quarta-feira, novembro 01, 2006

Campeonato do Mundo de Futebol de Praia 2006


Olá a todos,


Mais uma vez aqui estou eu para falar de Futebol de Praia, um desporto emocionante que se disputa na praia, em tempo de calor. O que pode combinar melhor com Verão, Praia e Futebol?? É verdade que não estamos já no Verão, mas o Brasil sim e é lá que se irá realizar o Mundial de F.P. Mas antes de falar da prova em si, vou relembrar as diferenças entre futebol de 11 e futebol de praia.

Regras de jogo e diferenças em relação ao futebol de 11

O Futebol de Praia não desvirtua a modalidade-mãe, mas recorre a várias regras peculiares:
Há duas balizas, uma bola, mas em vez de onze há apenas cinco jogadores em campo;
Há dois árbitros (e não um juiz principal e dois assistentes como no futebol de onze);

Os futebolistas competem descalços (e não com botas de futebol);
As substituições são livres (e não limitadas a um máximo de três);
Há três períodos de 12 minutos (e não duas partes de 45) e os jogos nunca podem terminar empatados;


Todas as faltas são penalizadas com um livre directo sem barreira, e marcadas pelo jogador que as sofrer;

Os lançamentos laterais, por outro lado, podem ser efectuados com os pés e com as mãos (no futebol de onze apenas podem ser marcados com as mãos);

O campo de jogo é, naturalmente, mais pequeno, medindo 41 metros de comprimento e 32 de largura. No futebol de onze, o terreno de jogo mede, em regra, 100 a 120 metros de comprimento e 60 a 75 de largura.

Dimensões do campo





Uma nova competição está de volta, a mais importante no Futebol de Praia: Taça Mundial de Futebol de Praia que teve inicio em 2005, após a FIFA se tornar responsável por esta.

Neste ano de 2006, o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia irá realizar-se novamente no Rio de Janeiro ( Praia de Copacabana) entre 2 a 12 de Novembro, com 16 países que se qualificaram anteriormente na taça de qualificação do Mundo de F.P. A equipa anfitriã irá tentar alcançar este grande título, depois de no último ano ter ficado em 3º lugar, em que a França, liderada por Eric Cantoná foi proclamada como a vencedora da competição, após ter batido Portugal nas grandes penalidades.

A Selecção Nacional de Futebol de Praia partiu, sábado dia 28 para o Brasil, mas antes a FPF aproveitou para falar com o seleccionador luso, José Miguel, sobre as ambições do conjunto português nesta competição. O antigo guarda-redes de formações como o Louletano, Estrela da Amadora, Académico de Viseu e Tirsense é, de há três anos a esta parte, o técnico da nossa Selecção e opta por um discurso ambicioso, sustentado na qualidade do plantel que tem às suas ordens.


FPF: Que objectivos traçou para o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia?
José Miguel:
O nosso objectivo é o objectivo próprio desta equipa, que já vem de há alguns anos a esta parte a conquistar títulos e que no ano passado esteve presente na final do I Campeonato do Mundo FIFA. Por tanto, temos como meta chegar até ao jogo decisivo e, uma vez na final, tentar vencê-la.

FPF: Mas para atingir esse propósito há que ultrapassar, desde logo, a fase inicial de grupos, na qual Portugal vai encontrar as selecções dos Camarões, das Ilhas Salomão e do Uruguai. De onde pensa que virão as maiores dificuldades?
José Miguel:
Penso que a formação mais forte e aquela que nos irá colocar maiores problemas será a do Uruguai, tanto mais que é uma selecção já com alguns anos de Futebol de Praia e a qual conhecemos bem, em virtude dos jogos que já disputámos.

Em relação às Ilhas Salomão e aos Camarões, a única coisa que posso dizer é que é a primeira vez que participam numa competição internacional de Futebol de Praia, pelo que não tivemos ainda a oportunidade de os ver em acção. De qualquer forma temos de estar preparados para uma eventual surpresa que possa surgir.


FPF: Que barreiras teve a nossa Selecção de ultrapassar para chegar a este Mundial?
José Miguel:
Durante os meses de Junho, Julho e Agosto teve lugar a Liga Europeia, disputada por oito selecções, em quatro etapas realizadas em outros tantos países. As melhores seis equipas nessa Liga Europeia foram apuradas para uma ‘super-final’, em Marselha, que qualificou directamente para o Mundial as quatro primeiras classificadas. A quinta e última vaga europeia acabou por ser assegurada pela França.

FPF: Em termos globais, que países aponta como favoritos à conquista do ceptro Mundial?

José Miguel: Por direito próprio e pelo historial das duas selecções, Portugal e o Brasil figuram, obviamente, entre os principais candidatos ao título. Depois, temos a Espanha, que já ombreia de igual para igual com a nossa Selecção e com o Brasil, a França – actual campeã mundial –, a Itália (que tem também no seu palmarés vários títulos europeus) e a Polónia, que poderá ser a grande surpresa nesta competição, depois de ter feito um apuramento muito bom, concluído no terceiro lugar.

Há que olhar, ainda, para as formações sul-americanas da Argentina e do Uruguai, que têm a seu favor o clima e a experiência que adquiriram ao longo dos últimos anos.

Este vai ser, certamente, um Campeonato do Mundo muito disputado, equilibrado, que contará com a presença de equipas com grande qualidade e muito bem preparadas. A dificuldade com que, por exemplo, a França atingiu a fase final do Mundial é sinal evidente que todas as selecções se estão a apetrechar bem.


FPF: Como foi feita a convocatória para este Mundial?
José Miguel:
Neste momento, os atletas ou são convidados ou estão referenciados por pessoas que, por todo o País, assistem aos torneios de Futebol de Praia e nos dão a conhecer os atletas que mais se destacam e que mostram qualidade. Esses jogadores são submetidos, depois, a uma pré-observação durante uma ou duas semanas, sendo ou não seleccionados de acordo com os critérios que estabelecemos.

Este é, por outro lado, o ano em que a Federação Portuguesa de Futebol vai acompanhar de mais perto o Futebol de Praia, chefiando mesmo a delegação que vai estar em Copacabana, pelo que poderão existir, no futuro, alterações na forma como as convocatórias são elaboradas.


FPF: Como perspectiva o futuro do Futebol de Praia?
José Miguel:
Eu acredito que o futuro do Futebol de Praia está garantido, até porque já obteve o reconhecimento da FIFA e, por seu intermédio, das federações suas filiadas. O seu crescimento é uma questão de tempo, de preparar a criação de um campeonato nacional e do lançamento da formação de jovens jogadores, bem como a integração da modalidade nos quadros da FPF.

FPF: Que atractivos é que encontra no Futebol de Praia?
José Miguel:
Há vários atractivos. A começar por aquilo que as pessoas mais gostam que é o golo. É uma modalidade que tende a ter muitos golos, até pelas reduzidas dimensões da área de jogo. Existem algumas regras que promovem também a existência de muitos golos, de que é exemplo a marcação de livres directos sem barreira. O próprio piso obriga a que os atletas sejam muito bons tecnicamente e que tenham acções espectaculares para conseguirem fazer jogadas e golos.

Além de todas essas características particulares, o Futebol de Praia junta ainda outros condimentos especiais: o Verão, a praia e o sol. As pessoas quando vão assistir a um jogo usufruem, não só do espectáculo dentro de campo, como também de toda a sua envolvência nas bancadas. Contudo é curioso verificar que, cada vez mais, a modalidade está a ser alargada a outro tipo de ‘palcos’, como por exemplo os recintos ‘in-door’, o que já se verifica um pouco por todo o Mundo, como aconteceu recentemente na Rússia, onde participámos num Torneio com 12 graus negativos, em pavilhões excelentes. Esta é a forma de conseguirmos fazer com que o Futebol de Praia se dispute todo o ano.


Grupos




1. Acha que Portugal tem condições para vencer esta competição?
2. Quais as 8 selecções que acha que passam a fase de grupos da prova? (numerando por 1º e 2º, consoante o valor delas)

Programação

Para quem estiver interessado as Sport TV1 e Sport TV2 vão transmitir todos os jogos:

5a. Feira - 2 de Novembro de 2006 - Sport TV1


12:40 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(ARGENTINA X NIGÉRIA) - DIRECTO


14:00 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(PORTUGAL X URUGUAI) - DIRECTO


15:20 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(ITÁLIA X BAHRAIN) - DIRECTO


16:40 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(ILHAS SALOMÃO X CAMARÕES) - DIRECTO

6a. Feira - 3 de Novembro de 2006 - Sport TV1


12:40 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA X JAPÃO) - DIRECTO


14:00 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(BRASIL X POLÓNIA) - DIRECTO


15:20 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(CANADÁ X IRÃO) - DIRECTO


16:40 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(ESPANHA X FRANÇA) - DIRECTO


22:30 FUTEBOL PRAIA - CAMPEONATO DO MUNDO
(RESUMO DO DIA)


Os restantes jogos em:
http://www.sporttv.pt/futebol/Outros.asp


FORÇA PORTUGAL!!!!

Sem comentários: