quinta-feira, junho 01, 2006
Grupo A - Alemanha
Federação: Deutscher Fussball-Bund
Fundação: 1900
Sede: Berlim
Presidente: Gerhard Mayer-Vorfelder
Palmarés: 3 Campeonatos do Mundo (1954, 1974, 1990)
3 Campeonatos da Europa (1972, 1980, 1996)
Página Internet: DFB
Marca Equipamento: Adidas
Como país organizador a selecção Alemã não necessitou de realizar a habitual fase de apuramento da zona Europeia, realizou mais de 20 jogos de preparação durante os últimos 2 anos, entre os quais os jogos referentes à última Taça das Confederações, na qual ficou classificada no 3.º lugar.
A Alemanha atravessa actualmente uma crise de talentos, depois de uma geração fabulosa durante os anos 80/90, não apareceram jogadores para substituir estrelas como Jürgen Kochler, Andreas Brehme, Thomas Hässler, Rudi Völler, Andreas Möller, Lothar Matthäus e Jürgen Klinsmann, e a selecção Alemã ficou órfã de bons talentos.
Depois do último grande título conquistado, em 1996 onde venceram o Europeu no país dos rivais Britânicos, os Alemães não fosse a surpresa do Mundial de 2002 tinham acumulado fracassos atrás de fracassos, no entanto esta selecção garante sempre as qualificações para as fases finais com maior ou menor dificuldade.
O seleccionador Alemão, a velha glória do futebol Alemão Jürgen Klinsmann, deverá apostar na principal estrela do actual futebol Alemão, Michael Ballack para triunfar no próximo mundial. Entretanto, passa por jovens jogadores como Schweinsteiger, Lahm e Lukas Podolski, que esteve presente no último Europeu sub 21 que ainda decorre em Portugal, a esperança dos adeptos Alemães em ver um futuro mais alegre da sua selecção.
Guarda - Redes
1 Jens Lehmann - Arsenal, 36 anos
12 Oliver Kahn - Bayern Munich, 36 anos
23 Timo Hildebrand - Estugarda, 27 anos
Defesas
2 Marcell Jansen - B.M´gladbach, 20 anos
3 Arne Friedrich - Hertha Berlin, 27 anos
4 Robert Huth - Chelsea, 21 anos
6 Jens Nowotny - Bayer Leverkusen, 32 anos
16 Philipp Lahm - Bayern Munich, 22 anos
17 Per Mertesacker - Hannover, 21 anos
21 Christoph Metzelder - Borussia Dormund, 25 anos
Médios
5 Sebastian Kehl - Borussia Dortmund, 26 anos
7 Bastian Schweinsteiger - Bayern Munich, 21 anos
8 Torsten Frings - Werder Bremen, 29 anos
13 Michael Ballack - Bayern Munich, 30 anos
15 Thomas Hitzlsperger - Estugarda, 24 anos
18 Tim Borowski - Werder Bremen, 26 anos
19 Bernd Schneider - Bayer Leverkusen, 32 anos
22 David Odonkor - Borussia Dortmund, 32 anos
Avançados
9 Mike Hanke - Wolfsburg, 22 anos
10 Oliver Neuville - B.M´gladbach, 33 anos
11 Miroslav Klose - Werder Bremen, 27 anos
14 Gerald Asamoah - Shalke 04, 27 anos
20 Lukas Podolski - Colonia, 20 anos
Michael Ballack, natural da ex RDA já conquistou entre outros títulos 4 Campeonatos Alemães, 1 pelo Kaiserslautern e 3 pelo poderoso Bayern Munich e 3 Taças da Alemanha pelo Bayern. Para um jogador desta categoria falta aqui um grande título internacional, que até esteve próximo em 2002 quando perdeu a Liga dos Campeões para o Real Madrid ao serviço do Bayern Leverkusen e no mesmo ano no campeonato do mundo da Coreia/Japão quando saiu também derrotado na final frente ao Brasil com as cores da selecção Alemã.
Ballack notabilizou-se ao serviço do Kaiserslautern, clube onde se estreou na Bundesliga em 1997, depois de em 1998 conquistar um título histórico de campeão Alemão no Kaiserslautern, transferiu-se para o Bayer Leverkusen em 2000, onde ganhou maior destaque no futebol Europeu, depois de grandes exibições nos “Farmacêuticos” em 2002 saiu para o mais poderoso clube do futebol Alemão, o Bayern Munich.
E agora finalmente parece sair rumo aos grandes títulos, acabou de assinar pelo poderoso Chelsea de Mourinho, que está construir mais uma equipa de sonho para a próxima temporada, Ballack arrisca-se finalmente a vencer um grande título...
É um típico jogador Alemão, excelente qualidade de passe, bom remate, melhor visão de jogo, e dotado de uma técnica individual que conjugada com todas as anteriores características fazem dele um jogador importantíssimo em qualquer grande equipa de futebol.
Com 30 anos, marcou até ao momento 30 golos em 63 presenças na selecção Alemã, estreou-se a 28 Abril de 1999 frente à Escócia.
Actualmente sou colaborador numa multinacional Alemã, e posso-vos garantir que os Alemães estão a viver intensamente este mundial, é engraçado verificar que antes de qualquer conference call começar o assunto Mundial é obrigatório, até mesmo em simples emails supostamente sérios o Mundial inevitavelmente é tema de conversa... A loucura do Mundial de futebol já tomou conta dos Alemães.
No entanto o povo alemão não tem grandes esperanças nesta selecção, faltam talentos a esta selecção, mas o estatuto de equipa da casa, e ainda mais estando incluída num grupo relativamente fácil, e em caso de vitória no grupo pode muito bem encontrar pela frente um adversário acessível nos oitavos de final, colocam as expectativas dos calculistas Alemães um pouco mais optimistas.
Mas convém relembrar que a “não vitória” deste Mundial poderá não ser encarada como um fracasso, ao contrário do que sucederia à uns anos atrás.
Apesar de os objectivos traçados à 6 anos quando foi atribuída a organização do Mundial à Alemanha passarem por construir uma equipa capaz de conquistar este título, qualquer Alemão tem a capacidade para perceber que vai ser muito complicado...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário