sexta-feira, abril 28, 2006

Regras Atacantes

Olá pessoal! Após um interregno forçado, volto com as Leis de Jogo. Para "arrepiar caminho" vou falar-vos hoje de duas leis no seguimento da última que vos falei que foi a Lei 5, o árbitro:

Lei 6 - O Árbitro Assistente

Deveres

Serão designados dois árbitros assistentes, que têm por missão, salvo decisão contrária do árbitro, assinalar:

- quando a bola sai completamente do terreno de jogo;

- a que equipa pertence o lançamento lateral, ou se há pontapé de canto ou de baliza;

- quando um jogador deve ser sancionado por se encontrar na posição de fora-de-jogo;

- quando é solicitado uma substituição;

- quando um comportamento condenável ou qualquer outro incidente ocorra fora do campo de visão do árbitro;

- quando forem cometidas faltas em que os árbitros assistentes estejam mais perto da acção que o árbitro (incluindo excepcionalmente qualquer falta cometida na área de grande penalidade);

- quando nos pontapés de grande penalidade o guarda-redes se mova para a frente antes que a bola seja chutada e se a bola transpõe a linha.

Assistência

Os árbitros assistentes ajudam também o árbitro a velar pelas Leis de jogo. Podem nomeadamente penetrar no terreno de jogo para garantir o respeito pela distância de 9,15 m.

Em caso de ingerência ou de comportamento incorrecto de um assistente, o árbitro pode (e deve) demitir o árbitro assistente de funções e fazer o respectivo relatório às autoridades competentes.

Em relação aos árbitros assistentes, como vêem, pouco se diz nas Leis de jogo, mas é minha opinião que têm das funções mais ingratas, já que são responsáveis pelo assinalar dos foras-de-jogo. Acho humanamente impossível uma decisão sempre correcta neste aspecto o que me leva a crer que os árbitros assistentes, na maior parte dos casos - os mais complicados, claro -, levantam a bandeirola de maneira instintiva. Não existe volta a dar a esta situação e ela só melhora com a experiência.


Lei 7 - Duração do jogo

Partes do jogo

O jogo compõem-se de duas parte de 45 minutos cada, a menos que outra duração seja combinada por comum acordo entre o árbitro e as duas equipas participantes. Qualquer acordo deste tipo, deve ser feito antes do pontapé de saída e deve estar de acordo com o regulamento da competição.
Engraçado constatar que é permitido fazer jogos com uma duração menor. Permitido pelas Leis de jogo, agora pelo regulamento da competição, isso é outra história...

Intervalo

Os jogadores têm direito a um descanso entre as duas partes.
O intervalo não deve exceder os 15 minutos.
O regulamento da competição deve definir a duração do intervalo.
Esta duração só pode ser modificada com o consentimento do árbitro.

Recuperação do tempo perdido

Cada parte deve ser prolongada para recuperar todo o tempo perdido ocasionado por:

- substituições;
- exame de lesões dos jogadores;
- transporte de jogadores lesionados para fora do terreno de jogo;
- manobras visando deliberadamente a perda de tempo;
- qualquer outra causa.

A duração do tempo de recuperação é à discrição do árbitro.

Outros

Se um pontapé de grande penalidade tiver de ser executado ou repetido, a duração de cada parte deve ser prolongada para permitir a sua execução.

Um jogo interrompido definitivamente antes do seu termo deve ser repetido, salvo contrária estipulada no regulamento da competição.

Em relação ao tempo de jogo, acho que não estou a dar novidades nenhumas a ninguém, mas queria deixar aqui um alerta:
na outra "fonte de direito" de futebol (perguntas e respostas), está definido de forma clara que o tempo que o árbitro anuncia como tempo extra, não é o tempo exacto a cumprir, mas antes uma indicação do tempo mínimo que o árbitro vai cumprir para recuperar tempo perdido. É à sua discrição definir esse tempo, bem como aumentá-lo se achar conveniente. Por isso, e aqui o objectivo desta nota, não vale a pena dizer do género "ah e tal, eles marcaram, mas já tinha passado os (por exemplo) 4 minutos de compensação que o árbitro deu.". Errado!!! Tinha passado o limite mínimo de tempo que o árbitro ia dar como compensação. Ou seja, há jogo e não há motivos para reclamar, enquanto o árbitro não apitar para o fim do jogo...

Vejam mais futebol e menos arbitragens!!! Abraço.

Sem comentários: