Esta semana a promessa atacante é originária da Oceania. Kaz Patafta tem 17 anos, e cedo começou a despertar a cobiça de muitos olheiros. Num país pouco apaixonado pelo futebol como é a Austrália, este miúdo demonstrou um talento "latino", pouco habitual por aquelas bandas.
Kaz capitaneou a Selecção Australiana de Sub-17 no Mundial de 2005, e o treinador principal dos Socceroos, Guus Hiddink, tentou de imediato levá-lo para o PSV. Tentativa frustada (o PSV já havia contratado Jason Culina, e não podia contar com outro extra-comunitário no plantel), pois o Benfica, para espanto de muitos adeptos e profissionais do futebol, recrutou-o para as suas camadas jovens, em Janeiro de 2006.
O jovem passou quase de imediato dos juniores para o Benfica B, recebendo elogios da crítica desportiva. Ainda com 17 anos, Patafta recebe uma noticia inesperada: Hiddink convoca-o, ainda que à condição, para o Mundial 2006 na Alemanha, devido a várias lesões verificadas no plantel australiano. É um prémio e uma prova de confiança que o seleccionador deposita no jovem e sendo Hiddink um dos melhores treinadores mundiais, estamos perante um jogador com grande potencial, com uma criatividade e poder de passe acima da média. Veremos se o Benfica, que nos últimos anos (ou melhor, décadas) tem apostado pouco na cantera, lapida da melhor forma este diamante australiano.
Ficha Técnica
Nome: Kaz Patafta
Data de Nascimento: 25-10-1988
Local de Nascimento: Canberra
Clube: SL Benfica
Posição: Médio Ofensivo
Sem comentários:
Enviar um comentário