domingo, novembro 05, 2006

Belenenses Vs UD Leiria

Estádio: Restelo
Assistência: +/- 1.500 espectadores
Árbitro: Vasco Santos (AF Porto)

Antes que hajam mal entendidos devo referir que não vi os 90' da partida que opôs Belenenses e UDL. Quaisquer falhas na minha apreciação do jogo, peço que tenham isso em atenção.

Na noite de sexta-feira encontraram-se duas equipas que, aparentemente, respiravam de alívio, quanto à sua posição na tabela classificativa. O Belenenses andava pelo meio da tabela, enquanto a UDL estava um pouco melhor. Foi também um jogo de reencontros, ao qual apenas faltou Costinha, ex-leiriense e actual Belenenses.

Na primeira parte, o Belenenses entrou um pouco melhor na partida. Mas por pouco tempo. O golo madrugador de Ivanildo, ao minuto 23, deu a volta às aspirações dos do Restelo. Dos azuis pouco se viu, em termos de organização, que conseguisse atrapalhar os visitantes.
A UDL fez o seu jogo, em parte protegendo a (magra) vantagem, e tentando nalguns rasgos, fazer o segundo golo, aliás, os remates mais perigosos de quase toda a primeira parte pertenceram à equipa de Leiria.
Nos segundos 45', apesar das substituições efectuadas por Jorge Jesus, a equipa do Restelo não conseguiu ultrapassar o esquema de Domingos Paciência. Mas o pior até nem foi isso. Começou a chover e o terreno de jogo ficou, rapidamente, transformado num enorme lamaçal, impedindo o natural desenvolvimento do jogo.
A UDL conseguiu gerir a vantagem alcançada no período seco do jogo, apesar de o Belenenses ter conseguido chegar algumas vezes à área leiriense. Valeu o guarda-redes Fernando e o quarteto defensivo, que estiveram muito bem nessa noite. Ao cair do pano, um Penalty – castigo imposto por uma falta de Nivaldo sobre Tixier – que Éder não conseguiu converter.

Numa nota mais pessoal, considero que o resultado foi justo. Não só porque foi a “minha” equipa a vencer, mas também porque conseguiu fazer uma gestão do golo que tinha alcançado. Mas, apesar de tudo, se o resultado tivesse sido mais dilatado, a minha opinião seria diferente e porquê? O Belenenses não jogou mal: o jogo foi interessante (ou pelo menos os períodos a que assisti), mas os jogadores do Belenenses só pecaram pela não concretização dos remates que fizeram. Só por isso, acho que o 0-1 foi justo.

Melhor Jogador
Aqui, estou um pouco dividida. Confesso que para mim, houve dois melhores jogadores, não tirando mérito à restante equipa, que esteve muito bem. Elejo: o guardião Fernando – um gigante na baliza. O que às vezes falha na defesa, o brasileiro corrige (quando pode). Graças a ele, os anfitriões não igualaram a partida.
E ainda Renato – um patrão no centro da defesa. Este veterano de 33 anos mostra que ainda dá cartas, ao completar o seu 350.º na Liga principal de futebol. Uma exibição sem mácula, mostrando aos jovens companheiros que velhos são os trapos.

Arbitragem
Daquilo que me apercebi, Vasco Santos teve uma arbitragem sem grandes problemas. A segunda metade da partida foi mais complicada de ajuizar devido às condições atmosféricas, a chuva impedia a melhor visibilidade dos lances e os jogadores escorregam muito, ficando às vezes a dúvida se seriam (ou não) falta. No cômputo geral, nota positiva.

Pontos positivos do jogo
* Claro que foi os 3 pontos amealhados, que permitem à UDL sonhar mais alto. A manutenção está ao virar da esquina e a UEFA parece um cenário cada vez mais real.

Pontos negativos do jogo
* Humm… viram o terreno de jogo na segunda parte da partida? Pois… com a chuvada que se fez sentir para os lados de Belém, o terreno estava impróprio para consumo. Impedia a bola de rolar, jogadores que escorregavam… enfim.

Sem comentários: