sábado, junho 03, 2006

Luiz Felipe Scolari!!!

Este post é uma crítica ao nosso seleccionador nacional.
Nosso porque ele continua a ser o seleccionador da equipa das quinas, que de resto de "nosso" não tem nada.
Sim, não gosto muito dele, mas exclusivamente por ser teimoso - algo que considero nocivo para um treinador de futebol - e não por achar que ele é incapaz, coisa que não considero nem por sombras.
A razão que me faz escrever estas palavras, foi uma entrevista que o "nosso" seleccionador nacional, o sr. Luiz Felipe Scolari, deu ao jornal brasileiro "Zero Hora". Nela, o referido senhor, quando questionado acerca da crítica que ainda resiste à vassalagem que este senhor ambiciona em todo o nosso "burgo", disse o seguinte:

“São uns quatro ou cinco intelectuais. Aqui, quando eu falo em bandeira, em pátria, em nacionalismo, é porque sou pregador. Na verdade, é preconceito contra brasileiro mesmo. Eles têm bronca, raiva e inveja dos brasileiros”.

Até aqui tudo bem. o sr. Scolari tem direito à sua opinião e não é a primeira vez que ele justifica as críticas com racismo e xenofobia. Mas o que me espantou e acentuou ainda mais a minha opinião negativa sobre ele foi o restante conteúdo do parágrafo:

“Um diz que é cineasta. O outro, o pai dele foi um grande escritor. O pai, né, porque ele é uma bosta. Um terceiro recebeu uma herança do tio e ficou rico. E tem uma mulher famosa aqui que diz ser a Marília Gabriela [famosa entrevistadora da televisão brasileira] de Portugal. Só. Não entendem nada. Criticam-me porque coloquei a selecção a treinar num clima de 27ºC. Nós treinámos às cinco e meia da tarde, aí está uns 23º. Quando formos jogar na Alemanha, com 15º, os jogadores vão estar voando”.

Alto e pára o baile!!!
O sr. Scolari é pago para fazer o seu trabalho tal como as pessoas a quem ele atingiu - e toda a gente sabe quem são e se não sabem, digo já que fala do sr. Rui Moreira, do sr. António Pedro Vasconcelos e do sr. Jorge Gabriel, comentadores do Trio d'Ataque da RTP - são pagas para emitirem a sua opinião, seja ela qual for.
Quer dizer, para uma pessoa não ser ofendida na sua dignidade, tem que ter uma opinião favorável acerca do sr. Scolari...era o que faltava!!!

A liberdade de uma pessoa acaba quando começa a liberdade da próxima pessoa e neste caso, acho que o sr. Scolari pisou os "calos" à liberdade alheia.
Sou assíduo telespectador do referido programa, já ouvi demonstrarem discordância com o sr. Scolari - variadíssimas vezes - mas nunca, repito nunca, os referidos senhores foram mal educados com o seleccionador nacional e todos eles sempre demonstraram que a sua opinião não condiciona a maneira inequívoca com que "estão" com a selecção e com o seu "timoneiro" na epopeia pelos seus - nossos - objectivos.
Espero que Portugal faça boa figura no Mundial e seja ela qual for, o seleccionado terá a sua quota parte de importância no processo, agora, não me peçam para esquecer as atitudes deste senhor, que isso eu não consigo...
Mais, espero que isto tenha saído tudo da imaginação do jornalista e que o "nosso" seleccionador não tenha dito nada disto. Aí teria todo o gosto em escrever um novo post a retirar tudo o que disse!!!


P.S. Chamo ainda à atenção, o final das declarações que aqui transcrevo. A selecção nacional treinava em Évora, nesta onda de calor, às 17h30 quando estavam 23º, num clima de 27º...
Já sabia que o sr. Scolari gozava de imensos recursos humanos, mas não sabia que ele tinha um metereologista na equipa porque, com as temperaturas que ele apresentou, deve ser mesmo um metereologista pessoal e diferente dos outros (se calhar usando uma escala diferente).

Sem comentários: