sábado, novembro 04, 2006

Futebol Feminino XXX




Uefa Women’s Cup
Meias-Finais – 1ª mão: Hoje
Brondby – Arsenal
Kolbotn – Umea


Portugal
Campeonato Nacional Feminino da 1ª Divisão
5ª Jornada
Várzea – Escola 2-1
Murtoense – Fonte Boa 1-1
1º Dezembro – Boavista 3-1

Várzea 2 Escola 1
Nesta bela tarde de domingo, avizinhava-se um jogo difícil. O Escola vinha de uma grande jogo contra o campeão 1º de Dezembro com a moral em alta e o Várzea vinha de uma derrota com o Fonte Boa. As atletas do Várzea necessitavam de uma vitória para alterar o rumo dos últimos acontecimentos.
O facto, é que o Escola começou extremamente mal, nem parecia aquela equipa que jogara tão bem contra as campeãs. É certo que fazia muito calor na altura do jogo mas, as atletas de molelinhos não marcavam as suas jogadoras deixando a equipa do Várzea cada vez mais aproximar-se da baliza de Neide, deixando marcar dois golos quase seguidos. O domínio era visível na equipa da casa. O Escola teve alguma azar com algumas jogadas que podiam ter dado golo mas como muita gente diz "quem não marca arrisca-se a sofrer". Nestas jogadas dou ênfase à capita visitante Tãnia Almeida que na marcação de um livre envia a bola ao poste esquerdo da guardiã da casa. O Escola já dava sinal de si mas nada marcou antes do intervalo ficando então nos primeiros 45 minutos 2-0 para a equipa da casa.
Na segunda parte, as coisas mudaram de figura e o Escola começou a subir mais no terreno pressionando, circulando a bola. A equipa da casa começou a sentir essa pressão encostando mais na sua área, conseguindo aguentar. O jogo estava a ser dominado completamente pela equipa do Escola, Noémia muitas vezes deu dor de cabeça à sua opositora com a sua rapidez com a bola nos pés. Já se conseguia ver um bom jogo de ambas as partes até que a numero 4 do Várzea teve a infeliz ideia de fazer uma entrada feia sobre Noemia colocando-a fora das 4 linhas e nem sequer levou uma advertência por parte da árbitra que deixou o jogo chegar a este ponto. (já não era a primeira vez que se via entradas sobre as jogadoras visitantes). Mesmo assim o Escola não baixou os braços, obrigando, num contra ataque, uma jogadora do várzea colocar a mão na bola dentro da área sendo então o penalti sinalizado. Neide a guardiã do Escola marca o penalti fazendo assim o 2-1.
Claro que o Escola pressionou ainda mais para tentar chegar ao empate mas infelizmente a equipa da casa foi perdendo tempo para acalmar o jogo, conseguindo com que a arbitra desse só 4 minutos de compensação o que para o tempo de espera foi muito superior como aconteceu no jogo do 1º de dezembro em que foi de 7 minutos.
Enfim, a árbitra a meu ver não influenciou muito o jogo. Só aponto o facto de não ter aplicado castigo (cartões) nas alturas devidas pois se o fizesse as jogadoras da casa não jogavam muito duro. Infelizmente o Escola não ganhou e teve algum mérito nisso. São questões que devem trabalhar nos treinos e que com certeza vão melhorar.
No final do jogo houve controlo anti doping em duas jogadoras do Várzea e em duas do Escola.
Próximo jogo: Boavista Vs EFC no dia 12 de Novembro

Gostava de deixar aqui o meu desagrado e de muitas jogadoras pelo calendário de jogos que têm sido apresentados. O facto é que tanta folga entre um jogo e outro tem feito com que as equipas percam o seu ritmo de jogo tornando o campeonato monótono e não tão interessante como realmente é.
[Suelly – jogadora do Escola]

Próxima jornada – 6ª – 12/11/06
Boavista – Escola
1º Dezembro – Fonte Boa
Murtoense - Várzea


Selecção Nacional
Hoje às 14 horas:
Portugal – Bélgica – Estádio Municipal do Cartaxo – jogo amigável


Suécia
Damallsvenskan (22ª e última jornada)
Bälinge – Kopparbergs/Göteborg 2-6
Hammarby – Linköpings 3-0
Jitex – Örebro 0-3
Malmö – Umea 0-4
Qbik – Mallbackens 2-0(veja o vídeo do jogo)
Sunnana – Djurgarden 3-2

Os pontos de interesse desta jornada era saber quais as equipas que desciam e quem seria a melhor marcadora da competição.
Na luta pela manutenção estavam o Jitex, QBIK e o Mallbackens. O Jitex era a equipa acima da linha de água, mas perdeu em casa 0-3 com o Örebro. O jogo grande da jornada acabou por ser o QBIK – Mallbackens, pois aqui tudo se podia decidir. A equipa da casa que perdeu as suas três titulares Nigerianas, que fugiram sem autorização para a sua selecção, conseguiu vencer o adversário directo e aproveitando a derrota do Jitex, acabou por assegurar a manutenção. Um auto-golo aos 12’ colocou o Qbik em vantagem e aos 86’ Linda Gull assegurou em definitivo a manutenção.
Marta e Asthildur Helgadottir partiam para esta jornada com 19 golos, contra os 18 de Victoria Svensson e os 17 de Lotta Schellin. A brasileira Marta marcou na vitória do Umea por 0-4 frente ao Malmö de Asthildur Helgadottir e como Victoria Svensson não marcou esperava-se que Marta se sagrasse a melhor marcadora. A jovem Lotta Schelin capitã do Göteborg é que não esteve pelos ajustes e marcou um poker. Quatro golos na vitória frente ao Balinge e alcançou assim os 21 golos, seu melhor de sempre e o título de melhor marcadora do Damallsvenskan.

Melhor Marcadora
21 golos: Lotta Schelin (Kopparbergs/Göteborg)
20 golos: Marta(Umea)
19 golos: Asthildur Helgadottir(Malmö)
18 golos: Victoria Svensson(Djurgarden)

Resumo da época:
Campeão: Umea IK
Vencedor da Taça: Linköpings
Despromovidos: Jitex e Mallbackens
Promovidos: Falköpings e AIK de Estocolmo


Alemanha
(Frauen-Bundesliga)5ª Jornada
Crailsheim - Hamburger 0-1
Wolfsburg - Duisburg 1-3
Freiburg - FFC Frankfurt 1-9
Turbine Potsdam - Bad Neuenahr 2-2
Essen-Schönebeck - Brauweiler Pulheim 5-0
Bayern München - Heike Rheine – joga-se a 29 deste mês

O grande destaque da jornada vai para o FFC Frankfurt que goleou o Freiburg por 1-9, com um hat-trick de Birgit Prinz. Um dos golos foi num remate acrobático de belo efeito(lance na foto).
De mal a pior vai o Turbine Potsdam que voltou a perder pontos. A jogar em casa e depois de estar a vencer por 2-0 a equipa de Conny Pohlers deixou-se empatar.
A surpreender continua o Essen-Schönebeck, que com mais uma goleada se mantém com os mesmo pontos de Frankfurt e Duisburg..
O Duisburg também venceu mantendo-se assim no topo. Contudo a grande notícia não foi a vitória mas sim a dispensa da sua estrela Inka Grings. A melhor marcadora do último europeu ameaçou sair do Duisburg se o treinador não fosse demitido. A direcção do clube não gostou da ameaça e dispensou-a de imediato.

Melhores Marcadoras:
7 golos: Célia Okoyino da Mbabi (Bad Neuenahr) e Birgit Prinz (Frankfurt)
6 golos: Kerstin Garefrekes (Frankfurt) e Petra Wimbersky (Frankfurt)




Inglaterra
(Women’s Premier League)
Arsenal - Sunderland 6-0
Bristol Academy - Birmingham 2-1
Charlton Athletic - Doncaster Rovers 3-0
Chelsea - Cardiff 3-0
Leeds United - Blackburn Rovers 5-2

O Arsenal continua a sua senda vitoriosa e goleadora. Desta feita a vitima foi o Sunderland que na deslocação a Meadow Park, Boreham Wood FC foi massacrado com um expressivo 6-0. Rachel Yankey(2), Lianne Sanderson(3) e Karen Carney foram as marcadoras.
O Charlton também venceu e continua em perseguição das gunners. Será uma tarefa muito difícil para não dizer impossível.
O Leeds United está a ser a surpresa da competição. Está actualmente em 3º lugar e com jogos em atraso. Na última jornada goleou o Blackburn por 5-2.

Vídeo do jogo Leeds - Blackburn


Até para a semana

Sem comentários: