Paulo Machado que rasou o poste direito de Ricardo que apenas acompanhou o lance com o olhar.

Notas positivas:
A equipa conseguiu empurrar o Sporting para trás durante toda a primeira parte e só por falta de sorte não marcou.
Maxi Bevacqua está a evoluir, qualquer dia até marca golos.
Bruno Vale está mais que um “Senhor” na baliza.
Regresso de Coutinho à competição, desde Janeiro, frente ao FCPorto

Notas negativas:
Cartões amarelos só para o Estrela, e com isso ficamos sem utilizar na proxima jornada nada mais nada menos que: Semedo, Rui Borges e Mauricio.
O Sporting está desmoralizado, assim até um Benfica a jogar o que está a jogar lhe vai tirar o segundo lugar e para quem lutava pelo título a 5 jornadas do fim, perspectiva-se o ficar em terceiro lugar.

Nota extra:
Paulo Bento pagou e bem, aos tricolores, o facto de o Estrela Amadora o ter catapultado para o sucesso.
Uma Taça de Portugal, no inicio como jogador profissional, e que grande golo na finalíssima e agora no seu início como treinador, 4 pontos muito preciosos para a manutenção.

[Estrela]


-----------///////////----------
Visão Leonina

Presos por arames

O Sporting deu um passo atrás no importante objectivo que lhe resta esta época - a entrada na milionária Champions League!
O jogo de Alvalade contra o Porto deixou marcas irreversíveis na "jovem" estrutura leonina. A juntar a isso, Paulo Bento que tem feito uma época a todos os títulos notável decidiu "inventar"! Deu-se mal! Apostou em João Alves numa semana em que o médio esteve com febre e não treinou em pleno. Deu a titularidade a Koke e tentou adiantar João Moutinho para número 10. A estratégia revelou-se desastrosa e a primeira parte foi um espectáculo miserável. Do lado leonino só Liedson teve uma ocasião de golo enquanto que o Estrela foi mais equipa. Apenas uma nota para Bevaqua, para dizer que gosto cadavez mais deste jogador! O incrível é saber como marcou dois golos ao Benfica!
A 2.ª parte foi um pouco melhor, mas apenas me recordo de uma "bomba" do melhor em campo - Carlos Martins, que Bruno Vale defendeu com classe!(uma bola semelhante à que deu a vitória do Estrela sobre o Porto, mas aí com Vitor Baía entre os postes).
De resto, uns tímidos contra-ataques do estrela e um "bocejo" constante do Sporting.
Em conclusão, um resultado justo e com o Sporting a precisar de ver este jogo muitas vezes. A relembrar e não a esquecer.
Os leões são neste momento uma equipa esticada ao máximo, sem margem de progressão, mas mesmo assim penso que têm condições para segurar o segundo lugar!

Notas Negativas:
O Sporting e Paulo Bento. Foi um dia não para a equipa de Alvalade, mas é necessário arrepiar caminho.
A falta de público. Uma constante na Reboleira.
Deivid. Esteve em campo?

Notas Positivas:
O ponto do Estrela, importante na luta pela despromoção.
Santamaria. Um belo central que pode ser melhor aproveitado noutras bandas.

[Acosta11]

Sem comentários: