sexta-feira, novembro 03, 2006

FC Barcelona 2-2 Chelsea FC

Estádio: Camp Nou
Espectadores: 98.000
Árbitro: Stefano Farina (Itália)

FC Barcelona: Valdés, Zambrotta, Marquez, Puyol e Van Bronckhorst, Xavi, Motta e Deco, Ronaldinho, Messi e Gudjohnsen
Treinador: Frank Rijkaard Jogaram ainda: Edmilson, Giuly e Iniesta
Chelsea FC: Hilário, Boulahrouz, Ricardo Carvalho, Terry e Ashley Cole, Makelele, Essien, Lampard e Ballack, Robben e Drogba
Treinador: José Mourinho Jogaram ainda: Kalou, Joe Cole e Paulo Ferreira


Jogo bastante intenso, sempre de parada e resposta, entre duas das melhores equipas da Europa. O resultado, esse, o mais comum em Camp Nou: empate, desta feita a duas bolas.


O Chelsea, pode-se dizer, entrou practicamente a perder. Um golo de Deco logo ao terceiro minuto de jogo deitou por terra a tentativa de Mourinho segurar o ataque catalão nos primeiros minutos. Numa espécie de 4x4x2 em losango, Robben teve que ser o companheiro de ataque de Drogba, face à indisponibilidade do ucrâniano Shevchenko, que não recuperou para este jogo. Ballack jogou atrás dos dois jogadores já referidos e Lampard foi encostado a uma das alas. A defesa voltou a contar com o internacional ingês Ashley Cole. Os primeiros minutos do jogo foram de intenso domínio do conjunto do Barcelona, que foram fustigando a baliza de Hilário com alguma intensidade. A partir do quarto de hora, os "blues" foram equilibrando as contas, no entanto foi dos pés de Xavi que saiu nova ocasião perigora para a baliza do português, após sucessivas trocas de bola, o que criou um espaço no centro do terreno de onde surgiu então o jogador catalão, tendo no entanto Hilário feito uma mancha espectacular, o que proibiu o Barcelona de se adiantar ainda mais no marcador. A partir deste momento, o jogo mudou de comando e o Chelsea começou a esplanar todo o seu futebol e a conseguir chegar com bastante perigo junto da baliza de Valdés. Juntamente com o domínio "blue" chegou também o endurecimento do jogo. Sucessivas faltas de parte a parte que foram acabando em cartões atrás de cartões para ambas as equipas. Remates de Ballack e de Robben, levaram bastante perigo às redes do guardião catalão, que correspondeu com excelentes defesas e foi adiando o golo do Chelsea enquanto pôde. A equipa de Mourinho queixou-se ainda de uma grande penalidade a castigar falta de um jogador do Barça sobre Essien. No entanto não parece haver falta. O intervalo chegava com o um ligeiro domínio dos comandados de Mourinho.

Após o reatamento, as equipas voltaram iguais. E o Chelsea intensificou o domínio. Nos primeiros minutos da segunda parte, Robben teve duas primorosas oportunidades de golo, que desperdiçou. A primeira a responder a cruzamento de Essien e de cabeça permitiu boa defesa a Vadés, a segunda, a passe de Lampard, a rasgar a defesa catalã, mas o holandes atirou por cima da baliza. No entanto o Chelsea chegaria ao golo. Makelele bombeou para a grande area, onde encontrou Frank Lampard. O jogador inglês não conseguiu fazer uma boa recepção e teve que seguir para alinha de fundo onde de costas para a baliza dominou bem, virou-se e de angulo escasso, fez um chapeu primoroso a Vadés, restabelecendo a igualdade na partida, o que de certa forma era justo face ao domíno inglês, que se vinha acentuando. No entanto, o adversário era o Barcelona. Minutos volvidos após o golo, Ronaldinho tirou Boulahrouz do caminho e de trivela, serviu Gudjonhsen, que no centro da area, livre de marcação, só teve que encostar para o fundo das redes de Hilário, que diga-se não teve responsabilidades em nenhum dos golos sofridos.Este golo foi algo pesado para o conjunto inglês, mas as contas continuaram equilibradas. No entanto outra personagem ia ajudando à festa. Completamente perdido, o árbitro italiano distribuiu cartão atrás de cartão, a cada falta que apitava. É surpreendente como é que o jogo acaba com 11 para cada lado.O Chelsea volta-se a queixar, já perto do fim de uma grande penalidade, quando Lampard sente o braço de Giuly entretanto entrado. Mais uma vez fica a impressão de não ter havido falta sobre o jogador do Chelsea.Ballack teve nos pés a cinco minutos do fim da partida a oportunidade soberana de igualar, após passe do internacional inglês, Frank Lampard, no entanto o alemão atirou por cima da baliza de Valdés e toda a gente começou a festejar a vitória, até porque no outro jogo do grupo, o Werder Bremen ia vencendo o Levski.Mas o balde de agua fria chegou nos descontos. Depois de um centro para a area, Terry assistiu Drogba, que dominou no peito e bateu Valdés, à saida deste. Mais uma vez o costa marfinense foi fundamental, até porque foi dele o golo com que o Chelsea venceu em Stamford Bridge.Com este resultado, o Chelsea domina o grupo com 10pts e o Barcelona cai para a 3ª posição com apenas 5pts. O grande beneficiado foi o Werder Bremen, que ascendeu a 2ª posição com mais 2pts que o Barcelona.

Melhor em Campo

Drogba. Grande classe deste avançado da Costa do Marfim. Criou oportunidades de golo para o seu parceiro de ataque, Robben, levando muitas vezes Puyol com ele. É um poço de energia e de frieza: Que calma teve ao 90+2 para dominar a bola no peito e fazê-la passar por baixo de Valdés.

O Positivo do Jogo

Um embate intenso, com parada e resposta, golos e emoção à mistura. Duas grandes equipas no relvado, com um ambiente a condizer.

O Negativo do Jogo

Em alguns lances houve demasiada agressividade. O Barça-Chelsea começa a ser um classico europeu ao nível de um FC Porto-SL Benfica, ou mesmo de um Real Madrid-Barcelona, mas não é necessária tanta violência no disputar dos lances. Houve jogadas que poderiam levar a lesões graves, e a de Gudjohnsen está ligada a uma entrada mais rispida de Ricardo Carvalho.

O Árbitro

Stefano Farina esteve mal. Apitou demasiadas vezes, pois nem sempre havia motivo para parar o jogo, bastava uma lei da vantagem. Houve entradas que mereciam outra cor que o amarelo exibido. Perdeu o controlo do jogo no fim da primeira parte e nunca mais o recuperou, e acaba por ser surpreendente como o jogo acabou com os 22 jogadores no relvado. Na minha opinião esteve bem nos lances em que o Chelsea reclama grandes penalidades. No primeiro Essien atira-se para o chão, no segundo Lampard sente a mão do defesa do Barça e deixa-se cair. Por último, faltou-lhe um minuto de descontos, motivo pelo qual Rijkaard protestou. Mas justificava-se aquela atitude?

Sem comentários: