quinta-feira, novembro 09, 2006

Futebol de formação - Revisão da Semana

Campeonato Nacional de Juniores A

Zona Norte

Jogou-se a decima jornada do campeonato Nacional e na frente não há novidades, mesmo apesar de um grande embate que se registou no sábado.

O Porto deslocou-se a Coimbra para defrontar o 2º classificado, a Academica.
Nos estudantes o treinador Rui Silva depositava as suas esperanças no talentoso Hugo Seco e na qualidade defensiva de Kay, ao passo que no Porto registavam-se algumas mexidas. Hugo Ventura regressou á baliza após lesão, e Candeias apareceu como titular na frente de ataque.
Os de Coimbra entraram melhor, mas a “experiencia” dos jogadores do FC Porto fez a diferença e os golos de Ukra e do inevitável Rui Pedro selaram o resultado final. Nota para a expulsão do treinador Portista Ilídio Vale.

Nos restantes encontros salienta-se também a vitória caseira do Candal sobre o Vitoria de Guimarães, com o ponta de lança Tiago a denotar grande qualidade, e ainda as vitorias do Feirense em casa e a goleada imposta pelo Boavista ao Rio Ave fora.

O Porto segue na frente com 25 pontos, seguido pela Academica com 21 e do Boavista com 20 e menos 1 jogo.

Resultados mais importantes:
Academica 0-2 FC Porto
Feirense 3-0 Leixões
Candal 2-1 Guimarães
Rio Ave 1-4 Boavista

Zona Sul

Na zona sul a situação do Setubal complica-se. Receberam o Sporting em casa, mas foram inapelavelmente batidos por 5-0. Ricardo Nogueira foi o homem da partida com 2 golos, ficando os outros tentos a cargo de Tiago Pinto (filho de JVP), André Cacito e Bruno Matias.
O Estrela da Amadora bateu em casa o Pescadores por 1-0, e conserva o 2º lugar aumentando até a vantagem sobre o 3º, pois o Belenenses cedeu um empate a um golo no campo do Real.
O Benfica, apesar da vitoria caseira por 4-1 frente ao Casa Pia continua com tarefa complicada, pois são 5 os pontos que os separam do 2º lugar de acesso á fase final.

Assim, na frente o Sporting lidera com 28 pontos, Estrela 26 e Belenenses e Benfica com 21.

Jogo da Semana

Tarde de sol num jogo que se avizinhava fácil para os juniores do Benfica, sem Miguel Rosa (o n.º 10 que está lesionado) e Romeu Ribeiro (o médio defensivo que está castigado) Bruno Lage montou um meio campo de recurso, subiu o lateral esquerdo Ruben Lima para a faixa esquerda do meio campo e actuou com Sergio Oliveira ao lado dos habituais Dalibor e João Ferreira.
O Casa Pia mostrou 2 enormes talentos na minha opinião, o extremo esquerdo Diogo Salomão e o centro campista Zeca, o primeiro com uma técnica e velocidade desconcertantes que trocaram completamente os olhos a André Casaca (lateral direito encarnado), o segundo foi um poço de força e precisão na arte de transportar a bola de trás para a frente!
O primeiro golo do Benfica surgiu naturalmente aos 14’ , Milan Jeremic (com mais uma excelente exibição) isola-se e é derrubado pelo guardião dos gansos, Ruben Lima converte a grande penalidade de forma exemplar.
Aos 29’ Milan Jeremic isolou-se a passe de Sergio Oliveira e não teve dificuldade em fazer o 2-0!
Ainda na primeira parte e fechar uma exibição segura de toda a equipa encarnada, Ruben Lima marcou no seguimento de uma jogada confusa, e estava feito o resultado ao intervalo que resume na perfeição o que se passou nos 45’.

O jogo reiniciou com um Casa Pia renovado e com um Benfica acomodado aos 3 golos de vantagem, numa jogada de bola parada o Casa Pia reduz para 3-1, golo de cabeça com algumas responsabilidades para o guardião encarnado.
Aqui surgiu um rapaz descaído para a ala esquerda do ataque dos gansos, Diogo Salomão protagonizou algumas das jogadas mais espectaculares da tarde, fantástico! Mas não teve o devido acompanhamento dos seus colegas.
Ainda antes do fim o estreante Pedro Danilson (um Guineense acabado de chegar) marcou na resposta a mais uma excelente jogada do Servio Milan Jeremic, estava estabelecido o resultado final em 4-1!

Nesta equipa do Benfica o destaque vai inteirinho para a dupla atacante, Milan Jeremic e André Carvalhas são fantásticos e o Servio está numa forma soberba. Miguel Vitor também esteve seguro no centro da defesa e Ruben Lima a jogar no meio campo marcou 2 golos, mas perde-se um excelente lateral esquerdo com esta adaptação. Um destaque pela negativa para a adaptação de Andre Magalhães a lateral esquerdo, terrível, cada vez que tocava na bola fazia asneira...
No Casa Pia Diogo Salomão e Zeca, foram os principais destaques, pelas razões já referidas no texto.

[Paulo Matias]

Campeonato Nacional de Juniores B

Seria A

Nesta série o Braga continua a impor o seu domínio batendo sem apelo nem agrado o Cerveira por 6-0. Na 2ª posição segue o Guimarães que recebeu o Penafiel e venceu por 3-1. De referir ainda que o 3º classificado, o Padroense, viu o seu jogo adiado.

Serie B

Na serie B, Porto e Boavista seguem na frente com 16 pontos. O Porto empatou no campo da União de Coimbra a um golo, beneficiando de um golo na própria, ao passo que o Boavista deslocou-se á Figueira da Foz batendo a Naval por 4-2.
O 3º, o Leixões, bateu o Pasteleira por 4-2.

Serie C

O Sporting segue invicto na frente com 19 pontos.Neste domingo bateram o Belenenses no restelo por 3-0. O Alverca venceu em casa o Odivelas por 3-1 e está no segundo posto. Em 3º está o Benfica, que recebeu e venceu a União de Leiria por 1-0.

Serie D

Nesta série o Setubal segue na liderança depois de se deslocar a Sesimbra vencendo os locais.
O grande destaque da jornada vai para o embate entre Farense (2º classificado) e Portimonense, que terminou com a vitória dos da casa por 2-1. Por ultimo, o Louletano venceu em casa por 7-0 os Elvenses.

Nota: Qualificam-se 3 equipas em casa serie.

Selecções Nacionais

A selecção Nacional de sub16 não terá vindo feliz de Vale Marne.
Depois da derrota por 3-1 contra a Suiça, registaram um empate contra a Italia, num jogo em que dominaram.
No terceiro e ultimo jogo, os portugueses foram batidos por 5-0 frente á França, quedando-se assim no ultimo posto da competição. O ceptro de Vale Marne foi conquistado pelos Helvéticos.
Aqui fica o onze titular frente á França:

PORTUGAL: Ruben Luís (João Guerra, 76’), Tiago Gomes, Nuno Reis (cap.), Filipe Paiva (Fábio Costa, 54’), Pedro Branco, Ricardo Dias (Baptista, 58’), Cédric Soares, Filipe Espincho (Mário Rui, 32’), Nelson Oliveira (Alexandre Freitas, 40’), Diogo Ribeiro e Rui Caetano (Vítor Alves, 54’).
Suplentes não utilizados: Nuno Soares.
Treinador: Paulo Sousa.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: cartão amarelo exibido a Ricardo Dias (47’).

Até para a semana!
Apoiem o Futebol de formação!!!

Sem comentários: