quinta-feira, novembro 09, 2006

Referências Estrangeiras no Futebol Luso: Ion Timofte


A referência estrangeira desta semana foi um dos melhores jogadores, um grande profissional, diga-se, que já vi jogar no nosso país. Falo-vos de Ion Timofte, internacional romeno que representou o F.C.Porto e o Boavista na década de 90.
Os primeiros registos de Timofte como profissional datam de 1988/89. Nessa época, representou o Minerul Anina e CSM Reşiţa, dois clubes que actuavam em divisões secundárias do seu país. Na época seguinte, fez a sua estreia na Primeira Divisão Romena, exactamente no dia 23 de Agosto de 1989, ao serviço do Politehnica Timişoara, em jogo contra o FC Bihor Oradea. Esteve durante duas épocas neste clube da região do Banat, onde marcou 19 golos e evolui significativamente como jogador. Como resultado das suas boas exibições, estreou-se pela selecção romena a 3 de Abril de 1991, num jogo da fase qualificação para o Euro 92, que opôs a Roménia à Suiça.
Foi nessa altura que Timofte chamou a atenção do então vice-campeão português, F.C.Porto, vindo a se estrear pelos dragões na época 1991/1992. E a estreia não podia ser melhor: fez 25 jogos e marcou 9 golos, tendo uma grande importância no título conquistado pelos azuis e brancos nesse ano. Na época seguinte, apesar de ter sido utilizado menos vezes, marcou 12 golos. Nessa época, 92/93, houve um episódio curioso, aquando da vinda do Benfica às Antas. Num jogo marcado por um intenso nevoeiro, Timofte entra no jogo para o lugar do António Carlos, que não estava a dar conta de parar Mostovoi e companhia. A entrada do romeno, e apesar dos gritos Carlos Alberto Silva, bem audíveis pela transmissão da SIC, “"pô Timofte, entrou e já tá cansado!", acabou por mudar o rumo do jogo. Foi dos seus pés que saírem as melhores jogadas da sua equipa, e uma delas deu origem à grande penalidade que decidiu a partida.
No final da época, o Porto sagrar-se-ia bi-campeão nacional. Para época 93/94, o objectivo do F.C.Porto era, obviamente, conquistar o tri-campeonato. Contudo, a mudança na equipa técnica, saída de Carlos Alberto Silva para entrada de Tomislav Ivic, revelar-se-ia um desastre nos objectivos portistas. Com uma estratégia mal delineada desde início, os jogadores azuis e brancos não tiveram uma boa época a nível exibicional, e Timofte não foi excepção.
Durante as três épocas que representou o F.C. Porto, Timofte foi um jogador que sofria constantes lesões. Por esse motivo, foi dispensado das Antas e seguiu para o Bessa. E foi no Bessa que fez as melhores épocas no nosso país, particularmente entre 97 e 99, onde marcou 25 golos, algo pouco característico para um jogador da sua posição.
A época 98/99 marcou, sem sombra dúvida, a melhor época de Timofte em Portugal. Marcou 15 golos, a sua melhor marca, e ajudou o Boavista a conseguir uma classificação histórica para a Liga dos Campeões. Juntamente com Ayew fez uma dupla que rendeu uma grande quantidade de golos aos axadrezados.
Na temporada seguinte, não obstante ter sido o jogador mais inconformado dos boavisteiros na Liga dos Campeões, tendo inclusive sido considerado um dos melhores médios da 1ªfase da competição, esteve aquém daquilo a que nos havia habituado.
Para surpresa de muitos, ao terminar o ano futebolístico, Timofte anunciou que ia terminar a sua carreira. O futebol, principalmente o português, ficava, assim, órfão de um dos mais talentosos jogadores da década de 90.


Regressou ao seu país natal, onde se dedicou à construção de um hotel ao qual deu o nome de ……. Boavista, de modo a homenagear o clube que representou durante seis épocas. O Hotel Boavista, em Timişoara, foi inaugurado a 19 de Abril de 2002, e Timofte tem como colaborador Basarab Panduru, ex-jogador do Benfica e F.C.Porto.


Em Agosto de 2003, aceitou um desafio de um funcionário do Hotel Boavista e voltou aos relvados. O seu funcionário era dono Unirea Peciu Nou, clube da IV divisão romena, e convidou o patrão a ingressar no clube. Um regresso aos relvados que aconteceu a 16 de Agosto de 2003.
Timofte foi um jogador que marcou uma época no futebol português, e todos vocês, atacantes, devem guardar boas recordações do seu enorme profissionalismo. Um médio com um tipo de jogo elegante e com um pontapé capaz de assustar qualquer guarda-redes. Apesar de ser um jogador fisicamente frágil, possuía uma capacidade técnica muito acima da média e destacou-se por uma grande precisão no remate e no passe. Simplesmente um dos melhores jogadores que já vivi num estádio de futebol!

Ficha Técnica:
Nome: Ion Timofte
Data de Nascimento: 16 de Dezembro de 1967
Naturalidade: Anina
Nacionalidade: Romena
Posição: Centro-Campista
Clubes que representou: Minerul Anina,CSM Reşiţa, Politehnica Timişoara, F.C.Porto, Boavista e Unirea Peciu Nou
Internacionalizações: 10 (1 golo)

Palmarés:
2 campeonatos portugues
2 taças de Portugal
3 supertaças de Portugal

Sem comentários: