terça-feira, abril 25, 2006

Análise Atacante - Liga Betandwin, 32ª Jornada

A jornada começou na sexta-feira com o Vitória SC a não conseguir melhor que empatar em casa contra o Boavista e que os deixa numa posição muito ingrata, tendo que obrigatóriamente pontuar no estádio do Dragão e de preferência ganhando, senão cai na Liga Honra. O Boavista deixou para resolver a questão da UEFA em casa do seu adversário directo, o Nacional, já na próxima jornada.

Sábado foi o dia da consagração do FCPorto como novo campeão, que jogou “em casa” no estádio 25 de Abril e num mau jogo, mais um em que ganhou pela diferença mínima e de grande penalidade. Para a semana é a consagração no seu verdadeiro estádio, o do Dragão, e vamos ver se não temos uma surpresa nesse jogo, uma vez que o Vitória precisa de pontuar e mais que um ponto.
O Penafiel não fez mais que jogar o que consegue e sabe, ou seja, nada. E perder apenas por 0-1 com o novo campeão nacional e de penalty é de louvar. Para a semana vão à Reboleira, tentar prejudicar a vida aos tricolores.

Domingo à tarde, jogos “grandes”, entre as equipas da parte final da tabela.
O Setúbal descansado recebia um Maritimo, quase descansado e a vitória surriu aos visitantes, num golo marcado, por um dos melhores pontas de lança a actuar em Portugal no momento, Zé Carlos, ou Zé do Gol. Na próxima semana o Setubal vai à Luz onde se perspectiva uma derrota, uma vez que os "sadinos" nesta segunda volta são a par do Penafiel a equipa que menos pontuou no campeonato. O Maritimo recebe um aflito Paços Ferreira que na ultima jornada recebe o Benfica e como tal deve dar o tudo por tudo nos Barreiros, perspectiva-se bom jogo na Madeira.

O Paços recebeu o Belenenses e foi uma das surpresas da jornada, a não vitória dos pacenses. Dois excelentes golos, mas o do Paços foi um hino ao futebol de ataque, em jogadas rapidas ao primeiro toque deixaram a defesa azul completamente aos papeis tendo sido uma das finalizações mais simples que já vi. E se o golo apareceu logo aos 10 minutos mais estranho é o facto dos “castores” não terem ganho. Depois o Belenenses equilibrou e num excelente remate de fora da área empata a partida. Para a semana o Paços vai aos Barreiros e se perderem, ganham ao Benfica em casa? Muito dificil a permanência pacense.
Os de Belém recebem a Academica que foi humilhada em casa pelo Sp.Braga. Num jogo que se prevê interessantíssimo.

Em Barcelos o Rio Ave práticamente disse adeus à Primeira Divisão ao sair derrotado, pelo Gil Vicente que ganhou novo alento nesta duas últimas jornadas e quando é que o Rio Ave volta a pontuar? Em casa frente ao Sporting ou na última jornada em Leiria? Adeus Rio Ave.
Os de Barcelos vão a Braga e se o Paços lá ganhou pode ser um incentivo, mas o jogo decisivo é mesmo em casa na última jornada, frente ao Belenenses, e se os azuis vierem de não ganhar à Briosa, vai ser um jogo de vida ou morte.

Em Leiria as duas equipas do “quase”. Quase safas e quase ficaram com o resultado final 1-1, num jogo morno com espectador previligiado (Scolari) as equipas pouco mais fizeram que deixar correr o tempo e beneficiar ambas de um ponto importante para as duas. A União ficou com 41 pontos e quase de certeza que ficou na Primeira Divisão, o Estrela chegou aos 39 e recebe na próxima jornada o Penafiel, jogo em que quase de certeza lhe bastará pontuar, mas não se espera outra coisa que a vitória estrelista.

Ao fim da tarde corriam Benfica e Sporting a horas diferentes, o Benfica na Choupana deixou-se empatar a dois minutos do fim e o Sporting não fez melhor em casa frente à Naval que já tinha empatado a zero na Luz. Continuando assim com uma luta “idiota” que só vem acicatar os ânimos dos adeptos nervosos.
O Sporting em confronto directo com o rival tem vantagem nos jogos e termina a última jornada em casa enquanto que o Benfica vai a Paços Ferreira jogar com uma equipa que precisa mais do que nunca de pontuar para permanecer, e não estamos a falar de um Penafiel e sim de uma equipa que sabe jogar e joga bem à bola.

O Nacional deixou a luta pela UEFA para o próximo jogo em casa com os adversários directos, o Boavista e perspectiva-se um jogo muito difícil para o árbitro que lá for.

A Naval conseguiu excelente ponto em Alvalade e tem dos calendários mais fáceis deste final de época, pois recebe a União Leiria e vai a Penafiel e para quem está neste momento abaixo da linha de água tem quase garantidos 42 pontos em duas vitórias fáceis, e ainda vai acabar muito acima da linha de água, ficando à frente dos 4 que descem e de mais 3 ou 4 equipas.

Sem comentários: