segunda-feira, novembro 06, 2006

Naval 1º Maio Vs. C.S.Maritimo

Estádio: Municipal José Bento Pessoa
Arbitro: Olegário Benquerença
Publico: 2.056 Espectadores

Ontem, o Marítimo deslocou-se pela segunda vez consecutiva ao Continente, desta feita para defrontar a Naval no seu reduto em mais um jogo da Liga à margem identificada.
Um jogo que se previa muito difícil, não só por se tratar de um jogo fora de casa mas também por ser ante a equipa sensação da prova até ao momento, uma equipa que tem mostrado um bom futebol, aguerrida e acima de tudo combativa.
Ulisses levou para a Figueira o plantel habitual, à excepção de MBSUMA que se encontra impedido devido a esforço físico.

As equipas entraram em campo com um único sentido a vitória e quem lá estava assistiu a um bom jogo de futebol. Segundo as vozes da rádio, a Naval entrou aguerrida e cirúrgica nas acções ofensivas. Contudo, para desespero dos da casa, o Marítimo apareceu organizado, concentrado, bloqueando com eficácia as tentativas atacantes dos da casa, ora por Marcos ora pela muralha defensiva.

Aos 16' de jogo, Olberdam serviu Evaldo que em direcção à baliza deparou-se com um alívio de TABORDA, caso contrário seria o 1º tento dos da Madeira.
A resposta da Naval apareceu aos 23' de jogo por Lito, na área verde rubra, desembaraçando-se dos defesas verde rubros mas não conseguindo mais do que um passe para Marcos.
O jogo estava equilibrado, ambas as equipais a jogar muito encaixadas umas na outra lá iam levando a água ao seu moinho sempre com algum perigo para ambas as balizas.
Aos 33' uma boa combinação entre Oliveira e Zé Gomes na direita deixa uma bola à boca da baliza, Lipatin não teve arte nem engenho para empurrar e abrir o activo.
À beira do intervalo, o jogo continuava aguerrido e fluido, Marcinho bate um canto na direita, Lipatin salta mais alto que toda a defesa dos da casa, cabeceia e a bola sai a rasar o poste da baliza de TABORDA.
Intervalo na Figueira, o jogo estava bom e quem marcasse ganhava.
Veio a segunda parte e mais do mesmo, uma equipa da casa forte e à procura da vitória e com grande luta, os visitantes geriam o seu esquema táctico quase sem erros, aliás, foi isso que valeu aos da Madeira.
Até aos 71' de jogo tivemos um futebol de meio campo, quase sem grande perigo para as balizas.
Aos 70' entrou Kanu e o jogador do Marítimo demorou 1' a fazer o único tento da partida, o golo de cabeça em boa resposta ao cruzamento perfeito de Oliveira.

A partir daí Ulisses pediu contenção, um erro na minha opinião, assim é que em 10' só deu Naval e MARCOS, pois os da Figueira caíram com tudo em cima dos Verde Rubros e foi o GR Maritimista que salvou o empate por 3 vezes com outras tantas grandes defesas.
A mais descarada foi a de NEI, que descaído na direita dispara um petardo à baliza do Marítimo, só não deu golo graças a “São” Marcos o SALVADOR.
O Jogo terminou com a vitória do Marítimo, a terceira consecutiva e a segunda fora de casa.

Ambas as equipas fizeram um bom jogo e mostraram que estão na liga com vontade de voar alto.

Arbitragem
Olegário Benquerença
deixou jogar e não complicou, os cartões saíram na altura certa e sem alternativa, teve uma prestação segura e bem auxiliada. De 1 a 10 dou 8.

Melhor jogador do Marítimo
O destaque desta jornada vai para Marcos, sem duvida foi ele que salvou este resultado do Marítimo, toda a equipa esteve bem, mas Marcos teve uma actuação irrepreensível, mais uma vez foi ele que segurou o resultado.Destaco ainda as prestações de Kanu e Zé Gomes, estiveram em alto nível.

Pior jogador do Marítimo
Lipatin, este jogador tem faro de golo tem uma boa movimentação e ganha bolas de cabeça, mas tem um grande defeito, é um jogador medroso e um 0 no que respeita a lances divididos, tem medo de meter o pé à bola e raramente ganha vantagem em situações de 1 para 1. Ontem mostrou isso quando desperdiçou duas oportunidades claras de golo por não ter tido a garra necessária para se impor no meio da defensiva da Figueira.


Conclusão
Mais um jogo fora de casa mais uma vitória, o Marítimo parece estar a atravessar uma boa forma e finalmente Ulisses conseguiu compreender a equipa que orienta, acertou nas posições e parece que temos Marítimo.
A Naval, e não querendo repetir o que disse durante todo o Post, tem uma excelente equipa e esta derrota deve-se apenas ao facto de o Marítimo ter tido mais concentração, o que faltou à equipa da Figueira.
Foi um jogo em que quem marcasse ganhava, o Marítimo conseguiu esse feito e para já ascendeu ao terceiro lugar apesar de dividir essa “casa” com a União de Leiria e com outra equipa de escalão inferior da qual não me recordo a denominação. Será que vamos ter um Marítimo Europeu? Espero sinceramente que sim.

Resta-me citar Ulisses “Quem marcasse merecia o triunfo” é também a minha opinião

Antevisão
O Marítimo tem agora dois jogos pela frente, este FDS contra uma outra equipa da região numa acção de solidariedade, o jogo vai opor os verde-rubros ao Nacional, um jogo que se espera emotivo e de grande alegria para o Marítimo.

A contar para os pontos da BWin, o Marítimo recebe o SPORTING um jogo nos Barreiros em que a massa associativa deverá responder com o estádio cheio, o bom momento que o Marítimo atravessa é sempre motivação para estádio cheio e ainda por cima contra uma equipa que tem vindo a descer de forma como e que tem revelado alguma apatia especialmente no seu “MANEKENN PISS” Liedson, que não tem marcado golos.

Curiosidades
* O Marítimo estreou ontem o seu equipamento alternativo, um equipamento de uma só cor, Bordeaux, penso que aqui nos Barreiros dificilmente será utilizado.

* No Estádio da Figueira, estavam colocados cartazes, certamente referentes à 8ª jornada, onde se apelava aos Navalenses uma visita à Madeira para o jogo contra a outra equipa da Região. Curioso da coisa era o preço, 240€ para um fim de semana no Funchal, um preço que na minha opinião é elevado! São os custos da insularidade o que torna as coisas complicadas até no futebol... Para quem não sabe, é muito raro termos claques adversárias nos jogos da região à excepção dos grandes só a Académica e o Guimarães trazem as suas claques à região. Por incrível que pareça, a única vez que vi uma claque adversária bem composta, exceptuando os grandes e a DRUGI (Juventus) que trouxe 500 adeptos à região no celebre jogo da UEFA, foi num jogo a contar para a Taça de Portugal que o Marítimo venceu por 3-0 contra o Vila Meã.

* Luís Olim, jogador do Marítimo que por acaso também é sobrinho do Presidente Carlos Pereira, é Licenciado em Educação Física e está a terminar um mestrado na mesma área, coisa rara no futebol profissional dos dias que correm, mesmo para os lados de Coimbra, o jogador ontem fez de tradutor para dar instruções em Francês a Moukori, instruções essas que eram passadas de Ulisses para o intermediário Madeirense, LUIS OLIM.

FORÇA MARITIMO….

Sem comentários: