segunda-feira, novembro 06, 2006

1ª Divisão Distrital Zona Sul da A.F. Viseu - 6ª Jornada


Santar 4 Ranhados 0

Santar: Pio, J. Silva, Rui, Luís, Neves(C), Mariano, Marinho, Filipe, Bruno, Man, Jorge
Substituições: Rui por Fábio(67’), Bruno por Lino(76’)
Suplentes não utilizados: Vítor
Treinador: João Pereira
Estádio: Francisco Vital
Árbitro: Paulo Marques
Auxiliares: António Barros e Rosa Almeida
Resultado ao Intervalo: 3-0
Marcadores: Filipe(9’), Jorge(14’ e 77’), Marinho(39’)
Acção Disciplinar: Amarelo: J. Silva(28’), Mariano(40), Rui(56’)
Vermelho: Man(42’)

Festim de golos falhados

O Santar realizou uma exibição fantástica e apenas não se pode classificar de perfeita pois desperdiçou muitos golos.
Num campo que não estava nas condições ideais o Santar conseguiu apresentar hoje um futebol apoiado, bonito mas ao mesmo tempo prático. A equipa da casa entrou a dominar e a desperdiçar oportunidades de golo. Isto foi uma constante ao longo do jogo. Aos 9’ Filipe aproveitou um pontapé de baliza mal batido e depois de dominar a bola rematou do meio da rua para o fundo das redes. Depois de várias oportunidades desperdiçadas o Santar colocava-se finalmente em vantagem. O Ranhados não conseguiu reagir e continuou a ser o Santar a criar e a desperdiçar situações de golo. Aos 14’ Jorge aproveitou um grande passe de Man e depois de fintar o guarda-redes do Ranhados fez o 2-0. Pouco depois Pepe, nº8 do Ranhados teve nos pés a possibilidade de reduzir para 2-1, mas perante Pio rematou ao lado. Este lance não afectou a equipa da casa que continuou a dominar e continuou a desperdiçar boas situações de golo e que passou a ver a senhora árbitra auxiliar a levantar a bandeirola a cada lance. Nada passava. Aos 39’ Marinho após excelente jogada de Bruno ampliou o resultado para 3-0. Aos 42’ Man após mais um fora de jogo daqueles escandalosos tirados pela senhora Rosa Almeida, proferiu um comentário dos mais usuais num jogo de futebol, daqueles que se ouvem a todos os momentos. Por vezes ouvem-se até bem piores. Sem ninguém esperar Man viu vermelho directo. Ou se passam a mostrar vermelhos directos em todos estes lances e os jogos não acabavam ou então não se pode mostrar vermelho apenas porque a pessoa que assinalou o fora de jogo era uma Senhora. Se Rosa Almeida está no futebol terá que estar preparada para ouvir algumas coisas, ou então os árbitros têm que passar a manter esta atitude todos os jogos. O Santar foi para o intervalo a vencer por 3-0, mas se fossem mais 5 ou 6 aí sim seria o resultado certo.

Em inferioridade numérica, quem?
Os jogadores do Santar entraram na segunda parte como se o jogo estivesse onze contra onze e 0-0 e demonstraram que terá que ser feito muito mais do que tem sido feito para deitar esta equipa abaixo. Se o Santar dominou completamente a primeira parte com onze jogadores, com dez na segunda fez a mesma coisa, com a diferença de o Ranhados também ter criados duas, três situações claras de golo. O Santar voltou a entrar mandão e a desperdiçar muitas oportunidades de golo, algumas delas mesmo de forma escandalosa. Durante a maioria de minutos da segunda parte parecia que o Santar é que estava a jogar em superioridade, pois as oportunidades de golo do Ranhados foram todas em contra-ataque. Há um lance na segunda parte que diz tudo da arbitragem. Num contra-ataque um jogador do ranhados conduzia a bola e dois colegas seus desmarcavam-se, restando na defesa do Santar apenas Neves e Rui. Estes dois jogadores subiram e deixaram os adversários em fora de jogo, obrigando mesmo o jogador que conduzia a bola a parar. Esse mesmo jogador com a aproximação de um jogador do Santar passou a bola para um dos que estavam claramente fora de jogo, mas desta vez a Senhora Rosa Almeida nada viu. Nem parecia a mesma da primeira parte, parece que agora a bandeirola pesava toneladas. Até ao final viu-se o Santar a procurar mais golos e essa atitude foi recompensada com o 4-0 aos 77’, novamente por Jorge.
A vitória do Santar não merece qualquer contestação e acaba por ser muito escassa neste festim de golos desperdiçados.
A equipa de arbitragem esteve mal, algo que já não nos surpreende. Expulsou Man, e o massagista do Santar, tirou foras de jogo e deixou passar outros que não lembram a ninguém. Mais uma na linha das arbitragens desta época.

Sem comentários: