domingo, abril 30, 2006

Grupo A - Euro sub17

A poucos dias do arranque do Euro sub17, é tempo agora de conhecermos melhor as selecções que irão lutar pelo ceptro de campeão Europeu.
A imprevisibilidade nestas competições é sempre um factor presente e bem visível, no entanto, sucintamente irei tentar dar a conhecer um pouco de cada selecção e suas principais figuras.


Comecemos então pelas selecções do Grupo A

Luxemburgo

A selecção da casa é, talvez, a mais frágil selecção da competição.
Estão pela primeira vez na fase final deste evento, e só o facto de participarem, é já uma página histórica do Futebol Luxemburguês.
Em termos de jogadores “chave” desta equipa, é obrigatório destacar o centro campista, pelo qual passa todo o jogo da equipa – Gilles Bettmer, do Friburgo da Alemanha.
Para os golos, o Luxemburgo conta com Pjanic, jogador das escolas do Metz.
Em termos tácticos o Luxemburgo actua num claro 4-4-2, e é orientado por Ronny Bonvini

Espanha

A Espanha chega a esta fase final, depois de uma traumática prestação em 2005, onde como País com melhor historial na prova, não se conseguiu apurar para a fase final.
Depois de passarem Chipre, Moldávia e Gales, estarão presentes no Luxemburgo e são á partida os favoritos ao ceptro.
Como estrelas falo-vos de Roberto Garcia do Atlético de Madrid, na defesa, César Azpilicueta do Osasuna e Ignacio Camacho do Atlético de Madrid e por fim na frente “nuestros hermanos” apresentam Nsue e Níguez.
O treinador é o conceituado Santisteban, que já venceu ,como treinador, 6 vezes o campeonato Europeu sub16.

Hungria

A Hungria marca pela 5ª vez presença numa fase final desta categoria, o que demonstra bem os pregaminhos de sucesso que esta selecção tem nos escalões de formação.
Pelo caminho, deixaram a toda poderosa selecção Portuguesa, vencendo ainda na “Elite Round” a Ucrânia e a Suécia. Chegam assim ao Luxemburgo, com o melhor registo na fase de qualificação. Os 18 golos marcados e apenas 2 sofridos demonstram bem o poderio dos “magiares”.
Como jogadores “chave” contam com o melhor marcador da fase de qualificação Németh ( igualado em golos com o português Bruno Matias – 9). Este húngaro demonstra uma enorme capacidade de remate com os 2 pés, boa movimentação e uma capacidade de cabeceamento bastante assinalável.
No meio campo Koman é o cérebro da equipa, atleta que milita já na Sampdoria de Itália.
O treinador é Jozsef Both.

Rússia

A Rússia qualifica-se pela primeira vez para o campeonato Europeu de sub17 (em 5 edições já disputadas).
Os Russos começaram a sua caminhada em 2004 na selecção de sub15, trabalho liderado pelo treinador Igor Kolyvanov, que chega agora ao Luxemburgo com um grupo muito unido e trabalhado, de forma a ser possível enfrentar equipas com mais argumentos técnicos.
Na Elite Round, eliminaram Bulgária, Itália e Inglaterra.
Como estrelas cito o ponta de lança do Spartak Prudnikov, Igor Gorbatenko e por fim Sémen Fomine.




Nota:
amanha ficaremos a conhecer o grupo B.

Sem comentários: