domingo, novembro 05, 2006

Vitória SC x Feirense

Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães
Assistência: 14 231 pessoas
Árbitro: Bruno Paixão

A ideia com que saí hoje do estádio foi a de que como é possível que quem está no comando da Liga de Honra seja uma equipa como a do Feirense. Bons jogadores, vi apenas um. Atitude, só a de defender com onze homens. Bom futebol, nem um cheirinho dele!

Passando à análise do Vitória que é o que realmente me compete, se em alguns jogos estes jogadores foram acusados de não ter a atitude certa para encarar um campeonato como a Liga de Honra, hoje esses mesmos jogadores provaram que estão à altura da responsabilidade que lhes colocaram nas costas: tornarem-se nos mais fortes e naturais candidatos à subida de divisão.
Norton de Matos, depois da preciosa vitória em Matosinhos, alterou o onze que fez alinhar frente ao Leixões, colocando Ghilas no lugar do jovem Pelé.

Com a motivação natural resultante de uma série de bons resultados e de, em caso de vitória, terem a possibilidade de se colarem aos lugares cimeiros da tabela, os Homens vimaranenses entraram em campo serenos, tranquilos e com a plena consciência de que, apesar de não ser uma tarefa fácil, este jogo tinha de ser vencido.
Durante os primeiros minutos de jogo, o Vitória foi a única equipa a criar boas combinações de jogo, a criar jogadas bonitas e a chegar com relativo perigo à área adversária. O Feirense limitava-se a "assistir" à superioridade do Vitória sem nunca apresentar grande oposição a esta crescente pressão dos homens de Guimarães.
No entanto, foram os homens equipados de azul que chegaram à vantagem, aos 11' de jogo. Márcio, marcou para os visitantes e quer nas bancadas quer no relvado, o sabor a injustiça quebrou um pouco o ritmo da partida. Mas não por muito tempo.
O Vitória não se deu por vencido, e embora com uma barreira defensiva ainda mais forte depois deste golo, continuou a tentar alvejar a baliza contrária embora sem resultados práticos. A sorte não queria muito com a equipa do Berço e o intervalo pedia-se rapidamente, para rever estratégias.
Depois do descanço, o Vitória voltou a entrar mais dominador e com claras intenções de mudar o rumo dos acontecimentos. Com o apoio de mais de 14 000 pessoas nas suas bancadas, as investidas à baliza defendida pelo seu antigo jogador Paiva eram agora cada vez mais intensas mas, como sempre, na hora de finalizar faltava a tal eficácia que hoje, ao contrário de outros jogos, não acompanhou os Brancos.
Mas ao minuto 49, fez-se finalmente justiça. Depois de uma arbitragem muito habilidosa até este momento, Bruno Paixão assinala penalty sobre Henrique que Ghilas converte no 1-1 injectando uma nova dose de esperança aos adeptos e colegas de equipa.
Daqui até ao final, tivemos mais do mesmo, um Vitória pressionante no seu terreno mais adiantado e com várias oportunidades de ficar com os três pontos e um Feirense sempre muito defensivo e a mostrar-se satisfeito com o empate, facto aliás que já tinha sido assumido pelo seu treinador em antevisão a esta importante partida.
Além de não ter conseguido marcar, o Vitória perdeu ainda o seu guarda-redes, Nilson, devido a lesão. Esta tarde a sorte não quis mesmo nada com os jogadores vitorianos mas pelo menos de uma coisa estes jogadores já conseguiram convencer os seus adeptos: que têm estofo para lutar contra tudo e contra TODOS para voltar rapidamente ao principal campeonato português. É um empate frustrante e com sabor a derrota, mas fica pelo menos a tentativa de consolo que a frase "a haver um vencedor, seria o Vitória" vai tentando transmitir...

MELHOR JOGADOR
Targino. Tive alguma dificuldade em escolher entre Geromel e Targino para o melhor jogador desta partida. Acabei por optar pelo Targino, pelo simples facto de que a classe do central vitoriano já não é novidade para ninguém e quis "premiar" o regresso deste jovem jogador produto das escolas do Vitória. Andou um pouco apagado nos últimos tempos mas agarrou com as duas mãos a oportunidade que lhe foi dada por Norton de Matos nos últimos jogos e tem mostrado os dotes que lhe valeram a cobiça de alguns clubes importantes há não muito tempo atrás. Voltou a estar muito bem hoje, sempre muito veloz e criativo. Fez o que o deixaram fazer.

ARBITRAGEM
Muito habilidosa. Bruno Paixão apenas viu um, mas pelo menos mais outro penalty a favor do Vitória existiu assim como faltas merecedoras de cartão amarelo. Enfim, nada a que o Vitória não se venha já a habituar nesta Liga de Honra...

PONTOS POSITIVOS
* É realmente um orgulho enorme pertencer a esta familia imensa que se chama Vitória e estar sentada numa bancada de um Estádio onde o que se sente do inicio ao fim da partida é o apoio incansavel que mais de 14 000 vozes deram hoje ao Vitória. Quem é Branco, sente e percebe, quem não fica pela tentativa. Esta gente é única. É mesmo.
* A atitude lutadora dos jogadores do Vitória. Contra tudo e contra todos, nunca desistiram de tentar vencer e provar a quem um dia não acreditou que merecem o apoio que recebem.

PONTOS NEGATIVOS
* Bruno Paixão.
* Lesão de Nilson. Depois de Flávio Meireles, é agora a vez de outros dos símbolos vitorianos ter de parar devido a lesão. Vamos esperar que não seja grave, mas não foram esses os indicativos da expressão do jogador ao abandonar a partida...

Sem comentários: