quinta-feira, abril 13, 2006

Promessa atacante da semana: Gonzalo Castro

O jovem promissor desta semana é espanhol, ou deverei dizer alemão? Gonzalo Castro protagonizou uma novela deveras interessante, a fazer lembrar outra cujo principal actor foi Makukula. A diferença é que Gonzalo é um grande jogador...

Os pais do jogador emigraram para a Alemanha quando tinham 20 anos, na esperança de encontrar uma vida melhor. Wuppertal foi o destino da sua família e foi aí que nasceu e cresceu como homem e jogador. O Bayern Wuppertal foi então o seu primeiro clube, onde jogou até aos 12 anos. Por essa altura, apercebendo-se do potencial do médio, o Bayer Leverkusen contratou-o e hoje, com 19 anos de idade, é presença assídua no onze titular.

O seu coração sempre esteve dividido entre a Espanha e a Alemanha. Aos 16 anos, teve de tomar uma decisão importante: optar por um dos dois paises, para representar as selecções jovens. Depois de muita pressão, escolheu a terra dos pais: "Tenho sangue espanhol, os meus pais são espanhois e o meu passaporte é espanhol, por isso quero jogar pela Espanha!" Foi imediatamente convocado pela Selecção sub-19, e jogou ao lado de outros talentos como Gerard Piqué ou Toni Calvo.

Também aos 16 anos teve a sua estreia na equipa principal do Leverkusen, num jogo contra o Hannover. Pouco tempo mais tarde, tem a oportunidade única de se estrear na Champions com o Liverpool, jogando 20 minutos. O jovem médio sentia-se motivado e tinha o apoio e o carinho dos outros jogadores e dos treinadores.

Os seus ídolos são também eles espanhóis e jogam na sua posição: Xavi, do Barça e Xabi Alonso, do Liverpool. Gonzalo preferia o estilo de jogo espanhol ao alemão: "É possível ver a diferença entre um e outro. O futebol alemão é mais duro, tem muito menos posse de bola. Na Espanha, o futebol é mais técnico." Gonzalo Castro é um médio de características defensivas, com grande capacidade de sacrificio e de trabalho. Para além de bem defender, distribui muito bem o jogo e é um excelente jogador de colectivo.

Aos 18 anos, já com alguns créditos firmados, gera uma grande polémica. Depois de ter jogado pela selecção sub-19 espanhola, Castro é seduzido por vários treinadores alemães, como Dieter Eilts (Seleccionador sub-21 Alemão) e Rudi Voelller, para optar definitivamente pela selecção germânica. Eilts queria contar com ele no jogo decisivo com a Republica Checa, a contar para o europeu da categoria. Quando Gonzalo opta pela Alemanha, Eilts fica deslumbrado: "Ele é um jogador com carácter, que pode jogar em várias posições. A nossa equipa fica muito mais forte com ele".

Quem não gostou muito desta decisão foram os espanhóis, que se sentiram traídos. No entanto, mostrando-se sempre ambicioso, Gonzalo Castro sonha com o Mundial: "Ir ao Mundial com 19 anos seria o melhor que me poderia acontecer!" Juergen Klinsmann é conhecido por apostar em jovens, e nos últimos tempos tem renovado a selecção, baixando e muito a media das idades dos convocados. Veremos se o espanhol tem a sua oportunidade na selecção germânica, anfitriã do Mundial 2006.

Ficha Técnica

Nome: Gonzalo Castro Randon
Data de nascimento: 11.06.1987
Local de nascimento: Wuppertal
Nacionalidade: Espanhola / Alemã
Altura: 1,73 m
Peso: 71 kg
Clubes: Bayern Wuppertal e Bayer Leverkusen

Sem comentários: