quinta-feira, novembro 09, 2006

Promessa Atacante da Semana: Freddy Eastwood: "A Estrela Nascente"

Esta semana temos a colaboração do atacante residente na Inglaterra, Paulo Rosa, que nos faz um excelente retrato do miudo que "eliminou" o Manchester United da Taça da Liga.

Nome: Freddy Eastwood
Naturalidade: Basildon, Inglaterra
Data de Nascimento: 29/10/1983 (23 anos)
Clube: Southend United
Posição: Ponta-de-Lança
Nº Camisola: 10

Este é o homem do momento na cidade de Southend-On-Sea, a cerca de 60 kms a norte de Londres. Chama-se Freddy Eastwood, tem apenas 23 anos e foi dos pés dele que saiu o triunfo da sua equipa na Taça da Liga deixando o Manchester United pelo caminho...


Começou a dar os primeiros toques na bola precisamente em Southend, mas foi na Academia do West Ham United que começou a dar os primeiros passos como sénior. Reconhecendo-se como fã do Manchester United, por duas vezes tentou sobressair na escola de futebol Bobby Charlton, onde precisamente Sir Alex Fergunson foi buscar o agora jogador do Real Madrid, David Beckham. Contudo não obteve a atenção necessária dos olheiros e regressou ao West Ham. O regresso contudo não seria o mais feliz, e ao ver falhada a presença no plantel sénior dos “Hammers” chegou mesmo a pensar abandonar o futebol e dedicar-se há venda de carros. Chegou então até à Conference (equivalente ás nossas distritais) para representar o Grays Athletic no verão de 2003. Na sua primeira época, deixou créditos e apontou 37 golos fazendo com que Southend United, Charlton Athletic e Swindow Town acompanhassem a evolução do ainda jovem jogador.

A 4 de Outubro de 2004, regressava então ao Southend United que militava na League Two (III Divisão portuguesa) inicialmente por empréstimo. O começo como jogador do Southend não poderia ser melhor, isto porque a 16 de Outubro num jogo frente aos galeses do Swansea City apontou o primeiro dos três hat-trick como jogador dos “Shrimpers” na vitória por 4-2 que permitiu ao clube continuar tranquilamente no topo da League Two.

A 4 de Novembro de 2005, Freddy Eastwood assina contracto com o Southend United válido por três épocas não se sabendo o valor da transferência. Finalizou a temporada 2004/2005 com 42 jogos tendo apontado 24 golos. Na final do Playoff de subida à League One, disputada no Millenium Stadium em Cardiff frente ao Lincoln City, foi dos pés dele que o Southend abria a contagem tendo o resultado final ter sido de 2-0 e que permitiu à sua equipa subir de escalão.

A 2 de Janeiro de 2006, Eastwood apontava o golo número 2000 do Southend United em todas as ligas que o clube até então tinha disputado. O golo fora apontado em Blackpool frente à equipa local já perto do final do encontro e que mantinha a equipa numa excelente performance na League One (II Divisão portuguesa) e com vista aberta para a Coca-Cola Championship (Liga de Honra portuguesa). Face à boa performance que vinha mantendo na época 2005/2006, clubes como o Norwich City e Derby County demonstraram interesse em Freddy Eastwood. Chegava ao final da época com 25 golos contabilizando um total de 49 golos marcados com a camisola do Southend o que lhe permitiria subir há 18ª posição dos melhores marcadores de sempre do clube. Mas face à sua performance seria fácil concluir que Freddy Eastwood podia muito bem chegar ao topo dos melhores marcadores de sempre do Southend United. A 29 de Abril de 2006 e novamente frente ao Swansea City na cidade galesa, marcou um dos golos no empate a duas bolas que permitiria ao Southend subir à Coca-Cola Championship. Eastwood acabou a época no topo dos melhores marcadores juntamente com Billy Sharp, ambos com 23 golos.

Esta época, na primeira jornada da Championship Eastwood marcou o seu 50º golo pelo Southend United frente ao Stoke City na cobrança de uma grande penalidade. Já leva um total de 19 jogos e já facturou por 10 vezes, a última delas precisamente frente ao Manchester United para a Taça da Liga, na cobrança de um livre a 30 metros da baliza. Um golo que poderá ser visto e revisto aqui:

Sem comentários: