segunda-feira, novembro 06, 2006

Águias Vs Ovos/Jogadores Moles

Estádio: Estádio da Luz
Espectadores: 37.065
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)


SL Benfica: Quim, Nelson, Luisão, Ricardo Rocha e Miguelito, Petit, Katsouranis, Nuno Assis e Simão, Nuno Gomes e Miccoli
Treinador: Fernando Santos Jogaram ainda: Karagounis, Karyaka e Mantorras
Beira-Mar: Alê, Ricardo, Marco, Buba e Tininho, Torrão, André Leão e Rui Lima, Jorge Leitão, Camora e Ratinho
Treinador: Augusto Inácio Jogaram ainda: Emerson, Wegno e Jardel


Uma primeira parte em claro repouso, deu lugar a uma segunda parte fulgurante. Em 20 minutos o Benfica rematou 7 vezes, conseguiu 5 cantos e marcou dois golos....


O jogo começou um pouco apático do lado benfiquista. Era normal, visto o desgaste sofrido na terça-feria, no jogo da Champions League. Fernando Santos manteve o onze base, fazendo apenas uma única alteração, por lesão, trocando Léo por Miguelito. O Beira-Mar, esse, apresentou uma equipa em 4x3x3, mas com um pendor mais defensivo, que aquela que entrou a semana passada para defrontar o Sporting. Alias, o Beira-Mar em todo o jogo rematou apenas por 3 ou 4 vezes, contrarstando com os 23 remates encarnados.
A história do primeiro tempo, resume a uns quantos remates encarnados, alguns com perigo, como aquele de Miccoli logo a abrir o jogo em que Alê teve dificuldade em segurar, mas pouco mais. É certo que os encarnados também nõ tiveram muito trabalho para segurar os atacantes aveirenses, que tiveram em Ratinho e Jorge Leitão, as unidades mais avançadas. No entanto e após um canto, mesmo na última jogada da primeira parte, a situação mais perigosa para a baliza de Quim: Ratinho surge isolado frente ao guardião, mas deslumbrou-se e não acertou sequer na baliza.
No início do segundo tempo, o Benfica surgiu transfigurado. Parecia que o jogo estava a começar. Num quarto de hora avassalador, Com um índice de remates bastante elevado, o Benfica acabou por marcar dois golos nesse periodo. Primeiro Katsouranis, que surgiu qual ponta de lança, a desviar de cabeça um centro de Nelson, e depois Petit, na sequência de uma boa combinação com Miccoli, jogador mais rematados dos encarnados, ontem à noite. Alias, é notória a diferença quando Miccoli não joga. O Benfica perde pendor atacante e vivacidade na frente, pois o italiano, desde que esteja a jeito, não se inibe de visar a baliza adversária, o que cria bastantes situações embaraçosas, pois o remate do italiano é potente.
É curioso que os golos tenham surgido através dos dois jogadores encarnados com responsabilidades mais defensivas. Isso prova que o losango permite a entrada destes jogadores. Katsouranis, que ao principio não estava bem, acabou por melhorar e arrancou uma segunda parte de luxo. Petit, que esteve em risco, acabou por sair minutos depois com o dever cumprido.
A seguir ao segundo golo encarnado, Inácio operou duas alterações, que nada de novo trouxeram ao conjunto aveirense. Camora e Torrão foram substituidos por Emerson e Wegno, e mais tarde Jardel surgiu no lugar de Ratinho, na tentativa de fazer o Beira-Mar entrar novamente no jogo. E quase que o conseguiam, num livre descaído para a esquerda do ataque aveirense, mas Quim respondeu com excelente defesa. Foi a única vez que o Beira-Mar rematou com perigo à baliza de Quim. Jardel, não truxe nada de novo ao ataque, e Inácio viu Buba ser expulso um minuto depois da entrada do brasileiro, o que acabou por fragilizar ainda mais o já frágil conjunto auri-negro. A um quarto de hora do fim, o terceiro golo encarnado, apontado na própria baliza por Ricardo. Luisão surgio sozinho na direita do ataque encarnado e centrou para Miccoli, mas o defesa do Beira-Mar intrometeu-se e acabou por apontar o golo. Até ao fim, o Benfica ainda tentou por mais duas ou três vezes o golo, com Karyaka e Karagounis a atirarem bastante perto do alvo.

O Melhor em Campo

Miccoli. Rematou 7 vezes à baliza de Alê. Os seus remates são balas dirigidas as balizas adversárias. Bastante mexido e vivaz no ataque, como é alias, seu apanâgio, faltou coroar mais uma excelente exibição com um golo.

O Postivo do jogo

O Benfica da segunda parte, a fazer lembrar algumas boas exibições desta época.
O aparente regresso de Nelson as boas exibições. Em três jogos, quatro assistÊncias para golo. E parece que estão de volta os centros mortiferos que o caracterizaram no início da época transacta.
Mais três golos dos encarnados do campeonato.

O Negativo do jogo

A primeira parte benfiquista. Se o Beira-Mar fosse um pouquinho mais acutilante, poderia ter causado alguns estragos na estrutura encarnada. Katsouranis ressentiu-se da viagem à Grécia durante a semana e Petit esteve uns furos abaixo do normal.

O Árbitro

Jorge Sousa, não esteve muito bem na partida. Houve algumas faltas que não apontou a favor do Benfica, assim como ficaram por mostrar amarelos a Simão e a Torrão (que seria o segundo). Bem na expulsão de Buba, pois manteve o critério: minutos antes Nuno Gomes tinha visto o cartão por pontapear a bola após o apito do árbitro. Os jogadores já sabem que não o podem fazer e com esses actos, acabam por prejudicar a equipa.
No lance do terceiro golo, Luisão está em jogo com o último defesa eveirense, daí não ter sido apontado o fora de jogo, já Miccoli está adiantado e pode-se concluir que talvês tenha participação na jogada, pois incomoda Ricardo, que acaba por introduzir a bola na própria baliza. Poderia ter sido marcado fora de jogo.

Sem comentários: