quinta-feira, abril 06, 2006

A sonhar até ao fim...

Pois e não é que o Benfica esteve até aos 87 minutos em Nou Camp a poder sonhar com o apuramento para as meias finais? E a lutar por isso?... Quantos de nós pensaríamos isso ser possível, depois do sorteio em início de Março?... Poucos certamente.

Tenho antes de mais de agradecer a Moretto, Quim, Rui Nereu, Nelson, Ricardo Rocha, Anderson, Luisão, Léo, Manuel Fernandes, Petit, Beto, Geovanni, Robert, Simão, Karagounis, Nuno Gomes, Marcel e o grande Miccoli, o facto de terem esta época devolvido o Benfica à Europa e o facto de terem feito com que o nome do Benfica volte a ser respeitado na Europa do futebol. E não esqueço também Koeman que é um dos obreiros desta campanha. Obrigado a todos.

A primeira parte

Quanto ao jogo, o Benfica apareceu com uma táctica um pouco "estranha" que à partida acabava por parecer correcta, uma vez que jogando Simão no meio, com supostamente Miccoli e Geovanni mais avançados, o Benfica ganhava alguma consistência, ao nível do jogo ofensivo, fazendo com que a equipa jogasse mais próxima. No entanto a primeira parte acaba por não resultar, muito por culpa de 2 jogadores do meio campo e não dos mais adiantados: Beto e Petit. E se Beto pode ser o mais visível por ter falhado no lance do primeiro golo, o que é um facto é que foi o Petit o pior jogador do Benfica na primeira parte. Falhou passes, entrou duro demais sobre os adversários arriscando-se a ficar amarelado cedo, provocou um penalty, no fundo, fez com que a equipa abanasse quando o próprio Barcelona não fez um grande jogo de futebol, ao contrário daquilo que mostrou na Luz.

Aos 4 minutos o Sr. Linus Michel muito bem assinala um penalty contra o Benfica, por mão de Petit (quem havia de ser). Só tenho pena que na semana passada um árbitro no estádio da Luz, num lance praticamente igual não tenha feito a mesma coisa. Mas como dizia o Estrela no post de lançamento deste jogo, as camisolas de alguns clubes nos jogos no estrangeiro são muito pesadas para certas pessoas. Na marcação do penalty, Moretto esteve fantástico, efectuando uma grande defesa. Aliás, Moretto é neste jogo claramente o melhor elemento do Benfica, mostrando a várias pessoas que ali existe qualidade, o que não existe às vezes é tranquilidade...

Depois do falhanço do penalty pensava-se que o Barça arrancasse para cima do Benfica, mas estranhamente o jogo continuou morno, até no ambiente, onde várias vezes se ouviam os fantásticos 6.000 adeptos do Benfica que mostraram a grandeza do clube além-fronteiras. As únicas situações de maior apuro são dois passes mal feitos de Petit, um deles a obrigar Moretto a pontapear a bola apertado, o outro que criou uma jogada de algum perigo do Barcelona. Até que aos 19 minutos depois de um lance de azar (ou azelhice) do Beto, Eto'o (melhor jogador do Barcelona) consegue ir à linha e cruzar para Ronaldinho que sozinho só precisou encostar para a baliza. Temia-se o pior, que o Barça a partir daí partisse para uma grande exibição e que esmagasse o Benfica, e que o Glorioso tremesse por todos os lados. Nada disso. O jogo continuou mortiço, com o Barcelona a controlar apenas o jogo mas sem correr riscos, até porque um golo contrário mudava logo a eliminatória. Mesmo assim, mais duas oportunidades de golo para os catalães, com mais duas excelentes defesas de Moretto.

A segunda parte

Ao intervalo pensava sinceramente que ia entrar Karagounis e sair Beto. Mas Koeman resolveu esperar um pouco mais. O jogo continou na mesma toada mas o Benfica começava a pressionar mais na frente, e Miccoli começava a aparecer em velocidade. Passado pouco mais de 5 minutos entra Karagounis, por fim, mas sai Geovanni e não Beto. De qualquer forma Geovanni também estava completamente apagado e desinspirado. No entanto, após a entrada de Karagounis o Barcelona começa a pressionar um pouco mais.
E é num contra ataque perigoso, que o Benfica tem a grande oportunidade do jogo. Miccoli desmarca-se muito bem pela direita, coloca a bola a jeito de Simão no meio da área, e o capitão com Valdez só pela frente, atira ao lado... Perdia-se a melhor oportunidade de golo que o Benfica teve no conjunto das duas eliminatórias. Mas não podemos crucificar o Simão por este falhanço. Certamente ninguém no mundo ficou pior do que ele. E foi graças a ele que pudemos ter o prazer de defrontar a melhor equipa do mundo...
Após este falhanço escandaloso do Simão, o próprio capitão benfiquista desmotivou-se, não rendeu mais, ficou claramente afectado, mas o Benfica começava a acreditar que poderia ser possível marcar, até porque o próprio Barcelona se mostrava com receio de atacar, e apesar de parecer controlar as operações, não dominava o jogo. Karagounis ainda tem um excelente remate que Valdés defendeu para a frente, já depois da entrada de Marcel para saída de Manuel Fernandes, mas foi o Barcelona em mais uma perda de bola infantil a meio campo de Petit, que consegue aproveitar e sentenciar a partida.



Resultado na eliminatória justo. O que é incrível é como há jogos tão bons como o da primeira mão e que ficam 0-0 e um jogo destes murcho consegue ter 2 golos...

Melhor do jogo:

Moretto: Mais uma grande exibição, provando que as defesas no jogo da Luz não foram por acaso. A defesa ao penalty é fantástica, e ainda faz mais 2 defesas muito boas, dando segurança à equipa. Ah, e voltou a jogar bem com os pés... :-)

Eto'o: Foi nitidamente o melhor jogador do Barcelona, sempre a colocar velocidade nos seus lances, um perigo público. Marcou um golo e deu o primeiro a marcar.

Miccoli: Mostrou mais uma vez que é um avançado de classe internacional. A forma como se desmarca, se movimenta, etc, é fantástica. Só foi pena nesta época ter estado 75% dela ausente por lesões. Se houver dinheiro, espero sinceramente que seja accionada a opção de compra do seu passe.

Adeptos do Benfica: Simplesmente fantásticos. Várias vezes se conseguiram ouvir as 6.000 gargantas portuguesas em Camp Nou, incentivando os seus jogadores. Mais uma vez uma lição para a Europa do futebol: as equipas portuguesas conseguem levar muita gente aos estádios!...

Pior do jogo:

Petit: Já disse muita coisa sobre ele no meu comentário. O homem é um mouro de trabalho, corre que se farta, até faz passes fantásticos, mas hoje não foi esse Petit que vimos em Camp Nou. Para mim o pior jogador do Benfica, apesar de Beto ir logo a seguir.

Arbitragem: Tal como comentava o Estrela antes do jogo, naqueles pequenos lances, naquelas faltinhas, etc, etc, na habilidade em arbitrar este árbitro foi um mestre. Foi uma arbitragem que me irritou profundamente, apenas por isso. Esteve bem no lance do penalty. Pena o outro da semana passada não ter estado...

Realização televisiva: Foi inacreditável a realização da televisão espanhola sobre este jogo. Houve 4 lances de fora de jogo duvidoso no limite de jogadores do Benfica que os nossos conterrâneos da TVE pura e simplesmente omitiram das repetições. Só mostraram os foras de jogo nitidos!... Sempre que era um lance de perigo do Barça eram 5 repetições. Do lance do Simão, deu uma. E foi só a melhor oportunidade de golo, depois dos golos e do penalty...

Declarações curiosas:

Deco: "O Barcelona foi superior nos dois jogos, criou mais oportunidades de golo e é um justo vencedor. O Benfica acreditou nos minutos finais e pode queixar-se da falta de sorte, nesse período, mas nós também tivemos azar durante a primeira parte. O Benfica acabou por ser mais complicado que o Chelsea." Aproveitou para picar o Mister Mourinho, e fez uma declaração justíssima... ao contrário do Chelsea, o Benfica até aos 88 minutos de jogo da 2ª mão só precisava de um golo para passar...

Ricardo Rocha: "A minha intenção no final da época passada era sair, mas o treinador, o presidente e José Veiga convenceram-me a ficar mais um ano. Agora as coisas não estão a correr como me tinham dito, por isso penso que no final desta época vou mesmo sair." Pronto, acabou a época para o Ricardo Rocha. Não é de um profissional de futebol. Nota muito negativa para esta afirmação.

Ronaldinho (questionado sobre que jogador do Benfica levaria para o Barça): "O Luisão. É um jogador de que gosto muito. Dá muita segurança e qualquer equipa gostaria de tê-lo." Dedicada ao Ribas... :-)

Para terminar, mais uma vez enaltecer que o Benfica fez uma excelente campanha, prestigiou Portugal, e contribuiu para que na época 2007/2008 continuassemos a ter 3 equipas na Champions League. Foi uma grande campanha que terminou aos pés da melhor equipa do mundo. Saímos com o dever cumprido. Como adepto mais uma vez estou agradecido por me terem dado novamente a oportunidade de sonhar na Europa. Algo que já não acontecia há mais de 10 anos. Obrigado, Obrigado, Obrigado!...

Sem comentários: