quinta-feira, novembro 02, 2006

Memória Atacante XL

A SpicedBlond continuou a sua espectacular apresentação das selecções participantes no Europeu Feminino de 2005, e desta vez foi a Finlândia a 1 de Junho de 2005!

Desfrutem de mais um excelente post da nossa Dani!


Finlândia - A Estreante



Como se qualificou



A Finlândia nunca se tinha qualificado para uma grande prova internacional a nível sénior antes desta competição, mas a equipa de Mikael Käld ganhou na hora certa numa fase de apuramento complicada.
As coisas não começaram bem no Grupo 1, no dia 1 de Junho de 2003, quando as finlândesas empataram em casa a um golo com a modesta Suíça, marcando aos 80 minutos por Sanna Valkonen. No mês seguinte, a Finlândia voltou a empatar 1-1 em casa, desta vez frente á Itália.
Em Agosto, chegou a primeira derrota, por 2-1, na deslocação à favorita Suécia, que tinha batido a Finlândia no "play-off" de 2001.
A Suécia estava destacada no comando do grupo, mas o lugar no "play-off" continuava em aberto. Kackur voltou a marcar em Itália, em Abril, e a Finlândia conseguiu um precioso empate a um golo. A seguir, a selecção finlandesa goleou a Sérvia e Montenegro, em Helsínquia, por 4-0, mas a vitória da Itália sobre a Suécia deixou a equipa apenas com hipóteses de ser a melhor das terceiras classificadas. Foi isso que acabou por suceder, graças ao triunfo por 2-0 sobre a Suíça e ao empate com a Suécia (1-1).
A Finlândia defrontou a Rússia no "play-off", e não desapontou. Na primeira mão, disputada em Pietarsaari a 1 de Outubro, Laura Kalmari marcou para as finlandesas, aos 24 minutos, e a equipa nórdica levou um golo de vantagem para a segunda mão. Quatro dias depois, em Moscovo, Anne Mäkinen abriu o marcador aos 23 minutos e Tiina Salmanen bisou antes e depois do intervalo, dando á Finlândia finalmente o acesso ao Europeu de futebol.

Historial da Selecção Finlândesa



Embora o futebol feminino na Finlândia date de antes da I Guerra Mundial (1914-1918), a primeira verdadeira competição só foi disputada em 1971, quando um jornal daquele país organizou um torneio de seis equipas. No mesmo ano, a Federação Finlandesa de Futebol criou a primeira competição, a Taça, que atraiu 51 clubes e viu o HJK Helsinki derrotar o Vaasan Palloseura, por 6-0, na final.
A selecção nacional feminina disputou o seu primeiro encontro em 1973, frente à Suécia, e, no ano seguinte, foi organizado um Campeonato Nórdico com a Suécia e a Dinamarca. A Noruega juntou-se-lhes em 1978 e foi derrotada pela Finlândia por 1-0, cuja melhor prestação no torneio anual foi um segundo lugar em 1981, na penúltima edição da competição. A primeira vitória internacional surgiria em 1976, frente à Suécia, com um resultado de 2-1, com Soile Malm a marcar o primeiro tento da Finlândia ao mais alto nível.
A Finlândia esteve presente na primeira competição europeia do futebol feminino, que se disputou em 1982 e 1984, mas não conseguiu apurar-se, visto estar num grupo muito forte, com a Suécia, Noruega e Islândia. Algo que se tornou habitual, apesar de alguns resultados brilhantes, incluindo frente à República Federal da Alemanha, em 1985, à Noruega, três anos volvidos, e à Dinamarca, em 2000.
No entanto, a sorte mudou para a Finlândia nos últimos anos, com o precioso contributo do HJK, que atingiu as meias-finais da primeira Taça UEFA feminina, em 2002. O HJK acabaria por perder com a poderosa formação sueca do Umeå IK, que, pouco depois, contratou Laura Kalmari, Sanna Valkonen e Jessica Julin para o seu plantel. Estas três jogadoras fazem parte de um lote de futebolistas finlandesas que se transferiram para as mais fortes Ligas europeias.



Este facto fez aumentar a confiança e o profissionalismo, que garantiram à Finlândia, país organizador do Campeonato da Europa Feminino de Sub-19, o apuramento para a fase final do Europeu, em Inglaterra. Após chegar ao 'play-off', mercê de um empate 1-1 frente à Suécia, vencedora do Grupo 1, a turma orientada por Michael Käld tornou-se na primeira selecção da Finlândia a qualificar-se para a fase final de um torneio da UEFA em todos os escalões - no futebol masculino e feminino - ao bater a Rússia, por 1-0, em Pietarsaari e, por 3-1, em Moscovo.
A estrela do ataque da Finlândia é a talentosa Kalmari, autora do golo alcançado em casa frente à Rússia. Kalmari faz dupla no ataque com Heidi Kackur. A vice-capitã Anne Mäkinen, a mais internacional das jogadoras da equipa, garante a solidez no meio-campo, juntamente com Jessica Julin. Na ala esquerda, destaque para os perigosos cruzamentos e livres (para a grande área) apontados por Anna-Kaisa Rantanen, enquanto Minna Mustonen ocupa o flanco direito.
Na defesa, Valkonen transformou-se numa verdadeira líder. Forte no jogo aéreo e confiante com a bola, a capitã de equipa impõe ao conjunto uma atitude feroz. Esta Selecção não conta com Palamarés Europeu pois este será o primeiro campeonato em que participa, enquanto que no Ranking Mundial encontra-se no 16º lugar.

O Seleccionador



Natural da pequena cidade costeira de Kronoby, Michael Käld, de 50 anos, é a figura por detrás da ascensão da Finlândia à elite do futebol feminino europeu, tendo implementado um impressionante espírito colectivo e transformado a equipa numa unidade.
A carreira de Käld como jogador atingiu o auge a meio dos anos 70, tendo jogado na I Divisão finlandesa. Desde então, dedicou-se ao treino. Possui o mais alto grau dos cursos de técnicos ministrados sob a égide da Federação finlandesa e foi o responsável técnico pelas equipas masculinas do GBK Kokkola e do NIK Nykarleby, antes de, no ano 2000, levar o FC United à conquista da Taça da Finlândia de futebol feminino.
No ano seguinte, assumiu o comando técnico da selecção nacional feminina e, à primeira tentativa, conduziu a equipa à fase final do Campeonato da Europa de Futebol Feminino da UEFA. O feito foi muito saudado na Finlândia, ao ponto de ter sido convidado, juntamente com a estrela da equipa, Valkonen, para a recepção presidencial que decorre todos os anos, no dia da independência. Uma justa recompensa, portanto.



Esta é sem dúvida uma selecção muito lutadora, e que apesar da pouca experiência a nivel de competições Europeias, têm vindo a mostrar que pode ser uma verdadeira ameaça ás suas adversárias. A Selecção Finlândesa conta com o excelente profissionalismo e talento das suas jogadoras já muito bem cotadas no futebol Europeu.
Será dificil para esta Selecção estreante bater as potências do futebol, e alcançar a vitória no Europeu, mas como no futebol nada é previsivél esta poderá ser uma Selecção que pode vir a trazer surpresas e a causar dissabores nas mais fortes adversárias. A Finlândia íra defrontar a Inglaterra no dia de abertura do campeonato dia 5 de Junho, pelas 19.00 (hora local), no estádio de Manchester City FC.

[SpicedBlond]

Sem comentários: