sábado, abril 01, 2006

Futebol Feminino II


Actualidade no terceiro mundo:
O nosso campeonato feminino vai terminar, com a última jornada a realizar-se amanhã.
A importância da jornada é insignificante pois uma vez mais o 1º de Dezembro sagrou-se campeão.Ups, afinal parece que não é bem assim. No site da federação a última jornada ainda está por definir. Num outro site português diz que se realiza amanha. Num site estrangeiro diz que já terminou, apresentando todos os resultados da época. Em que será que ficamos? Não é por nada, mas vou acreditar no site estrangeiro.

No mundo desenvolvido:
Apuramento para o Mundial:
Em Ewood Park, estádio do Blackburn Rovers, Inglaterra e França empataram 0-0 perante 12, 164 espectadores. Com este resultado continuam intactas as perspectivas de ambas as equipas. A Inglaterra lidera com um ponto de vantagem sobre a surpreendente Holanda e com mais três que a França. Até ao final ainda se vão realizar o Holanda – França, Inglaterra – Holanda e França – Inglaterra. Nos restante jogos realizados nada de importante a registar, com os suspeitos do costume a vencerem.

Alemanha(Frauen Bundesliga):
O Campeonato é liderado pelo Duisburg, com 34 pontos. Na luta estão ainda o Turbine Postdam(campeão europeu em título) com 29 pontos e menos 3 jogos e o campeão em título FFC Frankfurt com 28 pontos e menos 3 jogos. A equipa de Conny Pohlers(Turbine) e Birgit Prinz(Frankfurt) são mesmo os grandes candidatos ao título e vão inclusive encontrar-se na final da women’s Uefa Cup(liga dos campeões). A lista de marcadoras é liderada por Conny Pohlers(Turbine) com 21 golos, seguida de Inka Grings(Duisburg) com 20. A melhor jogadora do Mundo(eleita pela Fifa nos últimos dois anos), Birgit Prinz tem apenas 10 golos.

Inglaterra:
The FA Women’s Premier League:

A liga está ao rubro, com o bicampeão Arsenal na liderança com 35 pontos. Charlton e Everton com 33 e 32 pontos respectivamente parecem querer evitar o tri-campeonato das Gunners.

FA Cup: Recentemente disputaram-se as meias-finais, com o Leeds a vencer o Liverpool(2ª Divisão Norte) por 2-0. No outro jogo que colocou frente a frente 1ª e 2ª classificadas da Liga, o Arsenal venceu o Charlton por 2-1, com um golo de Jayne Ludlow no último minuto do prolongamento.

Suécia(Damallsvenskan):
O Campeonato vai iniciar-se dia 17 de Abril e logo com um UmeaMalmö, 1º e 2º classificados da última época. Vou fazer a apresentação das equipas candidatas e começo pela equipa campeã.

Umea IK
Fundação: O clube foi fundado em 1917, mas a equipa feminina foi fundada apenas em 1984.
Estádio: Gammliavallen
Capacidade: 8000 lugares. O máximo registado foi em Junho de 2004, num jogo com o Djurgardens. Estiveram nesse jogo mais pessoas que a lotação oficial permite. O registo foi de 8 989 espectadores. Na época passada a assistência média foi de 3 271 espectadores(de fazer inveja a muitos clubes da nossa Liga Betandwin).

Troféus:
Damallsvenskan: 2000, 2001, 2002 e 2005
Taça: 2001, 2002 e 2003
Uefa Women’s Cup(algo como a Liga dos Campeões): vencedor em 2002/03 e 2003/04. Finalista vencido em 2001/02. Este registo é impressionante se tivermos em atenção que esta competição só está no quinto ano de existência(primeira mão da final realiza-se a 20/5 e a segunda mão a 27/5 ).

Equipa 2006:
Grande contratação: Lisa Klaveness(ex-Asker) Esta jogadora é titular indiscutível da selecção da Noruega.
Grande perda: Frida Östberg(Lingkopings). A muita experiência e polivalência desta internacional Sueca poderão fazer muita falta.

Más notícias: - O estádio(devido ao sintético ser demasiado rápido) não foi aprovado para as competições da Uefa.
- Hanna Ljungberg deverá estar ausente no início de época, ainda consequência do choque sofrido na Algrave Cup com a Guarda-redes da França. Depois de na primeira edição vos ter deixado a foto do choque, desta feita deixo-vos o vídeo.


Estrelas: Não é fácil escolher, mas as mais conceituadas são as avançadas Hanna Ljungberg e a Brasileira Marta. Na minha opinião a mais influente é mesmo a centro campista e capitã Malin Moström.

Curiosidades: A equipa tem 19 jogadoras, entre as quais duas Brasileiras, duas Norueguesas e duas Finlandesas. Todas as jogadoras que compõem a equipa já jogaram pela sua selecção.

A equipa é treinada por Andrée Jeglertz.

Página da Internet: http://www.uik.se

Até para a semana

Sem comentários: