quinta-feira, novembro 09, 2006

Memória Atacante XLI


Mais uma selecção participante no Europeu Feminino de 2005 apresentada pela nossa SpicedBlond, e mais uma vez um post com uma qualidade exemplar, fantástico!
Foi a 2 de Junho do ano de 2005 que tivemos o prazer de ler este post pela primeira vez.
Obrigatório para os amantes do desporto feminino, e em especial, do futebol feminino...


França - A Lutadora




Como se Qualificou



A França deu-se ao luxo de perder o seu último jogo em casa no Grupo 3 da fase de qualificação para o EURO 2005, depois de ter vencido as primeiras seis partidas.
A equipa orientada por Elisabeth Loisel acabou com quatro pontos de vantagem sobre a selecção russa, apesar de ter perdido por 5-2 no Estádio Gaston-Gérard, em Dijon, a 26 de Setembro de 2004, pois já tinha garantido o apuramento para a fase final em Inglaterra no jogo anterior, em que ganhou na Islândia por 3-0.
A França jogou pela primeira vez com a Rússia depois de ter goleado em casa a Hungria, por 7-1, e a Polónia por 6-0, jogos em que Marinette Pichon fez dois "hat-tricks". Pichon marcou mais dois golos em Selyatino, ajudando a França a derrotar em casa a Rússia, por 3-0, no dia 16 de Maio de 2004.
A partir daí, dissiparam-se as dúvidas em relação ao apuramento. Pichon não marcou nos dois jogos seguintes, em que a França confirmou o primeiro lugar do grupo, mas voltou a fazer um "hat-trick" na última jornada, na partida em que a selecção francesa derrotou a Polónia, por 5-1.

Historial da Selecção Francesa



A selecção feminina francesa disputou o seu primeiro jogo internacional há mais de trinta anos, em 1971, mas só nos últimos dez é que o futebol feminino atraiu o interesse do país.
Durante muito tempo, os franceses olharam para o futebol como um desporto masculino e as raparigas não eram incentivadas a praticar este desporto na escola. Esta atitude tinha reflexos na comunicação social, sendo que a revista mais popular de futebol de França, a France Football, só muito recentemente deixou de ignorar o futebol feminino.
Curiosamente, e certamente não por coincidência, a cobertura jornalística começou a subir depois do aparecimento de uma verdadeira estrela, Marinette Pichon. Após ter passado parte da juventude a tentar convencer os rapazes de que tinha qualidade para jogar com eles, para depois os embaraçar ao marcar muitos golos, Pichon fez a estreia pela selecção em 1994 e desde então tem sido a jogadora mais influente da equipa.
Uma avançado-centro muito rápida, cedo saiu de França para jogar como profissional nos Estados Unidos. Após ter tido sucesso ao serviço das Filadelphia Charge, tendo sido a melhor jogadora da liga em 2002, a jogadora de 28 anos está agora de regresso ao seu país e a jogar no FCF Juvisy. Pichon tem o registo espantoso de 71 golos em 87 jogos internacionais e nela residem todas as esperanças francesas para o campeonato que vai ter lugar em Inglaterra.



Outra figura importante é a experiente defesa Corinne Diacre, que, também com 28 anos, é uma das poucas jogadoras com mais de 100 internacionalizações. Em 2002, foi um golo seu, frente à Inglaterra, que garantiu pela primeira vez o apuramento da França para um Campeonato do Mundo. Para o centro do terreno, a seleccionadora Elisabeth Loisel aposta em Sandrine Soubeyrand e Stéphanie Mugneret-Béghé, colegas de equipa de Pichon em Juvisy, de forma a garantir combatividade e criatividade à equipa.
A França conseguiu o apuramento para três Campeonatos Europeus de Futebol Feminino e para um Campeonato do Mundo, mas sem qualquer sucesso. As gaulesas foram eliminadas pela Suécia no Campeonato Europeu de 1997, antes de perderem quatro anos mais tarde frente à Noruega e à Dinamarca na fase de grupos. Pichon e companhia já devem estar fartas das norueguesas, pois, mais uma vez, foram batidas pelas nórdicas em 2003, desta vez na sua estreia na fase final de um Campeonato do Mundo, onde a França não passou da fase de grupos. A França conta já no seu Palmarés Europeu os quartos-de-final em 1989; fase de grupos em 1997 e em 2001, e no Ranking Mundial encontra-se em 9º lugar.

A Seleccionadora



Elisabeth Loisel tem levado a França cada vez mais longe desde que, em 1997, foi nomeada seleccionadora nacional. Loisel conduziu as gaulesas ao seu primeiro Mundial, assim como à fase final de dois Campeonatos da Europa de Futebol Feminino da UEFA. As 'Bleues' tinham a reputação de formarem uma equipa tecnicista, mas macia a defender, algo que mudou desde que Loisel assumiu funções. Trabalhou bastante para que a equipa fosse mais competitiva em cada uma das grande-áreas, mas também introduziu um sistema de jogo de passe curto, que torna o futebol das gaulesas bastante vistoso.
Futebolista conhecida pelo ímpeto que empregava em todas as jogadas, representou o CS Meaux e o Stade de Reims, onde conquistou dois títulos de campeã. Seguiram-se mais cinco ligas francesas todas alcançadas enquanto jogadora-treinadora do VGA Saint-Maur. Antes de abraçar a carreira técnica a título definitivo, foi internacional gaulesa durante quase duas décadas, tendo capitaneado a equipa nacional durante sete anos. Como treinadora, começou, em 1982, pelas camadas jovens do Saint-Maur. Foi, em seguida, treinadora da selecção sub-16 da província Ile-de-France.
Desde 1989 que trabalha com a selecção francesa, tendo sido técnica-adjunta antes de ter sido a responsável pela equipa sub-21. Em 1997, foi nomeada seleccionadora nacional.



A Selecção Francesa fez uma excelente campanha no apuramento para o Euro 2005, deixando anteceder de antemão que será uma adversária de peso e uma séria candidata á vitória.
O facto de só á bem pouco tempo, os franceses aceitarem o futebol feminino como modalidade oficial do país, faz com que estas jogadoras, desejem não só provar ao seu pais como ao mundo que valeu a pena a luta que travaram com as mentalidades mais reservadas.
Assim sendo esta é uma selecção que para além de contar com uma excelente treinadora e uma grande motivação, conta com um grupo de jogadoras fantástico, capazes de fazer com que a França deixe de se ficar apenas pelos quartos-de-final nas competições e possa sonhar mais alto.
A França irá jogar com a Itália no dia 6 de Junho pelas 20.00(hora local) em deepdale – Preston.

[SpicedBlond]

Sem comentários: